Operação Prato: A Maior Pesquisa Ufológica Feita no Brasil pela FAB

Compartilhe este artigo com a galáxia!
Tempo de leitura: < 1 min.
Ouça este artigo...

Como muitos de nossos leitores já sabem, a Operação Prato (de acordo com a Wikipedia) “foi uma investigação militar realizada pelo Primeiro Comando Aéreo Regional – I COMAR, órgão da Aeronáutica brasileira sediado em Belém, capital do Pará, entre os meses de outubro e dezembro de 1977, para investigar o aparecimento e movimentação dos chamados Objetos Voadores Não Identificados – OVNI, nos municípios de Vigia, Colares e Santo Antônio do Tauá, além de estranhos fenômenos associados ao corpos luminosos não identificados, chamados pela população de “chupa-chupa”, relativos a ataques com raios de luz, causadores de queimaduras, perfurações na pele e mortes. Documentos oficiais guardados no Arquivo Nacional em Brasília e documentos extraoficiais vazados e divulgados pela mídia são os principais registros do período. Também envolveram-se nas investigações dos fenômenos os extintos Serviço Nacional de Informações – SNI e o Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica – CISA.

Na época, o então capitão Uyrangê Holanda foi designado pela FAB para responder a solicitação do prefeito da cidade Colares, AM, para investigar o caso.

A pedido, segue vídeo intitulado Operação Prato: A Maior Pesquisa Ufológica Feita no Brasil pela FAB.

https://www.youtube.com/watch?v=TbLYoKxvebg

Fonte do vídeo: Vinícius Valença

n3m3

Colaboração: Fabiostark, Yxion, G. Magela Lobo

chupa-chupaFABOperação PratoY
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (87)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • Pablo Santana

    Um dos melhores casos que ja conheci sobre ufologia no brasil e do mundo!!!!
    Agradeço ao capitao holanda por ter contado tudo sem medo, ajudou a destravar muitas mentes e trouxe uma nova visao para nossas vidas!

  • FabioStark

    Valeu N3M3,o depoimento desse homem é de grande valor.
    Abraços e boa noite a todos.

  • Katsu Ôkami

    A que te contei, Guilherme.

  • Fabyo Santos

    Pois, é…
    Nos atentemos que quando o coronel Uyrangê Hollanda relata que companheiros de vôo dele afirmam terem visto construções piramidais na floresta amazônica; ele cita ou repassa que foi próximo ao rio JAVARI (segundo o áudio do vídeo). Alguns outros colegas citam rio JARI. De qualquer maneira os dois rios existem e a informação foi dada a ele por um tal comandante Valério.
    Muito bom o vídeo.

  • emsj

    Fico imaginando se esses visitantes já concluíram suas pesquisas.

  • Ayolios

    Para mim trata-se do maior caso de Ufologia do mundo.
    O Capitão Uyrangê Holanda merecia ser reconhecido e respeitado em vida pelo feito historico.

  • daianinhapp

    OVNIHoje 🙂

  • daianinhapp

    OVNIHoje O Capitão Uyrangê Holanda ficou frente a frente com um dos seres, SINISTRO, esse senhor foi “suicidado” com certeza.

  • daianinhapp

    OVNIHoje É por isso que muitas testemunhas do meio militar não abrem o bico, medo dos “caras” fazerem uma visistinha.

  • SilvioToledo

    Na pesquisa do Edison Boaventura Jr., li que o Capitão Hollanda tinha um implante. Então eles estavam monitorando os militares. Perguntei a Dra. Wellaide se ela também não teria um, ela me disse que não, que eles só fizeram bem. Ela não acredita que eles eram mal intencionados, então as poucas mortes que aconteceram podem ter sido acidente, ou outra coisa.  Os militares viram também seres altos e baixinhos ( isso deve ter sido documentado em algum video secreto ), que sinalizaram pra eles, eles, de longe. É um caso sensacional. A TV americana está pra fazerum filme.

  • Danilo Vicente

    Olha ai Eliseu Lucas Thiago Gomes Damasceno e Leonardo Gomes Damasceno o caso mais interessante da ufologia brasileira

  • tmago

    Meus heróis morreram de overdose ou suicidados  !!!! Uyrangê estava perto de estabelecer contato c as entidades, mas Sam não quer ver o Brasil decolar, mandou as kengas fardadas acabarem c a investigação e posteriormente suicidar o Coronel Herói !

