Conheça 6 projetos que irão revolucionar a forma com que vemos o espaço

Compartilhe este artigo com a galáxia!
Tempo de leitura: 4 min.
Ouça este artigo...

O site BBC Brasil publicou a seguinte matéria, sobre projetos revolucionários de pesquisa espacial para o futuro próximo:

Na semana passada, a comunidade científica mundial presenciou uma das missões espaciais mais fascinantes dos últimos tempos: depois de viajar por mais de nove anos, a sonda New Horizons, da Nasa, se aproximou de Plutão e capturou imagens que mostram o planeta anão como nunca antes.

O momento mais emocionante já passou, mas a missão está longe de sua conclusão. Nos próximos 16 meses a nave, agora a caminho de outros objetos que estão no cinturão de asteroides de Kuiper, vai continuar enviando tudo o que registrar durante a expedição. A interpretação destes dados pode demorar anos.

Mas, além deste projeto, há outros que prometem surpreender os cientistas nos próximos anos. Veja abaixo quais são.

ExoMars

O veículo robótico viajará para Marte em 2018

A missão ExoMars visa descobrir, basicamente, se há ou já existiu vida em Marte. Trata-se se um programa conjunto entre a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e a Roscosmos, a agência russa.

Se já existiu vida em Marte, o mais provável é que isto ocorreu nos primeiros bilhões de anos depois da formação do planeta, quando sua superfície era mais quente e úmida do que no presente.

Em 2016, a ESA vai enviar uma nave para pegar amostras da atmosfera marciana e, em 2018, enviará um veículo de seis rodas que pode perfurar o solo chegando até dois metros de profundidade, para buscar eventual matéria orgânica preservada da intensa radiação que o planeta recebe em sua superfície.

Ainda não foi definido o local exato do pouso do veículo, mas será em uma área que mostre evidências de erosão por água no passado.

Missão de redirecionamento de asteroides

Se a missão Rosetta – bem-sucedida em seu objetivo de pousar em um asteroide – já parecia ambiciosa, esta será ainda mais.

O plano da Missão de Redirecionamento de Asteroides (ARM, na sigla em inglês), da Nasa, consiste em identificar, capturar e fazer o traslado de um asteroide para uma órbita ao redor da Lua para que astronautas, no futuro, possam se aproximar e obter amostras.

A missão contribuiria para o desenvolvimento de tecnologia que pode ser útil para desviar asteroides perigosos que venham na direção da Terra

A missão ainda está na fase de planejamento, mas se conseguir o financiamento, começará em 2020.

A análise destas rochas espaciais pode fornecer dados importantes sobre a origem do Sistema Solar, segundo os defensores do projeto.

Por outro lado, a missão contribuiria para o desenvolvimento da tecnologia que poderia ser útil para desviar qualquer asteroide perigoso que chegue perto demais da Terra, de acordo com os cientistas.

A Nasa tem em vista seis possíveis asteroides, apesar de a agência ainda não ter decidido como o escolhido será capturado. Uma das possibilidades inclui até envolver a rocha em uma bolsa inflável.

Júpiter

Os cientistas suspeitam que embaixo da capa de gelo das luas geladas de Júpiter existem oceanos de água em estado líquido

A ESA também tem previsão de enviar em 2022 uma nave para estudar as luas geladas de Júpiter.

A nave, que demorará cerca de oito anos para chegar, sobrevoará Calisto e Europa antes de pousar em Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar.

Ganimedes é a única lua do Sistema Solar que gera seu próprio campo magnético.

A sonda fará observações durante três anos. Os cientistas acreditam que abaixo da capa gelada destes satélites de Júpiter existam oceanos de água líquida.

Solar Orbiter

A sonda Solar Orbiter será submetida a temperaturas de 520 graus

Com a data de lançamento prevista para 2018, a sonda Solar Orbiter (também da ESA) será a primeira a chegar mais perto do Sol, orbitando a apenas 42 milhões de quilômetros da estrela.

