OVNI / UFO é filmado cruzando em alta velocidade o céu noturno na Bulgária (ATUALIZAÇÃO: 14/8/2013 – 12h35min)

Compartilhe este artigo com a galáxia!
Tempo de leitura: 2 min.
Ouça este artigo...

ATUALIZAÇÃO: 14/8/2013 – 12h35min

De acordo com o site www.openminds.tv, a luz mostrada no vídeo não foi nada mais do que a Estação Espacial Internacional (ISS) que passada naquela região na hora da filmagem, que foi feita dia 4 de agosto, às 05h13min.  Esta foi exatamente a hora em que a ISS passava acima de Haskovo, segundo o site de rastreamento de satélites Heavens Above.

Assim, embora agradecemos a todos que postaram suas teorias de que o vídeo era forjado, fica aqui uma informação que apoia pelo menos ao fato de que o objeto filmado era sim real.

n3m3

—–

(12/8/2013 – 00h03min)

Um objeto voador circular e brilhante foi filmado cruzando o céu noturno de Haskovo, Bulgária, em 4 de agosto passado.

O vídeo mostra um objeto passando ao fundo de vários cabos elétricos e estruturas, mudando de cor e intensidade.  No início do vídeo aparece algo como uma aeronave, que provavelmente está no plano de fundo da imagem.

Na página do YouTube onde o vídeo foi postado, várias pessoas deixaram comentários alegando terem visto o mesmo objeto 24 horas após a postagem.

O site HuffPost mostrou o vídeo para um de seus céticos residentes, Ben Hansen, investigador principal do programa “Fact or Faked: Paranormal Files” do SyFy Channel e surpreendentemente ele disse que não acha se tratar de um vídeo forjado.

Sim, isso é interessante“, escreveu Hansen em um e-mail para o HuffPost.  “Se o vídeo fosse forjado, usando computação gráfica, o videógrafo tem ótimas habilidades de edição e muito tempo em suas mãos.  Embora não seja impossível forjar tal vídeo, um indivíduo precisaria superar múltiplos desafios técnicos [neste caso].  Ele precisa permitir que o objeto passe por detrás dos cabos e prédios – um processo de entediante de edição de vídeo que chamamos de rotoscoping – manter o objeto do tamanho correto quando a câmera faz o zoom, degradar a imagem do objeto de forma apropriada quando fizer o zoom, adicionar efeitos realísticos…“.

A pessoa que postou o vídeo, “kostadinov”, possui dezenas de vídeos de OVNIs em sua página, o que normalmente desagrada críticos e céticos.  Porém, Hansen, que é um ex-agente especial do FBI, não acha que “kostadinov” seja necessariamente um forjador de vídeos.

Seu canal do YouTube tem mais de 80 vídeos do que parecem ser OVNIs…, mas os vídeos não são particularmente dramáticos e não há explicação aparentes tentando fazer marketing ou convencer o público de que estejam vendo naves alienígenas“, disse Hansen. “Qual seria a sua motivação?“, pergunta Hansen. “A quantidade de tempo e esforço envolvidos para forjar tantos vídeos desta natureza apoia a conclusão de que o objeto foi realmente filmado. Eu estou inclinado a acreditar que ele esteja observando este fenômeno por mais de ano e simplesmente os quer documentar objetivamente, na esperança de que alguém tenha as respostas“.

A imagem abaixo mostra três diferentes posições do OVNI da Bulgária:

Só nos resta perguntar: O que seria este objeto que se move rapidamente pelo céu?  Poderia a pessoa que filmou o vídeo ter filmado algum experimento militar, ou algo assim?  Ou seria algo ainda mais intrigante: um verdadeiro OVET?

Seja lá o que for, assista o vídeo e chegue à sua própria conclusão:

http://www.youtube.com/watch?v=tiSXu8E13Xw

Fonte do vídeo: nedialko kostadinov

n3m3

Fonte: www.huffingtonpost.com

Colaboração: Daniel Cardoso

BulgáriaovniOVNI Hojeufo
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (125)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • DARKBIRD

    Em minha opinião,estamos diante de um objeto real que,para mim,é desconhecido.
    Nada conhecido se move nessa velocidade.

    Então fica a hipótese de ser um óvni.

    Pode ser um experimento militar secreto.
    Ou um OVET legítimo.