  • Pastor Murdock

    Há um fato interessante que sempre penso. Posso estar bastante errado. Mas no Brasil os casos ufologicos e as aparições mais interessantes registradas foram entre os anos 70 e 90. Tanto que tinhamos uma cobertura da imprensa que não vemos mais, a exemplo da Rede Globo e do programa Fantástico. A Noite Oficial dos Ovnis em 1986, as filmagens famosas daquele ano que até hoje não tem explicação.
    O ultimo grande caso foi Varginha em 96, após isso nao vi mais nada de realmente interessante.
    Oque poderá ter acontecido para que as coisas ficassem tão quietas ? Digo pelo menos em nossa terrinha brasilis…

  • Sergay Bellov Tudorov

    Dessa forma, agora sabemos por que o Cel Holanda foi suicidado.
    fico imaginando o que esse homem sabia, e depois de reformado, admitir estar disposto a dizer e escrever tudo para o mundo, foi assinar sua sentença de morte, digo suicídio.
    Talvez não pelo governo brasileiro,mas pelos “black men” , gringos que estão infiltrados em todos os lugares.
    Abraços.

  • niltonpp

    Gostaria saber mais sobre o fato de que o Cel. Holanda sofria de disturbios mentais. Ao que parece, até o filho dele confirma essa informação.

  • cmtetony

    A Operação Prato é a prova de que existem seres extraterrestres e de que estamos sendo visitados, o fato ocorreu com várias testemunhas, civis e militares, inclusive uma média que deu um depoimento na época. O fato aconteceu  com provas e relatórios militares. Infelizmente ocorreu em uma época onde não havia meios de comunicação ou tecnologia e o Brasil era praticamente uma colônia. Sem contar com a turminha do acobertamento, que vêm fazendo um ótimo trabalho até aqui. Prova nós  temos. Abraço a todos daqui.

  • cmtetony

    A Operação
    Prato da Amazônia em 1977, é a maior prova com toda a certeza de que existe um
    grupo acobertando o fato de que somos visitados por seres
    extraterrestres.

  • cmtetony

    Temos que agradecer a pessoas que tem coragem como o Cel Holanda e o nosso amigo neme daqui.

  • MyPica4You

    Feita no Brasil ??? Vixi… não vou nem ler isso ¬¬

  • Kredu

    Não poderia de dar minhas pitadas, afinal, vivi em Belém do Pará por muito tempo desde 23 de maio de 1962 até 28 de abril  de 1993, depois fui para o interior do Pará… No entanto, posso afirmar a vocês que algo bastante estranho (não apenas no céu, mas também em solo) ocorreu e ocorre não apenas em Colares, mas, em toda a Região abrangendo uma enorme área da Ilha de Marajó passando, por uma ampla região do Baixo Rio Tocantins envolvendo a cidade de Barcarena onde está um Grande Projeto de beneficiamento de bauxita da empresa Albrás; incluindo Belém e toda a Região Metropolitana, continente e parte insular (ilhas fluviais e marinhas). Só para dar como exemplo, é comum ao observador interessado, ver luzes em forma de disco, algumas chegam a aumentar de tamanho como se fosse a Lua, e depois voltam ao tamanho anterior e se movimentam em velocidade normal e anormal, desaparecendo em segundos no horizonte celeste, e muitas reaparecendo rapidamente na posição onde estavam antes. Já presenciei isto várias vezes sobre a área de Barcarena e Belém a partir de uma embarcação em plena Baía de Marajó à noite e de rios que ligam a Baía de Guajará a Baía de Marajó. Quem mora em Belém no centro da cidade não percebe o que acontece devido a claridade irradiada pela cidade, mas, a partir de longe, é outra coisa. Fica a dica pra quem reside na área ficar espionando e depois dê seu relato por aqui pra quem acompanha o Ovni Hoje. Certa vez, em pleno Rio Pará (praticamente já na Baía de Marajó), comecei a fotografar  um objeto estacionário sobre o Projeto Albrás,no início disparando o flash, depois desliguei. O tal objeto aumentou de tamanho várias vezes que fiquei temeroso em ter sido descoberto, ele logo em seguida saiu dali em velocidade inacreditável. Quanto às fotos, foi um fiasco só,  a máquina de 10 megapixels não estava regulada devidamente para o modo noturno e o alcance dela era obviamente insuficiente, pois, eu estava a mais de 5 Km do fenômeno em linha reta.

  • FabioStark

    Concordo Pastor Murdock,já tinha percebido isso também, pra mim é controle midiático entre outras coisas…

  • PREDADOR

    Kredu Aquela região tem algo que atrai os ufos-ets certamente. Eles estão ai há muito tempo, quem sabe antes da colonização da região. Acho que existem alguma base também. Muita gente já conhece a história de Colares e da Operação Prato, porém pouca gente ouviu falar na loura da Ilha do Meio. Você por acaso ouviu alguma coisa sobre ela…. Para mim ela era uma ET (do tipo nórdico que, como dizem alguns investigadores da ufologia podem perfeitamente viver entre nós sem que notemos que são ets)… estranho ela se instalar na região na epoca das investigações dos militares, ter comportamentos estranhos e sumir sem que  ninguem soubesse quem era verdadeiramente…. 