Naquela região a intensidade da radiação solar é 13 vezes superior à registrada na Terra e as temperaturas podem chegar aos 520 graus.

Ela fará fotografias e medições desde a órbita interna do planeta Mercúrio para obter dados que permitam conhecer melhor a dinâmica do Sol.

A missão visa aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento do Sol e sua influência sobre a vizinhança, especialmente o modo como gera e acelera o fluxo de partículas carregadas que envolvem o resto dos planetas.

Orion

Em 2014 a nave Orion fez um voo não tripulado de cerca de quatro horas para testar sua tecnologia

A nave Orion, da Nasa, está projetada para levar até seis astronautas até as profundezas do espaço.

O objetivo final é levar o homem a Marte até o meio da década de 2030.

A nave já foi colocada à prova em 2014, com sucesso, em um voo não tripulado. A primeira missão tripulada deve ocorrer em 2021.

Telescópio James Webb

O telescópio é tão grande que não cabe aberto no lançador (Foto: NIRSpec)

Este telescópio espacial tentará substituir o Hubble.

Os cientistas afirmam que ele tem uma potência cem vezes superior ao antecessor e poderá obter imagens sem precedentes das primeiras galáxias que formaram no início do Universo.

O espelho principal deste telescópio tem um diâmetro de 6,5 metros (em comparação aos 2,4 m do Hubble) e está formado por 18 espelhos hexagonais que, juntos, formam um.

É tão grande que não cabe dentro do lançador. Os espelhos irão dobrados e vão se desdobrar uma vez que o aparato todo já esteja no espaço.

Ao invés de orbitar ao redor da Terra como o Hubble (uma vez a cada aproximadamente 97 minutos a uma altura entre 550 e 600 quilômetros), o James Webb ficará em um ponto conhecido como Lagrange 2, a 1,5 milhão de quilômetros de nosso planeta.

O telescópio orbitará ao redor do Sol, conservando esta distância da Terra.

Sua data de lançamento é outubro de 2018.

Fonte: BBC Brasil

Colaboração: Lênio Gonçalves, Wladimir Teixeira Wamburg

astronomiaESANASAOHOVNI Hoje
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (66)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • Angus__

    Imagina se a nave James Webb explode no lançamento…

  • fran01

    Grandes projetos.
    De todos eles, talvez, o mais imprescindível seja o ARM,  principalmente, no tocante a obter tecnologia para desviar asteroides.
    De nada adiantará termos todos os outros projetos se uma pedra, razoavelmente grande, atingir o planeta.

  • AntonioCarlosAD

    as missões cientificas são importantes para conhecer melhor o sistema solar, o que se tira é que os cientistas ainda não sabem direito como tudo começou, ao que parece os planetas do sistema não tem a mesma idade, marte, do que desprende, é mais velho que a terra, incrível, em se tratando de sistema complexo, é de imaginar que o sistema solar foi formado todo em uma mesma época, marte desse modo pode ter um núcleo mais pesado que o da terra, haja vista ter menor massa e estar mais distante do sol que o nosso planeta, mas, isso pode não ter relevância no sistema ou simplesmente ser o contrário, os planetas com núcleos mais pesados estão mais próximos do sol e os com núcleos mais leves e outros astros sem núcleos estão mais distantes do sol. Como descrever, porém, Urano, Saturno e Júpiter, gigantes gasoso com suas luas gigantes que se encontram na periferia do sistema solar, dos planetas gasosos pode até esperar que não tenham núcleo pesado, mas, suas luas na maioria não são gasosas, portanto, como descrever a gravidade solar nessa questão, parece não seguir uma ordem, todavia, há uma ordem, se ainda não foi respondida, é algo que os cientistas precisam responder.

  • Renatoed

    Angus__ que merda hein, mas fique tranquilo sempre tem uma reserva.

  • tmago

    fran01 Missão Rosetta foi o maior feito do homem no espaço, abriu a possibilidade de redirecionar essas pedras p um buraco negro. Realmente foi algo positivo p o Planeta !