    • Alcir Cardoso

      Isto foi filmado dentro de uma garagem no escuro. Abaixo do teto desta garagem tem alguns tubos de aço e foi utilizado lazer para refletir sobre o teto em câmera lenta veja que a luz passa por cima dos tubos de aço ate vergalhões. Como descobrir se e verdade o que eu estou falando?
      Para isso de uma pausa a todo o momento no vídeo e confira a luz passar por cima dos tubos e vergalhões.
      Sou analista de imagem e vídeo conheço todos os macetes não sou cético, acredito em óvnis, mas cada um tem o direito de fazer o que quiser, apenas contrario aquilo que não me convence.

      • GoD KratoS

        Meus Deus do Céu está claro que que ele está na Rua, aquilo são os fiod de Luz do Poste que claramente da para ver o Poste mais no final com cabos braçadeiras e tudo mais. Presta atenção amigo olha de novo e reflita.

      • Paz_i_fico

        Bom dia!

        Já vi um destes e eu estava em um lugar aberto sem lâmpadas por perto, e o mais importante tinha outras pessoas comigo.

        Este ai eu não posso confirmar, mas o que vi, não tenho dúvidas da veracidade dele!

        Obs.: Vinha bem devagar, disparou e desapareceu em +/- 1 segundo.

        Inté!

        • veluz

          Já vi pelo menos 3 vezes o ultimo que avistei ganho atitude e se apagou

      • AlexandreMarceloB

        desculpe a minha sinceridade e curiosidade agora, mas voce realmente é analista de imagem? se sim, com certeza voce esta passando fome em casa.

        Fui.

        • alie

          Eitcha grosseria!

        • Fernando

          Desde que inventaram o tal do “elearning” Olha no que resulta KKK

        • 666Dark

          HAHAHAHAHAHAhahahahahahehehehehehehkakakakakakaaaaa, desculpem, escapou…..
          Abraço.

        • cecilia

          00:28 e 00:36 respectivamente

      • DanMoon

        Alcir…se essa é mesmo a sua profissão,então mude de profissão rápido pois vc não é apto para exercer a mesma. Vc como analista fotográfico é incompetente e fraco. Me desculpe ás palavras maaaas!!!
        Abraço a todos amigos!!!

      • Denis

        vc assistiu o vídeo todo ? pois aos 0:55 dá pra ver claramente o poste com os fios e o OVNI passando bem acima.
        dê uma boa olhada no vídeo

        • Hannah

          Exatamente, Denis! Dizer que isso foi feito num teto de garagem escura é meio que “forçar a barra” pra dizer que não é uma gravação verdadeira.

          Assim fica difícil: tudo quanto é vídeo que aparece, sempre tem alguém dizendo ser uma montagem, o famoso “fake”! o.O

          • Rafael MT

            \o/ isoo ai Hannah… 🙂

          • Brandao

            Concordo ! Os que não acreditam em nada, são os mais fáceis de serem manipulados pela tática da desinformação. Simplesmente não pensam. Apenas negam.

      • Antonio Gomez

        Eu vi um destes, igual aqui em Fortaleza um cético estava a meu lado e caiu os queixos, ficou dizendo “não pode , que é isso, não, estou vendo coisas, não é avião, nem outro aparelho conhecido, não pode” Vou para casa pensar nisso quando essa luz sumiu por trás de um prédio. No outro fim de semana quando perguntei o que ele tinha concluido, ele disse aquilo foi uma ilusão de ótica.E eu kkkk, foi não foi? Depois ele disse ainda não sei o que vi!

      • vulgo07

        …bah…tenho que concordar com os amigos quanto à sua competência como “analista” de imagens…
        .
        …de onde vem a luz, afinal ?…se é um laser, pressupõe-se que está na mão de alguém que está no chão, apontando pro teto, não ?
        .
        ….agora….como pode a luz passar por cima (por trás) dos tubos, iluminado o teto, se a origem da luz está abaixo deles ?…não deveria acontecer o contrário ?…a luz iluminar o tubo e sombrear o teto ?…
        .
        …ai,ai,ai…

        • vulgo07

          ….ah, claro…em alguns instantes, a luz pisca….mas com certeza não é por causa dos “canos”…

          • Paz_i_fico

            Boa noite!
            volgo07, este me parece real mesmo, pois ele passa por TRAZ dos fios e poste. Coloquei o vídeo com uma ampliação bem alta e dá para ver que se foi “FEITO”, então não foi amador tem que ser alguém como Steven Spielberg ou melhorzinho!
            O nosso colega ai de cima que contestou, tem que dar um UP no seu conhecimento!
            Obs.: Olha que para mim dar uma avaliação destas para o vídeo tem que ser bom, pois sou muito deconfiado!