    A materia abaixo fala dela: 

    http://www.otempo.com.br/mulher-misteriosa-desaparece-no-par%C3%A1-1.846993

  • PREDADOR

    niltonpp Sofria de depressão…. nao confunda disturbio mental com depressão amigo…. agora qual a razão da depressão…. algo natural do ser humano ou provocado por anos de tensão… sentimentos de ameça por saber muita coisa sobre algo que nao queriam que fosse revelado…. tensão sobre tensão até o ponto que a panela transborda… ameaçado por querer revelar toda a verdade, recebe um ultimato ou se mata ou sua família vai ter que arcar com as consequências…. então ele toma a ultima atitude: suicidio.  Todavia, a morte foi bem estranha, pois a forma como o suicidio ocorreu, com um cinto amarrado numa cama é bizarra – claro quando alguem quer mesmo se matar qualquer coisa serve… mas vejo pessoas muito menos competentes do que o Holanda (jovens, mulheres) se matarem de forma mais conveniente e planejada: cordas amarradas em uma pilastra da casa ou coisa parecida… Acho que ele faria algo mais “profissional” – isso parece coisa forjada mesmo…. enfim ele está morto e o que ainda havia para ser revelado está nas mãos dos militares e com a aquela conversa de desacobertamento só liberaram migalhas e coisas sem grande relevância…. se tiverem em mãos filmes e fotos de qualidade dos ovnis ou algo ainda mais inédito sobre ets…. isso nunca mais chegar ao público – e essa conversa de desacobertamento serviu para acalmar os ufologos fazendo crer que tinham uma intenção quando tinha outra: manter oculto o que não querem,  e não queriam, que o Holanda falasse. Claro ele se matou depois de ter revelado muitas coisas aos ufologos, mas não contou tudo e tinha muito mais para falar ou mostrar (talvez mostrar não pois o material mais “pesado” tava nas mãos dos militares).

  • PREDADOR

    FabioStark Certamente, diga quando viu uma reportagem sobre ufos ou ets na Globo, Record, SBT, Band e outros canais nos ultimos anos????? Parece que depois de Varginha receberam um cala boca para não tocar mais no assunto sem consultar e teer autorização dos poderosos interessados e manter o assunto oculto. Talvez por isso hoje meia duzia de pessoas investigue e acredite que os ufos são reais, enquanto que a maioria acha que tudo é bobagem, e vc pode passar por louco ou no minimo estranho se falar sobre isso abertamente….. E assim eles conseguiram esconder e manter tudo sob controle – em Varginha hoje a maioria acha que as pobres meninas mentiram e inventaram tudo – mesmo com relatos confirmando a historia de outras fontes todas elas não se conhecendo – os agricultores que viram a nave com fumaça sobre a fazenda, a senhora que viu um ET no Zoo um mes ou dois depois, sem falar em  muitas pessoas que até hoje falam que algo aconteceu naquele dia porque nunca tinham visto tanta movimentação do exercito na cidade… embora os militares digam que nada aconteceu … nesse caso o tempo está a favor deles – com o tempo muitas testemunhas morrem outras se mudam, outras começam a esquecer os fatos e o assunto perde o interesse e a razão de ser …

  • PREDADOR

    SilvioToledo Postei la em cima mas posto respondendo a voce:

    Aquela região tem algo que atrai os ufos-ets certamente. Eles estão ai há muito tempo, quem sabe antes da colonização da região. Acho que existem alguma base também. Muita gente já conhece a história de Colares e da Operação Prato, porém pouca gente ouviu falar na loura da Ilha do Meio.  Para mim ela era uma ET (do tipo nórdico que, como dizem alguns investigadores da ufologia podem perfeitamente viver entre nós sem que notemos que são ets)… estranho ela se instalar na região na epoca das investigações dos militares, ter comportamentos estranhos e sumir sem que  ninguem soubesse quem era verdadeiramente…. 

    A materia abaixo fala dela: 

    http://www.ufo.com.br/artigos/o-misterio-da-ilha-do-meio

    http://www.otempo.com.br/mulher-misteriosa-desaparece-no-par%C3%A1-1.846993

    L

  • PREDADOR

    AndiSouza

    O autor do artigo da marinha fala que ficou decepcionado com o Dr. Jonh E. Mack  por este não ter retornado para estudar o caso Colares. 

    Acho que ele não sabe mas o Dr. J. Mack morreu atropelado em Londres.  

    E o caso da sua morte tem estranha relação com o caso de Colares – Um militar graduado (portanto pessoa com credibilidade na sociedade para falar sobre ovnis e ets) morreu e a morte, segundo a alegação oficial foi sucidio.

    Dr. Jonh Mack (que era um psiquiatra famoso mundialmente, alguem que era totalmente cético sobre as abduções, alguém que queria provar que era tudo mentira ou imaginação de pessoas doentes, acabou concordando que nao era nada disso, que elas não tinham doenças mentais e que elas pareciam mesmo ter vivenciado tudo o que contavam – e isso mudou sua vida – ele escreveu um livro onde passou a defender a ideia de que os ets estão por aqui e estão sim abduzindo pessoas). 