  • walter loo

    São missões assim , que nos dão a certeza de que a NASA  e cia , tem gratos retornos em suas pesquisas , pois , para investimentos tão vultuosos , sem a mínima certeza do caminho a seguir , seria improvável esta gama de projetos !!

    É por essas e outras , que me abre a certeza de que eles tem a nítida noção do que realmente procuram!!!

    Abraços fraternos!!!!

  • CesarFreitas

    Eu estava pensando aqui, será que não era possível o envio de um robô junto com a sonda New Horizons?

    Assim que a sonda New Horizons chegasse mais próximo de Plutão ela liberaria esse robô para que ele aterrizassem na superfície do Plutão assim como o curiosity em Marte, ai então ela poderia seguir seu caminho aos confins do universo!

  • KjulimataConde

    mudei de opinião, espero que não precisemos esperar estas datas 2020, 2025, 2030, para saber as verdades que nos permeiam, afinal estamos na expectativa, que pode ocorrer a qualquer momento, quem sabe amanhã, espero.

  • aland_55

    walter loo  Muito bom tudo isso .Concordo que o projeto mais importante seja o A.R.M. Só que não tenho ouvido falar em nenhum projeto importante para nos aqui mesmo. O diretor da NASA afirma que a missão para Marte é necessária para a sobrevivência humana .Será que estão dando nosso caso sem solução? Vai que seja uma escolha equivocada  E aí como ficamos?.

  • Eduardo Lbm

    “A Nasa tem em vista seis possíveis asteroides, apesar de a agência ainda não ter decidido como o escolhido será capturado. Uma das possibilidades inclui até envolver a rocha em uma bolsa inflável.”

    [Ironic mode on]
    Sinceramente, não entendi o porquê disso. Seria para suavizar o impacto em caso de colisão com o nosso planeta?
    [Ironic mode off]

  • Eduardo Lbm

    walter loo
    ‘Captei’ um leve tom de ironia em vosso comentário, ó caro colega! Estou certo?

  • CesarFreitas

    aland_55 walter loo Talvez Marte seja um plano B, ou um tipo de escala para algo mais longe como esse aqui; http://ovnihoje.com/2015/07/23/nasa-descobre-o-planeta-mais-similar-a-terra-ja-descoberto/

  • fran01

    walter loo

    É claro que eles tem retorno.
    Caso contrário não pesquisariam nada. 
    Toda a tecnologia adquirida nessas missões são vendidas sem contar com o retorno, digamos, “moral”.
    Se uma missão sai à contento mais dinheiro dos contribuintes eles recebem.

    Acho que eles sabem o que querem encontrar mas, não sei se procuram, ainda……se soubessem já teriam tomado providências para encontrar.
    A ESA e a Russia e, talvez, a China…..também sabem o que querem encontrar e, assim como a N.ASA estão em busca.
    Só acho que, chegar primeiro já não é o objetivo mas, sim, chegar à tempo!

  • aland_55

    CesarFreitas aland_55 walter loo  Concordo. Mas substituir estas maquinas e equipamentos arcaicos que utilizamos aqui seria bem mais simples e barato tão .So´tem um problema sem solução , O aumento da população .

  • Espectro

    O Projeto ExoMars já era previsto desde do começo da Missão Curiosity! A verdade é que o Curiosity não foi equipado para detectar vida microbiológica atual em Marte! Era uma missão muito mais para mineralogia e Pedologia! ExoMars vai com todas as condições de encontrar vida lá! A NASA demorou para admitir que deixou a busca por vida em Marte para 2019/2020! Várias missões para um só objetivo arrecada mais dinheiro!
    Quanto a Orion, o melhor teste seria colocar seis astronautas na Lua com ele! Ver os homens Jogando futebol americano em frente a câmeras digitais no solo lunar! E acabar de vez com a tal teoria do Cinturão de Van Allen que impediria a viagem até lá!