            Inté

            • vulgo07

              …olha…com certeza é algo “no céu”…usei aspas porque não consigo definir a altitude da “coisa” voadora….
              .
              ….outro dia, vi algo bem parecido….muito brilhante (como Vênus)…entre 19 e 20 horas…direção oeste-leste…durou uns dois minuto e percorreu + ou + 1/3 do céu..
              …fui pesquisar e coincidia com a passagem da ISS….
              …fiquei surpreso, não imaginava que ela brilhasse tanto…
              .
              …algum colega do OH já avistou a estação ?…é assim mesmo ?
              .
              abç

              • Anomalo

                Fala aí amigo vulgo07.

                Pode ser sim, e pelo que descreves como 1/3 do céu, me parece que ela só apagou porque entrou na sombra da Terra em relação ao sol, digo isso, pois estou aprendendo a mexer no Stellarium, e já vi a estação e alguns satélites em tempo real! Se o amigo não conhece tal programa, fica a dica: É UM BARATO!!!!

                Abraço.

          • Paz_i_fico

            Obs.: Não são canos, mas sim fios de alta tensão, pois geralmente são 03 de alta tensão na parte de cima em uma travessa e outros 02, 03, 04 ou 05 fios mais finos da baixa tensão que ficam um em cima do outro, desta maneira!

            | )__________________________________( |
            | )__________________________________( |
            | )__________________________________( |
            | )__________________________________( |

            Inté!

            • vulgo07

              …com certeza é fio de luz…tá ali o poste…na cara… o.O
              … acho que o amigo ali em cima não assistiu o vídeo todo…
              .
              abç

      • Alcir Cardoso

        Devido o meu comentário o vídeo foi substituído agora ficou quase 100% convincente, prefiro agora não entrar em detalhes se não eu vou ser mas comentado do que o óvni hoje.

        • Alcir Cardoso

          Há um pequeno detalhe para que esse vídeo fique 100%, observe que atrás do poste tem uma caixa de luz, o reflexo do lazer passou por cima da caixa de luz.

      • Fernando

        Ohh sustancia nos Comentarios , dei muitas risadas, mas
        parei no “analista de imagens” 🙂
        O pessoal se superando.

      • Marcelino S. de Melo

        Claudeir Covo nasceu na cidade de São Paulo, SP, Brasil, no bairro do Ipiranga, em 09.06.1950, às 23:00 horas e faleceu em São Paulo em 5 de Maio de 2012. Era Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Operação Eletrônica e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Profissionalmente, é especializado em ótica, fotometria, colorimetria e fotoelasticidade, na área de dispositivos de iluminação e sinalização veicular. Foi presidente do Comitê de Iluminação Veicular da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), durante 27 anos. Desde os sete anos de idade adorava ir ao Planetário do Ibirapuera (o meu pai me levava), em São Paulo, e ver aquele céu artificial totalmente “estrelado”. Em 1966, com 16 anos de idade, acompanhando as conquistas espaciais, começou a se interessar pela Ufologia, quando leu no jornal que alguns astronautas foram seguidos por naves discóides quando estavam em órbita, ao redor da Terra. Desde então se interessou por Ufologia e nunca mais parou. Em 1975 fundou o CEPU (Centro de Estudos e Pesquisas Ufológicas), e até hoje pesquisava o fenômeno UFO utilizando uma metodologia científica. Realizou várias centenas de palestras em vários estados brasileiros e no exterior, já participou de várias centenas de Congressos Ufológicos nacionais e internacionais, também já participou de inúmeros programas de rádio e televisão, e tem feito vários artigos e entrevistas para revistas e jornais. Desde 1984 foi um especialista em análises fotográficas e videográficas de OVNIs. Era o representante estadual da MUFON (Mutual UFO Network), em São Paulo. Em 1994 fundou o INFA (Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais) – (http://www.infa.com.br) e é também um dos responsáveis pela TV INFA (http://www.tvinfa.com.br).

          • Marujo

            Vinte e cinco anos depois, gostaria de saber se o Prof. Alan continua na ativa …
            Boa lembrança, Marcelino!