    POis muito bem, o Dr. Jonh Mack veio ao Brasil para analisar as meninas que contaram ter visto o ET de Varginha.  Ele fez 5 horas de consulta com as três garotas e duas horas e meia de consulta com uma outra senhora que disse ter visto uma criatura semelhante. A sua conclusão foi: se estas pessoas estiverem mentindo eu entrego a minha cátedra em Harvard e rasgo meu diploma.” Palavras de um doutor, especialista em pessoas com doenças mentais. Alguem gabaritado e com credibilidade, alguém que era como Holanda ameaça não somente por sabe demais, mas por ter o poder de influenciar o publico mostrando que os ets são uma realidade.  

    Conclusão: morte muito conveniente pra os poderosos que querem esconder os ufos e ets do publico não é…. atropelado por um bêbado em Londres…. Esses poderosos tem maneiras sofisticadas de queimar arquivos e fazer a coisa parecer acidente… para mim ele foi ASSASSINADO… como foi o Coronel HOLANDA.

  • PREDADOR

    AndiSouza Dr. Jonh Mack sentado de oculos e investigadores do caso Varginha.

  • Tico Florentino

    sinistra e misteriosa a morte do sr Holanda, que parece muito corroborar com veracidade dos fatos. Pra quem não sabe, o Sr Gevaer que trouxe este caso a tona esta passando por um momento muito difícil esta semana.. lamentável.

  • ptoledo

    Kredu Lá no início dos anos 80 meu pai possuía uma transportadora que trazia palmito para SP (lata dourada – palmito caiçara). O palmito vinha da ilha de Marajó, e a empresa que o processava (Empasa) era quase em cima da água… fui algumas vezes lá.
    Pois bem, lá naquela época, meu pai dizia que os trabalhadores de lá não ficavam por ali à noite de jeito nenhum, pois temiam os “fantasmas lumiados” que transitavam por aquelas bandas, e que atacavam quem estivesse por ali…
    Eu e meu pai nunca vimos nada, mas obviamente nunca ficamos até o anoitecer.
    abraço.

  • Pastor Murdock

    PREDADOR  FabioStark Quando o assunto é tratado em especial na Record, o sensacionalismo é vergonhoso.

  • Espírito Branco

    Boa noite!
    Como uma pessoa sã como ele estava, cometeu suicídio assim de forma gratuita!
    Eu tenho duas hipóteses para isso:

    1) Retalhação militar.
    ou
    2) A porcaria que estava no corpo dele matou ele.
    Uma dessas duas e acho impossível de se imaginar que um homem mentalmente bem tenha cometido suicídio, ai se vc perceber na historia que ele disse do amigo dele que tbm possuia um troço igual aquele que tinha no braço em seu corpo e que ele morreu do nada, me deixou com a pulga atras da orelha se é que vc me entende O_O.
    Muito estranho!!!
    Um abraço pessoal! ^_^

  • AntonioCarlosAD

    Essas coisas mexem com a imaginação das pessoas, acabam virando realidade por suas proprias bocas, o Holanda mesmo contou num vídeo que quando estava dormindo recvebeu a visita de um ETs, que o abraçou por trás, ele disse que nessa posição ficou até constrangido, coisas de um sonho, as vezes, passa a ser realidade, o problema é que, dos militares presentes no campo de pesquisa em Colares, somente Holanda relatou essas coisas

  • Kredu

    PREDADOR Kredu 
    Já fiz um relato aqui quando fui salvo por uma garota com aspecto nórdico quando estava me afogando em um pequeno lago nas imediações dos lagos maiores chamados de  Bolonha e Água Preta que abastecem  Belém, através da Cosanpa (Companhia de Saneamento Águas e Esgotos). Ela apareceu do nada e me puxou de dentro do lago quando eu estava prestes a morrer afogado. Me puxou pelos cabelos, me fitou com um leve sorriso, se virou caminhou uns metros e simplesmente desapareceu no ar. Depois desse episódio eu não podia me aproximar de rio ou mar que sentia fortes dores de cabeça. Tempos depois as dores sumiram totalmente, acho que porque eu já havia aprendido a nadar regularmente. As dores de cabeça pareciam servir de aviso pra eu não entrar na água. Depois escapei de mais dois afogamentos, um por causa de câimbra em uma perna quando nadava na praia fluvial de Mosqueiro; e, outro nadando em uma praia em Port Of Spain (Trinidad e Tobago), onde escapei por muito pouco de ser levado por ondas violentas. Acho também que eles estão infiltrados há tempos, esses de aspectos nórdicos, mas, são do bem.