  • fran01

    CesarFreitas

    Talvez, em 2006 quando foi lançada, eles não tivessem tido essa ideia.
    Teria sido uma boa ideia.

  • fran01

    CesarFreitas aland_55 walter loo

    Por enquanto, é mais vantagem Marte.
    O Kepler-452b está a 1400 anos-luz e, apesar das observações, ninguém sabe nada sobre ele, ainda.
    A uma distância dessas, localizar um planeta que tenha as mesmas características da Terra até pode ser usual à ciência mas, saber como é estando nele, é bem diferente.
    Ao menos Marte está mais perto….é mais viável uma viagem para lá.

  • Espectro

    Complementando, a ESA me parece estar passando a perna na NASA adiantando sua missão a Marte! A previsão de uma sonda para detectar vida em Marte era para 2020 dentro da NASA!

  • CesarFreitas

    fran01 CesarFreitas aland_55 walter loo Talvez por isso Marte será uma espécie de morada provisória, pois talvez não haverá tempo para construir aqui na terra algo que nos leva a Kepler-452b.

    Tudo isso possa parecer viajem, mas, não se pode descartar nada!

  • dsilva210

    Pretendem capturar um asteroide trazer aqui pra Terra pra mais estudos, pelo menos é o que falam.

  • CesarFreitas

    fran01 CesarFreitas Quem sabe os investimento seriam menores e poupariam gastos e tempo com outras, já que em uma única viagem alcaçaria dois objetivos. Mas, eles precisam de outras desculpas para arrecadar mais Fundo$$$ e não seria vantajo$o fazer tudo de uma vez!

  • dsilva210

    Destes projetos o ARM acho o mais prioritário, para arrumar um plano de prevenção no futuro, porém também muito perigoso, a intenção é trazer este asteroide para orbita da lua, o problema se sair alguma coisa errada, e de pendendo do tamanho do asteroide pode ser ainda mais trágico, podendo atingir a ISS satélites em orbita ou até mesmo chegar a cair aqui na Terra, mas acho um risco necessário.

  • dsilva210

    Tomara que dê certo, através deste telescópio teremos novas descobertas e imagens muito melhores do que o Hubble, vão lançar posteriormente um outro telescópio complementar para trabalharem juntos, a única desvantagem que não terá como fazer reparo por causa da distancia não vai durar tanto tempo que nem o Hubble.

  • dsilva210

    Pode ser, mas o que venho pesquisando, pretendem no futuro transformar Marte em uma nova Terra, se vai dar certo não sei, mas isso é um projeto de longo prazo, não acho que seja uma morada provisória, a não ser que criam naves, que viajam muito mais rápido, e com segurança, ai sim daria pra ir pra lugares muito mais longe.

  • Espectro

    Este Projeto é o mais sem noção de todos ! Capturar um asteróide para quê? Não seria melhor testar formas de destruir um asteróide a distância ou desvia- lo de sua rota em curto espaço de tempo! Em caso de um asteróide ser detectado em rota de colisão em cima de nós, vai dar tempo de ir lá brincar de garra mecânica com ele? Me parece que o objetivo desta missão é analisar a composição mineralógica de um asteróide e desenvolver formas de exploração ou mineração destes corpos celestes conforme já tem uma empresa interessada neste tópico e não nos defender de um asteróide em rota de colisão ! Por que não escolher um asteróide e tentar desvia- lo ou pulveriza-lo com mísseis! E ver se teríamos sucesso ao invés de só tentar captura? A captura só teria sucesso como meio de defesa se houver tempo hábil para tal!

  • dsilva210

    Depende, desviar o asteróide é o mais fácil, porem desviaria e mudaria a rota deste asteroide podendo atingir outro planeta, tentar destruí -lo não que daria certo ainda não tem tecnologia pra pulveriza-lo, esta de capturar seria a melhor alternativa no momento, isso se a intenção for mesmo de arrumar um plano de prevenção.

  • dsilva210

    Ficou um “que” no lugar errado.