            • Marcelino S. de Melo

              Estava me referindo a Claudeir Covo perito de VERDADE, mas o pequeno Alan também foi mestre com aquela câmera dando um banho em muito marmanjo de hoje! 😉

              • Marujo

                Esse o raciocínio. Hehehehe
                Valeu!

        • M3NIS

          Este cara sim merecia uma estátura apesar de ser um daqueles pesquisadores que as vezes “acreditavam em coisas de mais”era um cara com compromisso ,sério,deu mais do que ganhou,expos sua a cara a tapa perdeu profissionalmente por isso,ao contrário de Petis e Gevaerds da vida,que lucram com a Ufologia ele perdeu muito por causa desta mesma Ufologia,Mais a sua grandeza vai ficar , e o tempo vai dar a ele o lugar que merece.

          • M3NIS

            Abaixo um pouco de que pensava o Gigante Claudeir em uma entrevista pra Revista Ufo.

            Claudeir, você está presente na imprensa várias vezes por semana e não há quem não o reconheça como ufólogo. Como essa notoriedade alterou sua vida social e profissional?

            Quase toda semana, pelo menos uma vez, dou depoimento a algum órgão da imprensa – seja televisão, rádio, revista ou jornal, nacional ou internacional. Antigamente, os jornalistas vinham até a minha casa, talvez para me conhecer pessoalmente e assim verificar se sou uma pessoa normal e não algum maluco da Ufologia. Hoje, já bem conhecido, me entrevistam por telefone. Muitas vezes tive que estacionar no acostamento da Via Anchieta ou da Castelo Branco, indo ou voltando do serviço, para participar ao vivo de algum programa de rádio via celular. Quanto à minha vida social e profissional, no entanto, tamanha atividade não alterou em nada minha rotina, uma vez que continuo sendo e sempre serei a pessoa simples e humilde que meus pais me ensinaram a ser. Hoje é muito comum alguém se aproximar de mim e perguntar, conhecendo-me de algum lugar, ainda que sem saber de onde: você trabalhou na empresa tal? Você estudou na escola tal? Meu irmão e minhas irmãs, depois que dão a conhecer seu sobrenome Covo, é muito comum serem questionados a meu respeito. “Você conhece o ufólogo Claudeir Covo?”, perguntam. Dou muitas risadas com isso. Infelizmente, existe o lado negativo dessa popularidade, quando pessoas com muita inveja – sei lá por que razão – acabam inventando calúnias a meu respeito. Mas é o preço que se paga por ser uma pessoa de vida pública.

            Você já disse que acha importante o trabalho na mídia, mas reconhece que ela tem segmentos que tentam desmoralizar os ufólogos. Você acha que isso prejudica a Ufologia?

            Na mídia, sempre houve e sempre haverá aqueles jornalistas ou apresentadores que acreditam no Fenômeno UFO e aqueles que não acreditam. Nos últimos anos, a imprensa, de uma forma geral, tem aberto muito espaço para a Ufologia. Infelizmente, também abre espaço para aqueles que se dizem ufólogos, mas não entendem absolutamente nada de pesquisa, isso quando na realidade não são meros aproveitadores da boa fé das pessoas. No final, sempre será o telespectador que irá tirar as suas próprias conclusões e discernir entre o que está certo e o que está errado, apesar de nós, mais experientes e de fato conhecedores da área, já sabermos de antemão quem é quem e lamentarmos por, muitas vezes, acreditarem em bobagens incomensuráveis.

            Você começou sua carreira ufológica como analista de fotos e filmes de UFOs. Por que seu interesse neste assunto?