  • Kredu

    PREDADOR Kredu Li a matéria, muito interessante… Entre 1984 e final de 1985 eu trabalhava no centro velho de Belém  como auxiliar de escritório em uma pequena firma de contabilidade e corretagem de imóveis. O dono era um filho de turco. Sempre às sextas-feiras, ele me entregava um monte de moedas pra distribuir para aos mendigos que iam de loja em loja pedir algo, iam em fila pelas ruas, entravam e saiam organizadamente em fila (odeio filas). Havia uma mulher muito estranha no grupo de mendigos e muitas “lendas” sobre ela, era de meia idade, loira, pele dourada, olhos azuis e muito tranquila, pouco ou nada falava, apenas olhava pra nós com uma certa ternura. Pessoas simples do povo comentavam à época, que ela era da elite e havia falido virando mendiga, sei não… perdi o contato com os mendigos às sextas porque entreguei o emprego e fui pra outro.

  • AlexandreLanna

    PREDADOR  FabioStark EM JANEIRO UMA SONDA APARECEU EM MATIAS BARBOSA MG PERTO DE JUIZ DE FORA. UMA SENHORA MUITO HUMILDE EM SUA CASA NA REGIÃO RURAL PELO CELULAR FILMOU DA JANELA. A TV ALTEROSA AQUI DA REGIÃO DIVULGOU O VÍDEO QUE PARECE ESTAR NO YOU TUBE.

  • AlexandreLanna

    ESSE VÍDEO DO HOLANDA FOI FEITO QUANDO? IMPORTANTE SABER PARA PRECISARMOS O LAPSO TEMPORAL QUE AFIRMOU QUE TEREMOS CONTATO EM 2 ANOS NO MÁXIMO.

  • PREDADOR

    serlon10 PREDADOR Sim aguardo seu relato la

  • PREDADOR

    Kredu PREDADOR Exato kredu, e acho que eles tem alguma base no arqupelago do Marajó,  e essa loura da Ilha do Meio era um deles que estava lá justamente na éopca que os militares pesquisavam o fenomeno de Colares. O fato de vc ter tido essa experiência prova a  minha tese, acho que ela era um deles, e realmente os louros nórdicos não tem demonstrado agressividade como outros seres. Aliás a presença dos louros em área proxima a Colares naquela época pode ser um indicio de que eles estavam ali para impedir que os outros ets fizesse mais mal do que fizeram, como sempre digo acho que os louros nórdicos monitoram e impedem que outras especies possam nos afetar seriamente.

  • PREDADOR

    Kredu PREDADOR  Como postei acima, acho que eles tem alguma base nas ilhas do arquipélago do Marajó, e certamente podem estar infiltrados   e pela sua aparência dificilmente seriam detectados…

  • PREDADOR

    ptoledo Kredu Olha ai mais uma prova do que afirmei… eles estão la sim e atuam há muito tempo…certamente existe  uma base em alguma das centenas de ilhas do  Arquipelago do Marajó…

  • serlon10

    PREDADOR serlon10 eu enviei mas errei coloquei luis com z estou consertando.abraço…

  • lfla

    Ele sofria de depressão e já havia tentado duas vezes antes.

  • lfla

    Você sabe que ele se suicidou m 1997 não é

  • Kredu

    PREDADOR ptoledo 
    É difícil acreditar em alienígenas infiltrados e nos protegendo, mas, faz sentido sim. Eu não queria acreditar, no entanto, comparando seus relatos e de outros aqui e algumas situações que vivi, fiquei deveras intrigado e passarei a observar as coisas com mais atenção e procurar acreditar no que vemos e,às vezes, pensarmos que tudo é um sonho. Em 1977 e por aí, era bem possível aliens malignos estarem tentando fazer experiências perigosas com seres humanos e capturá-los, e esse grupo que você chama de nórdicos terem aparecido na área para defender os terráqueos muito vulneráveis. Quanto a história da Ilha do Meio, dizerem que a tal “inglesa” capturava alguém, é preciso checar a veracidade, porque seria a primeira vez que esse grupo estaria caçando terráqueos.

  • PREDADOR

    Kredu  Ta ai um bom assunto para investigação, mesmo que vc nao seja ufologo profissional mas morando na regiaõ seria interessante pesquisar sobre desaparecimentos de pessoas na época. Quanto a ets infiltrados sim, parece coisa de filme, mas se eles existem (e eu acredito que existem), sendo superavançados viverem disfarçados por ai não é dificil…. alias nao é coisa de nossa imaginação fértil, existem ufologos serios que trabalham com essa hipotese, especialmente quanto aos ETs louros muito comuns em relatos ufologicos de diferentes partes do mundo há muito tempo.  Li em um site frances um artigo de um ufologo que estudou casos de ets disfarçados nos anos 70, muito interessante se eu encontrar eu traduzo para postar por aqui. Quanto à ocorrência de casos de Ets louros na região na mesma época de Colares também bate com que o que dizem muitos, de que os ets mais agressivos são controlados por outras raças mais avançadas – existiria um limite para a sua inteervenção em nosso planeta.

  • PREDADOR

    AlexandreLanna Mas as grandes Redes, Globo, SBT, Band etc. nem uma nota sobre o assunto né…. ta ai o ocultamento da grande massa

  • AlexandreLanna

    lfla 1997 ? há 18 anos atrás ? pensei que fosse a um a dois anos.