  • Velho Ray

    Vida em Marte eu não sei, mas azulejos com certeza já tem.

  • PREDADOR

    Espectro 
    Na Lua eles não pisam …porque será????

  • fran01

    Velho Ray

    Essa foto (se é que é uma foto) , provavelmente, não foi feita em Marte.
    O veículo de seis roda, como o da “foto” ainda não está em Marte.
    A não ser que esteja e não saibamos……..

  • nilton monteiro lopes

    Velho Ray ola velho rey…….bem este aparelho esta parecendo mais um fogao movel……movido a energia solar…….e o local parece mais uma construçao demolida……..que foi usada muito tempo……agora a terra esta sim se for deste jeito ate eu quero ir pra marte….pois ela ja esta adubada emexida nao precisa nem arar pois de terra eu entendo……….chegando la vou me transformar no maior fazendeiro universal……criar formiga cabeçuda..(SAUVAS)…..E VENDER em todo o universo a preço de banana……vou ficar rico sem querer……pois banana e caro pacas……um abraço a todos fui…..i……………….

  • nilton monteiro lopes

    bem,nao quero se impertinente…….mas vou insistir no zig-zag……..voce nao tem distancia………veja como os ets.faZem……eles nao veem aqui pra isto………pense em uma nave e zig-zag……ja pensou se nos pudessemos fazer movimentos em zig-zag;;;se um jogador faz um dribe ja deixa o adversario tonto ou no chao…imaginem…….bem vou ficar por aqui…estou cansado e cheguei viagem …amanha tem mais……um abraço a todos fui…..i…………………….

  • fran01

    PREDADOR Espectro

    Existe um relatório onde apontam que, se a N.ASA utilizar de parcerias, os custos para enviar humanos a Lua reduziriam cerca de 90% dos U$ 100 bilhões estimados anteriormente.
    Esse relatório já está em mãos de Christopher Kraft, primeiro diretor de voo da Nasa.
    Fonte:
    http://www.space-travel.com/reports/NASA_Could_Return_Humans_to_the_Moon_by_2021_999.html

    O entrave é que a parceria envolve, inclusive a Space X, que teve um foguete detonado no ou logo após o lançamento (não recordo)………e, após o incidente, provavelmente a N.ASA vai pensar mais um pouco.

  • Espectro

    O caminho lógico para iniciar a exploração e colonização espacial parte da conquista da Lua . Não estabelecer uma base lunar que permitiria a construção de excelentes plataformas de lançamento de naves espaciais e observatórios astronômicos avançados para arriscarem uma viagem a Marte só para ter a fama de que foram os primeiros colocarem astronautas lá, para mais mim não faz sentido ! A relutância em retornar à Lua numa missão tripulada só alimenta a desconfiança sobre a possível fraude ou farsa do Programa Apollo! Ou alimenta a teoria de que estiveram lá mas foram gentilmente convidados a nunca mais voltarem por ovnis lunares! Ou que existem estruturas lunares artificias que o mundo não pode saber! De qualquer modo as evidências de algo errado no Programa Apollo existem! E as desculpas da não realização de uma nova missão tripulada a Lua não convencem ninguém em em função de quem novas descobertas colocam a Lua como alvo interessante de novas pesquisas! Fora que seria uma base lunar um excelente local para treinamento de astronautas e realização de pesquisas muito menos melhor do que ISS!

  • Espectro

    Quanto custaria mandar homens a Marte? Eis uma boa pergunta!

  • PREDADOR

    Espectro 
    Sem falar que existe tecnologia para nos mandar fotos de qualidade impressionante de Plutão no fim do mundo e nunca quiseram fazer isso com a lua… até hoje temos fotos michurucas da lua quando poderiamos ter em detalhes impressionanes ja que fica so a 300.000 km de distancia nada que um robo fotografo nao possa alcançar em algumas poucas semanas … ai tem algo a esconder… com toda certeza..