            Em 1966, com apenas 16 anos de idade, comecei a me interessar e a estudar a Ufologia, assim como a parapsicologia. Entre meus quatro e 12 anos de idade, juntamente com meus irmãos e vizinhos, presenciamos alguns estranhos fenômenos em nossa residência, como visões e sons típicos da parapsicologia. Provavelmente, foi por causa dessa vivência bem cedo em minha vida, envolvendo muito medo, é que fui levado a pesquisar o desconhecido. Eu queria achar explicações para tais fenômenos e tais pesquisas me levaram a fundar, em 1975, o Centro de Estudos e Pesquisas Ufológicas (CEPU), que foi substituído em 1994 pelo Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA). Desde meus 12 anos de idade eu brincava com fotografia. Na época eu tinha um amigo cujo pai possuía um laboratório fotográfico em preto e branco. Eu e este amigo passávamos horas pensando em fazer truques fotográficos. Em 1977, já formado engenheiro, comecei a trabalhar em uma empresa no campo de desenvolvimento de prismas de lentes de faróis e lanternas automotivas. Tive que estudar ótica por quatro anos, por conta própria. Em 1981, juntamente com Carlos Reis, Jaime Lauda e Lúcio Manfredi[Ufólogos ativos nos anos 80], começaram meus primeiros trabalhos públicos na Ufologia. Unindo minha experiência em fotografia e minha área de atuação profissional, fiz várias fotos de falsos UFOs para mostrar ao público como é fácil enganar as pessoas. Foi nessa época que comecei a entrar na área de análises de fotografias ufológicas e, depois, de vídeos. Em 1984, minhas primeiras publicações a respeito, na revista Planeta, foram trabalhos técnicos muito importantes para os analistas de fotos ufológicas – “UFOs Fantasmas” e “Análises Computadorizadas” eram seus títulos. Tenho em meus arquivos mais de 5.000 fotos e cerca de 400 vídeos de UFOs. Já analisei algumas centenas de fotografias e várias dezenas de vídeos, mas, lamentavelmente, algo em torno de 90% delas não têm nada a ver com UFOs, e sim com fenômenos físicos.

            Qual foi o filme ou foto de UFO que mais o impressionou e por quê?

            Temos muitos vídeos de boa qualidade vindos do exterior e outros ótimos feitos no Brasil. Para mim, o filme obtido por Heraldo Canalis, da empresa Mikson, em maio de 1986, é o melhor registro de UFO que já analisei. O vídeo de Capão Redondo também é um excelente registro de uma sonda ufológica.

            Hoje você se dedica a investigar abduções. Por que migrou para esta área da Ufologia, após ter se consagrado analista de fotografias?

            Eu ainda continuo a analisar fotos de UFOs, mas esta é uma área ingrata. As pessoas me procuram com fotografias ou filmagens de luzes no céu e querem que eu afirme que são realmente naves extraterrestres. Quando tenho que dizer que não são, alguns aceitam resignados e outros viram meus inimigos! Alguns chegam a dizer que eu sou um “antiufólogo”, somente porque dei minha opinião profissional… Já as abduções e os implantes, para mim, são alguns dos aspectos mais importantes da Ufologia, pois resultam do contato direto da testemunha com tripulantes de UFOs.

            Que evidências você acha mais inabaláveis de que as abduções são um fato real?

            Não tenho dúvidas de que as abduções são um fato real, pelas circunstâncias quase que padronizadas em todos os países, pelas marcas no corpo, pelas hipnoses, pelos detalhes relatados pelas testemunhas e principalmente pelo trauma que essa experiência causa.

            Você esteve envolvido na pesquisa do Caso Varginha. O que acha que ficou faltando nela e como você espera que será o desfecho do caso?

            Fui convidado a participar das pesquisas do caso pelo Ubirajara Franco Rodrigues, acredito que os investigadores do caso chegaram muito perto de saberem e revelarem toda a verdade, mas o Serviço de Inteligência do Exército (S2), juntamente com militares norte-americanos, foram mais rápidos e organizados do que nós, conseguindo esconder muita coisa e espalhar gozação perante o público. Provavelmente, o desfecho do caso se dará quando os militares que participaram das operações abrirem a boca para a imprensa, e não apenas para os ufólogos, como fizeram. Mas isso não irá acontecer tão cedo.

            Você acha que um dia teremos um contato oficial e definitivo com ETs?

            Acredito que sim, mas antes a ciência terá que provar a existência de vida extraterrestre inteligente no universo – e isso irá ocorrer através dos radiotelescópios. Depois teremos que provar que essa inteligência está nos visitando em discos voadores, para o que também teremos que ter apoio oficial da ciência. Nessa altura, as forças armadas estarão abrindo suas portas e revelando seus segredos sobre o assunto. Só depois disso tudo é que iremos ter um contato oficial e definitivo com extraterrestres. Eu continuarei a pesquisar os UFOs até que descubra o máximo que puder a seu respeito.