  • AlexandreLanna

    PREDADOR AlexandreLanna verdade!

  • Kredu

    Matusquela AntonioCarlosAD 
    Alguns anos atrás, acho que uns 4 ou 5 anos atrás, lendo um jornal aqui da região Oeste do Pará onde resido atualmente, li uma matéria sobre um Sargento da reserva da Aeronáutica, que vive em Monte Alegre. Bom, a matéria dizia que o mesmo estaria escrevendo um livro sobre a “Operação Prato” e que iria revelar novidades, e que o mesmo participou ativamente nas investigações junto com o Coronel Hollanda “suicidado” ao que parece, talvez por conspiradores. Vou vasculhar meus arquivos, pois, acho que ainda tenho o exemplar do Jornal (um tabloide local), que ainda circula e tem um site na internet chamado Tribuna da Calha Norte. O dono do jornal deve saber alguma coisa  do tal Sargento. O livro já estava pra ser publicado, só que até hoje, nunca ouvi falar mais nada. como moro próximo de Monte alegre vou tentar descobrir algo.

  • PREDADOR

    Kredu SErá o que o tal sargento recebeu ordens para se calar??? Ou também morreu misteriosamente???????

  • 666Dark

    AlexandreLanna É pelo visto o cara não era tão informado assim!
    O contato já foi feito a anos atrás e ele achando que ainda seria no futuro!
    Vai ver suicidaram ele só de raiva!
    Abraço.

  • niltonpp

    Em um relato tão extraordinário quanto o do Cel. Holanda, o que menos precisamos é deixar a paixão pela ufologia falar mais alto que a razão. É preciso ser racional, ficar de olhos bem abertos e questionar mesmo. Tem muitas lacunas abertas ainda, como a ausência de outros depoimentos que corraborem o que o Cel. falou, fotos claras, etc, etc. Enquanto isso, continuamos a olhar para o céu.

  • Marujo

    niltonpp 
    Concordo.
    Até onde sei, dentre os militares integrantes da equipe, apenas o Coronel “abriu o bico”.
    Mas ele não foi voz isolada.
    A comunidade local “abriu o berreiro”.
    Além do povão, é preciso lembrar das declarações da médica e do prefeito.
    E temos, também, a estranha contradição daqueles jornalistas, que, após jurarem estar convencidos da presença alienígena em Colares, por algum motivo, passaram a jurar em contrário e sair de cena.
    Mas posso estar enganado/apaixonado.
    Um abraço.

  • PREDADOR

    Marujo  Acho que nao está não amigo, coincidência né em Varginha ocorreu a mesma coisa – ufólogos defenderam arduamente o caso para anos depois voltarem atras e dizerem que tudo não passou de brincadeirinha….. e olha outra coincidência né – Holanda – morreu supostamente suicidou-se; em Varginha temos Pacaccini que se recusa a falar do assunto hoje, e o Ubiraraja que agora nega veracidade ao caso depois de ter muito trabalhado, encontrado testemunhas e escrito um livro… Como disse alguém que o conhece pessoalmente, e portanto sabe do que está falando, o Ubirajara so mudou de posição depois de ter comprovadamente feito uma visita ao quartel e se encontrado com militares, cuja reunião, aliás, nunca foi divulgada sobre o que falaram lá… mas é só coincidência né…. E o terceiro envolvido, o psiquiatra reconhecido mundialmente Dr. John Mack, que analisou as tres meninas e a senhora que viu o et no Zoologico e disse como veredito final: rasgo meu diploma de Harvard se elas estiverem mentindo, morreu (mais um?? é so coincidência, acaso né….) em Londres e as autoridades afirmaram que foi um mero acidente provocado por um inebriado londrino chegado em um uisque. E assim temos várias coincidências ora, os ufologos e crentes em ets é que insistem em historias mirabolantes de conspiração (como dizem eles os que estão do outro lado né).

  • JoaoCabral

    Marujo niltonpp Dá licença de meter o bedelho. Temos que lembrar também que o Coronel, único que abriu o bico, depois se “suicidou”.

  • shazam2015

    Boa noite a todos. Estou de volta após 3 anos. Os comentarios neste assunto de hoje estão de parabéns. 
    Quanto a minha opinião sobre este caso, não tenho a menor dúvida que foi real. As provas circunstanciais e as concretas, além de tantas testemunhas só corroboram o caso. Além, é claro, de outros investigadores e outros fatos ocorridos ali.
    Infelizmente os filmes e outros depoimentos foram bloqueados. A ufologia sofre desse grande mal: algo oui alguém impede a divulgação da verdade. Isso é fato.
    Mas não devemos nos acovardar e nem desistir: DIVULGUEM A VERDADE SEMPRE. Se você testemunhou ou tem provas de um caso, divulgue. Sempre.

  • Kredu

    PREDADOR Kredu 
    Vou procurar o exemplar do jornal e ver o nome do tal Sargento, se estiver vivo, já é idoso…vamos tentar… se descobrir algo informo.