  • Angus__

    Kkkk

  • Angus__

    Tomara mesmo, amigo. Com essa potência, o que o Hubble demorou em um ano para descobrir, esse telescópio renderá em um dia. Mais do que importante essa nave.
    O problema é eles revelarem tudo que fotografar.

  • PREDADOR

    fran01 PREDADOR Espectro 
    Sei .,… mas o problema é bem maior do que custos…. com certeza é….e é inteligente…..

  • KjulimataConde

    nilton monteiro lopes cuidado para não fazer zig e zag na cama e dormir em cima da patroa. kkkk. um abração sr nilton.

  • fran01

    Off….
    Já que muitas matérias se direcionam para busca de vida (inteligente ou não) devemos prestar uma homenagem a um brasileiro que, inclusive, está sendo matéria de periódicos internacionais.

    Conforme novas teorias, no sistema solar, as condições propícias à vida, tornou-se possível pela presença de Júpiter e da influência gravitacional que exerceu sobre o sistema solar durante seus anos de formação.
    Encontrar um planeta gêmeo de Júpiter, com massa semelhante, que orbita uma estrela semelhante ao Sol e quase exatamente a mesma distância é um  feito importante para encontrar algum sistema que se assemelhe ao nosso sistema solar.

    A nova descoberta foi feita usando HARPS, um dos mais precisos instrumentos, montado no telescópio de 3,6 metros do ESO, no Observatório de La Silla, no Chile, com a equipe liderada pelo brasileiro Jorge Melendez, da USP encontraram o HIP 11915, o gêmeo extra solar de Júpiter.

    http://www.spacedaily.com/reports/Jupiter_twin_discovered_around_solar_twin_999.html

  • fran01

    PREDADOR fran01 Espectro

    Bem….isso eu não sei…..
    Nem sei se eles foram lá…….

  • PREDADOR

    Espectro 
    Apesar das controversias, eu acho que eles foram simm… o problema foi o PÉ NA BUNDA que recebemos dos que estão la…..TA DOENDO ATÉ HOJE rssssss

  • aland_55

    PREDADOR Espectro  Mesmo que parte do que pesquisei fosse falso, ainda fica a opinião pessoal .Deve ter base alienígena na Lua. A NASA é controlada por uma organização paralela ao governo americano, chamada MAJESTIC-12, que não deve explicações nem ao governo e muito menos a nós.

  • Drizzt Do'Urden

    Já pensou? Desacelerar um asteróide e traze-lo para a Terra, direcionando-o de alguma forma, é uma ideia interessante (e insana).

  • fran01

    PREDADOR Espectro

    Nem o Hubble é capaz de fotografar a Lua em detalhes.
    Para isso, seria necessário um telescópio que tivesse um diâmetro de, aproximadamente, 100 metros para que objetos pequenos fossem vistos.

    Enviar um robô só para fotografar?
    A que custo?

  • Espectro

    Foi feito um mapeamento completa da Lua por sondas orbitais não é estranho que a única imagem colorida do solo lunar que foi amplamente divulgada veio de um robô Chinês?

  • walter loo

    Eduardo Lbm walter loo , não ironizei , embora temos motivo para tanto , pois a cúpula das agências espaciais NASA e cia , e quando sito cia , digo as outras companhias , como as europeias , a chinesa , e a própria indiana , que creio serem carteis , no sentido de ocultação da realidade envolvendo assuntos como  , edificações na lua , achados da sonda CURIOSITY , em Marte , até mesmo resultados da sonda 67P , que creio haver sim resultados que nos deixariam de boca aberta, até mesmo em torno da presença de OVNIS , que tanto especulamos , e fazem parte da história humana desde a pré história!!

    São, estes fatores que nos levam a um denominador comum ,há sim uma segunda realidade mundial , da qual não participamos!!!

    Abraços fraternos!!!

  • dsilva210

    Pelas similidades, estão com esperanças de achar um planeta ali perto parecido com a Terra.