            • Marcelino S. de Melo

              Como disse: Um Perito de Verdade dos que fazem falta hoje na Ufologia! 😉
              Quanto a Varginha, imagine a cena: Homens do regimento (S2) serviço secreto do exército e um certo soldado da policia militar (morto por infecção generalizada depois),recebendo vastos elogios de “gringos” a paisana com corte de cabelo militar, talvez mais ou menos assim: ..”These are the men who captured the creatures? Very good! Were brave! Congratulations, you guys did a great job!”…
              kkkkkkkkkkkkkkk 😉

              • M3NIS

                Algumas pessoas Marcelino, elevaram a questão de varginha a um nível proxino da fé religiosa( vc acredita ou não) e fé é uma coisa que não se discute,se respeita (((((agora entre nós !!! só entre nós !!!!! KKKKKKK eu não acredito que você Marcelino ,que é o cara !!! acredite no ET de Varginha KKKKK aí para o mundo, que eu quero descer)))))))))

      • Senhor Spock

        Cavalheiro Alcir…
        Você leu a atualização de hoje – 14 de Agosto de 2013 – postada pelo N3m3?
        Talvez precise reavaliar sua análise de imagens!
        .
        Saudações \\//_

    • Brandao

      Caraca! Gelei !
      Eu vi este mesmo objeto na noite de 06/08 por volta das 19:00 aqui em Joao Pessoa-PB. Eu estava esperando minha esposa chegar quando me deparei com esse objeto no céu. A principio achei que era um avião, mas logo estranhei pq ali não era rota de aviões. Estava muito alto. E não tinha as luzes padrões de avião, somente essa luz constante e brilhosa, como se fosse uma estrela em movimento. De cara descartei qualquer aeronave, porque elas não costumam possuir luzes tão fortes voltadas para baixo.
      Estranho!

      • Jeuka Harus

        Provavelmente, no seu caso, fosse a Estação Espacial. O horário é ideal para para vê-la na sua região. Acompanhe pelo painel global: http://painelglobal.com.br/ . Falando nisso, as placas do hemisfério sul estão agitadas hoje.

        • Brandao

          Muito boa a indicação do site. Obrigado!
          Pode ser a estação espacial também, mas alguém já chegou a vê-la? Será que tem video no youtube, para poder comparar com o que eu vi? Vou procurar.

          • vulgo07

            …qual foi a direção ?

            • Brandao

              De leste para oeste… parece que a estação só vai ao contrário disso, estou certo?

              • vulgo07

                …parece que sim…pelo que tenho visto é a única direção que ela NÃO percorre…

                • Anomalo

                  Correto!

                  Direção oeste-leste.

                  Sds.

      • Antonio Gomez

        Não faz ruído de motor algum, vi a mesma coisa em Fortaleza e com mais testemunhas.

    • paulotargent

      Percebi que tem aumentado o número de comentários sobre OVNIs, se referindo à “experimentos militares”, talvez estejamos criando (sem perceber)um outro obstáculo para que possamos definitivamente acabar com o mistério OVNI. E tenho certeza que é isso que todos nós queremos.

      Eu sinceramente acho que experimentos militares, ou experiencias com naves militares ou qualquer outra coisa vindo dos militares,não ficariam expostos tão facilmente, não se arriscariam , a faze-los por aí, em qualquer lugar, acho que eles devem ter campos específicos(vide área 51, por exemplo) para os testes, pois esses experimentos, devem conter segredos de milhões de dólares envolvidos, não iriam entregar fácil ao “concorrente” inimigo no caso de falhar e cair em outro país.Além do mais caindo um objeto militar, desses em outro país, infelizmente pode ser sinônimo de uma guerra mundial, principalmente se os países forem inimigos

      Essa é mais uma desculpa para que haja desvio, do que realmente possa estar acontecendo nos céus de todo o mundo.Acho até mais fácil ser OVET, que qualquer outra coisa de origem terrestre.

      Abraços

      • Brandao

        Também acho que seja algo fora da concepção humana. Concordo também com o fato de que essas aparições estão ficando mais frequentes ao ponto de qualquer um poder presenciar, basta levantar a cabeça pra cima.