  • drande

    Kredu Matusquela AntonioCarlosAD Olá Kredu– Rapaz,,,,,se  você  conseguir   uma  entrevista  com  esse  sargento,   vamos  ter  muito que  comemorar, pois  aí  estaríamos  realmente  corroborando  o  Coronel Holanda. e  seria  sensacional,    e  definitivamente  destravaria  nossos  pensamentos  obscuros  sobre  tudo  que  o  Coronel   e  até  agora  infelizmente  ,   só  do  que  ele   disse  sabemos,  mas  se  a  operação   ocorreu,  e  sabemos   que  ela   ocorreu,  pois  as   forças   armadas  confirmam   que   ela  ocorreu,  inclusive  com  os  documentos  revelados  oficialmente,   é  claro  que   seria  uma  paulada na  cabeça  dos  céticos.

  • lfla

    Já tem algum tempo que venho organizando as varias informações nos documentos liberados e organizando um “diário de bordo” da operação prato. Há várias fontes que se complementam e colocar tudo junto facilita a leitura e amplia a visão geral deste fantástico caso. Quem quiser trocar uma ideia sobre os docs é só responder.

  • Marujo

    niltonpp 
    Péra! Péraí! Questão de ordem …

    Tô apaixonado mesmo.
    Falha minha.
    No caso de Varginha, e não  Colares, que os jornalistas (conhecidos) voltaram atrás no que, inicialmente, tinham afirmado.
    De resto, respondo pelo que disse.
    Marujo.

  • Marujo

    shazam2015 
    Bom tê-lo novamente a bordo, Shazam!

  • LuaPequena

    shazam2015 Bom dia Shazam!
    Seja muito bem vindo novamente!
    Abraços!

  • PREDADOR

    Kredu Espero que também nao tenha se “suicidado” ……

  • PREDADOR

    é ISSO AI KREDU agora a batata quente ta na tua mão rsssss poderia até encontrar esse sargento e fazer um link com o N3M3 capitão deste blog para que ele pudesse postar materias ineditas aqui sobre esse caso

  • FabioStark

    Pastor Murdock PREDADOR  FabioStark Ainda mais naquele programa “Domingo Show”,certo dia eles veicularam uma materia a respeito de uma piramide que estava sendo construida por uma especie de “sociedade secreta”(a máteria é risivel) ,numa região do nordeste no meio do nada,o apresentador fez um misto de mistério com sensacionalismo danado,o resto é melhor nem comentar…

  • LuaPequena

    Boa tarde O.H.!
    Alguém me convença que uma pessoa ,apesar da profunda depressão, consiga SOZINHA suicidar-se, amarrando um pedaço de pano na cabeceira da cama,tendo esta pouco mais de meio metro de altura!
    Se ele quisesse se matar ,nada mais simples que dar um tiro na própria cabeça,pois como militar,armas de fogo é o que não lhe deveria faltar no armário!
    Se porventura,a intensão fosse fazer a coisa sem chamar a atenção,poderia cortar os pulsos, ingerir um vidro de tranquilizantes ou ainda amarrar uma corda em um local ALTO,em que precisasse de uma cadeira para subir ,e após passar a corda pelo pescoço,pudesse chutá-la ( cadeira ) ,ficando dessa forma sem nenhum apoio nos pés e totalmente dependurado.
    Não conseguindo,dessa maneira, esboçar mais nenhuma reação de retirada da corda (instinto de autoconservação ) do pescoço,pois estaria sufocado e talvez desmaiado! 
    SABIA DEMAIS e HAVIA FALADO DEMAIS!
    Pra mim,alguém ou “ALGUÉNS “simulou este suposto suicídio !
    Que os técnicos e entendidos no assunto me perdoem,caso eu tenha dito alguma asneira !
    Abraços a todos!

  • LuaPequena

    PREDADOR Marujo CERTÍSSIMO PREDADOR!
    Esse cachorro é teu?
    Ele é lindo!
    Abração!

  • lfla

    Infelizmente ele já havia tentado por três vezes antes. Inclusive na última teve uma sequela na perna que o deixou mancando. Teria muito a contribuir com o desacobertamento deste caso se vivo ainda fosse.

  • NoctisHikaru

    LuaPequena Querida LuaPequena, ele foi “suicidado”.

  • FabioStark

    Matusquela Já tinha visto esse programa é interessante, vou revelo novamente e ainda ha quem relute em descredibilizar o caso.
    O Sr José Carlos Pereira,deixou claro que agiu dentro do possível,mas fica evidente também que ha muito mais materiais(filmagens) que foram ocultados pelos militares.

  • LuaPequena

    NoctisHikaru LuaPequena Concordo plenamente contigo!
    Abração!