  • Espectro

    O observatório Kepler pode ter descoberto inúmeros planetas habitáveis num raio de até 100 ano luz daqui! Divulgação é a a conta gotas! Lembrando que o planeta habitável mais próximo de nós está ha 13 anos luz! Antes das recentes notícias sobre busca de sinais no espaço havia a idéia de fazer uma busca concentrando todos os esforços para detecção de sinais num raio de até 20 anos luz pelo SETI! É mais fácil divulgar o que está lá na P que P do que falar dos mundos habitáveis ali “na esquina” !

  • dsilva210

    Drizzt Do’Urden Já em algum lugar que estavam querendo fazer isso, mas decidiu lava-lo para a orbita da Lua.

  • Eduardo Lbm

    Drizzt Do’Urden
    Insana? Vejamos: 
    A bolsa inflável queima na reentrada.
    A nave que o está trazendo queima na reentrada.
    Metade do dito cujo queima na reentrada.
    E a outra metade? Nóis merece…

  • Eduardo Lbm

    fran01 Velho Ray
    É que já foi demonstrado (aqui inclusive) que é possível ‘Martificar’ paisagens terrestres!

  • dsilva210

    Eduardo Lbm Drizzt Do’Urden Cai de paraquedas. kkkkkkkkkkkkk

  • dsilva210

    Velho Ray Este terreno, está com uma cor de terreno terrestre.

  • dsilva210

    Eduardo Lbm Impossível um asteroide dentro da coisa, talvez uma pequena pedra.

  • Eduardo Lbm

    dsilva210 Eduardo Lbm
    Imagine uma ‘coisa’ bem grande! kkkkk

  • dsilva210

    Eduardo Lbm dsilva210 Sem  condição só com um escudo direcionavel em volta do asteroide, mas esta tecnologia não existe aqui.

  • SilvioToledo

    fran01
    esquisito que o homem queira colonizar marte sem colonizar antes a Lua não? E pra colonizar é preciso ter, pelo menos boas fotos aéreas do local.
    Até o Google moon tem a lua inteira mapeada ( com as imagens censuradas e em baixa resolução ), porque a NASA não teria?
    Sim eles tem, mas vão ocultar e mentir porque há segredos lá que, agora a China também sabe.

  • SilvioToledo

    Eduardo Lbm Não, isso é uma versão moderna do projeto Guerra nas Estrelas  disfarçado e a militarização do espaço para prevenir a entrada de seres inteligentes que não pagam pedágio ou que sejam benevolentes demais e queiram destituir o poder dos líderes corruptos daqui.

  • Roberto Felix

    dsilva210 
    Pois é.Normal que, mesmo os cientistas terem estudado e provado que as tais esferas sejam formações naturais e não “minidiscosvoadores de outro planeta”, sempre tem gente que prefere ficar acreditando que são “provas de presença alienígena”…
    Mas… Afinal tem até gente que acredita que deuses existem, por que não…

  • dsilva210

    Pois é e tem gente que acredita em tudo que cientistas falam, primeiro acreditam que só existe nós no universo, segundo acreditam que a 3 bilhões de anos atrás a Terra era muito jovem sem condição de abrigar vida e ainda mais inteligente, mas sabemos, mesmo eles chegando a uma conclusão sobre algo através de pesquisas, eles podem errar em seu diagnostico, lembro de um fato na historia, onde acreditavam que os negros eram menos inteligentes que os brancos, fizeram até testes e comprovaram erradamente o fato e sabemos que isso não é verdade, uma dica abra mais a cabeça para novas possibilidades, mesmo comprovando algo, posteriormente pode se chegar uma nova conclusão através de fatos novos.

  • PREDADOR

    fran01 PREDADOR Espectro 
    A um custo muito mnenor do que os enviados a Marte … e olha que mesmo com custo altissimo ja são inumeros os enviados a marte desde 1976,.,, mas ali no quintal nem unzinho???? poderia ser um que continuasse viagem para não desperdiçardinheiro… mas não… fotos detalhadas da lua nem pensar…. sei,….