  • PREDADOR

    Matusquela  Espero que seu nome não conste no obituário contendo os seguintes dizeres: suicidou-se em xxx data. Ai a coisa deixa de ser suspeita para confirmar o que todos comentamos por aqui

  • SilvioToledo

    PREDADOR  Interesantíssimo o caso desta mulher!  Alguem em Varginha me confidenciou que tinha medo de falar do caso porque “eles” poderiam estar disfarçados.

  • Hannah_Cat

    Oi, pessoal!
    Encontrei por acaso esta entrevista do Gevaerd, relativamente recente.  Ele cita o Caso Varginha e a Operação Prato.  Divirtam-se! 🙂

    https://www.youtube.com/watch?v=my-BuPS-YAs

  • FabioStark

    Bom dia pessoal,alguem podia me ajudar,como faço para inserir um link do youtube ? 
    Obrigado.

  • Hannah_Cat

    FabioStark na barra de endereços [página] do vídeo desejado, selecione todo ele, copie [Ctrl + C] e em seguida cole [Ctrl + V] aqui, na área de comentários

  • FabioStark

    Obrigado Hannah,quero postar um video de uma palestra do Vitório Peret sobre Operação Prato(recomendo),mas no momento estou impossibilitado.
    Obrigado!

  • JoaoCabral

    O mais interessante nestas matérias, é que os comentadores que querem provas do fenômeno ovni, não aparecem neste espaço para tecer seus comentários repetidos. Eu quero provas eu quero provas, toma ai as provas seus malas.

  • FabioStark

    Vou deixar um link de uma palestra sobre o “Operação Prato”com Vitório Peret,eu pelo menos achei muito interessante,os avistamento já vinham ocorrendo desde 1975,antes de Hollanda da inicio a operação.
    Ele menciona também,sobre uma investigação de uma  estrangeira  oriunda da Suíça com passaporte ingles (essa parte é bem intrigante),que surgiu bem na época das aparições do “Ovnis”.
    Outra parte bem interessante já no final da palestra,ele fala sobre o americano que viveu naquelas proximidades da ilha(mais uma “COINCIDÊNCIA”),se eu não me engano trabalhou na “Nasa” e finalizando Peret mostra uma filmagem de sua autoria na casa que esse americano viveu,a casa ficou fechada durante 20 anos,curioso também,o americano escreveu varias equações nas paredes,que estão conservadas até os dias de hoje.
    Isso mostra que o “Operação Prato ocorreu muito mais coisas estranhas,que o comandante Hollanda vivenciou e é quase certeza que teve envolvimento da parte dos americanos no caso.
    Aqui está o Link:https://www.youtube.com/watch?v=m56JJ4P-2yk
    Boa noite a todos.

  • PREDADOR

    emsj Acho que não e visitam regularmente a região, ainda que tenham encerrado a coleta em massa de materiais retirados de seres humanos,  pelos relatos de moradores locais ainda existem avistamentos de ufos na regiao de Colares.

  • Merreleine

    FabioStark Obrigado por compartilhar. Ainda não tinha visto, gostei.

    Saudações.

  • FabioStark

    Não há de quê,achei bem interessante esse video.
    Saudações.

  • AndiSouza

    PREDADOR AndiSouza Concordo contigo

  • Crazycrim

    F*dendo que eu vou acreditar em um militar do exército dos tempos da ditadura, esses cara torturavam inocentes só por protestarem contra os militares no poder referindo-se a essa vitimas como sendo “terroristas” (ele fez isso no vídeo inclusive), e esse canalha aparece dando uma de herói
    Se o inferno existisse essa desgraça ai estaria entalado na camada mais profunda

  • Kredu

    Que me desculpem os céticos, mas, lá vai: Alguém perguntou se eu
    tinha alguma cicatriz estranha no corpo, acho que foi no post sobre a
    “Operação Prato”. Pois então, até aquele dia não lembrava, mas, hoje
    observando na minha canela direita uma cicatriz antiga em forma de
    círculo, lembrei. Lá pelo fim dos anos 90, acho que 98ou 99, certo dia,
    acordei com um ferimento circular, que doía pra caramba! na canela,
    parte da frente. Latejava e doía muito, comecei a tremer e febre. fui
    parar no Hospital Municipal. Depois de 3 dias melhorei, mas, o tal
    ferimento, que apareceu do nada! continuava doendo e latejava, meses
    depois não sentia mais dores; e anos depois cicatrizou completamente.
    Quando toco em cima, na parte do osso ficou uma saliência , no lugar do
    ferimento ficou um círculo na forma de uma cratera lunar, ela mede mais
    ou menos 1 cm de diâmetro, minha companheira confirma tudo e também
    estranhou o tal ferimento, não falo nada sobre Ovnis com ela, por
    enquanto. No hospital o 
    enfermeiro arrancou a casca da ferida que
    doeu uma eternidade, formou outra casca que eu nem ousava tirá-la, caiu
    por ela mesma com o tempo. A pergunta é: será que fui marcado por algo
    fora do comum?

  • Kredu

    Desculpem, foi nesse post aqui mesmo.