    • Marcelino S. de Melo

      ASSIM NASCEM GRANDES PESQUISADORES
      http://www.youtube.com/watch?v=ol2RtcsrVaA&hd=1

      “Ufologia se faz coletivamente. Ninguém, sozinho, compreenderá o que querem nossos visitantes. Tem que haver a troca, o reparte e a discussão do resultado de nosso trabalho.” (Irene Granchi)

      Domingo, 12 de dezembro de 2010. Um dia que ficará para sempre em nossas memórias, numa mistura de sentimentos, como tristeza, vazio, fragilidade, nostalgia, solidão e recordações fraternas, além de muitos outros, aos quais tornam-se simplesmente silenciosos neste momento.
      Não bastasse o choque do falecimento, na última sexta-feira, do pioneiro José Victor Soares, nesta manhã de domingo recebemos a notícia de que a grande matriarca da Ufologia Brasileira partiu. Dona Irene Granchi, pesquisadora e ufóloga ímpar no mundo, presidente de honra do Conselho Editorial da Revista e Equipe UFO, também nos deixou.
      Não há palavras, textos ou depoimentos que se comparem a um mínimo sobre a vida e obra desta mulher, revolucionária e à frente de seu tempo em todos os sentidos, mas tentaremos repassar uma breve e modesta noção do que representou esta senhora para a pesquisa do Fenômeno UFO.
      Dona Irene nasceu na Alemanha, em 26 de novembro de 1913, mas teve formação inglesa. Também estudou e morou em Milão e, logo depois de se casar com o italiano Marco Granchi, veio para o Brasil.
      Naturalizada brasileira “desde os tempos de Getúlio Vargas”, como dizia, teve sua vida de pacata dona-de-casa completamente mudada numa tarde de julho de 1947, quando viu, pela primeira vez, um disco voador metálico em formato de tampa de panela pairando sobre o sítio em que morava no município de Vassouras, interior do Rio de Janeiro. Desde então, se deu conta de que não teria paz enquanto não soubesse tudo a respeito do que acabara de presenciar.
      Era o início da carreira desta que era a primeira ufóloga brasileira, respeitadíssima na área em todo o mundo e o retrato da garra, da força de vontade e do esforço, sem se importar com os riscos que recebeu e o cansaço que a acometia em suas investigações ufológicas.
      Carregando um gravador de 15 kg numa mão e dezenas de outros apetrechos na outra, subia e descia morros do Rio de Janeiro atrás de UFOs e suas testemunhas. O resultado de tanta atividade garantiu a Irene o incontestável mérito de ser a grande pioneira da Ufologia Brasileira.
      Poliglota, a nossa representante feminina foi aos poucos conquistando prestígio internacional. Desde os primórdios da Era Moderna dos Discos Voadores, conviveu com ufólogos como Joseph Allen Hynek, Jim e Coral Lorenzen, Gordon Creighton, Olavo Fontes e tantos outros com os quais manteve íntimo relacionamento e troca de informações, o que proporcionou boa soma de conhecimentos passados à Comunidade Ufológica Brasileira.
      Na noite de 17 de agosto de 1968, ela retornava para sua casa, depois de ter visitado um amigo no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, quando avistou um UFO pela segunda vez. Era por volta das 21h15 e, enquanto esperava o ônibus, o objeto fez um show para ela. Toda sua família, incluindo o marido, foram testemunhas de avistamentos ufológicos ao longo de suas vidas.
      Em 1978, numa parceria com a Hunos Editorial, lançou a revista OVNI Documento, o primeiro veículo brasileiro inteiramente dedicado à Ufologia, antecessora direta da UFO. A publicação, no entanto, durou apenas dois anos e teve somente oito edições. Foi devido a isso que surgiu a Revista UFO, tendo em Irene uma fonte de inspiração direta e constante.
      A OVNI Documento tinha um corpo de colaboradores de peso, que incluía nomes como o citado Hynek, Silvio Lago, Flávio Pereira, Fernando Cleto Nunes Pereira, Mário Martins Ribeiro, Bob Pratt, Bill Chalker, Décio Estrela Maia, Húlvio Brant Aleixo e o general Alfredo Moacyr Uchôa. Entretanto, a união de esforços em prol da excelência não foi suficiente para driblar a falta de patrocínio, de recursos e as sucessivas crises econômicas, obrigando Irene a encerrar precocemente suas atividades. Hoje, as edições da OVNI Documento são avidamente disputadas em sebos e zelosamente preservadas por colecionadores.
      Em 1988, a ufóloga dirigiu o documentário sonoro Contatos Imediatos ao Vivo, roteirizado por Luiz Carlos Maciel, narrado por Alfredo Canthé e editado pela empresa produtora Serapis Bey, do Rio de Janeiro. No lado A da fita cassete havia um pequeno histórico sobre os discos voadores, com depoimentos de ufólogos e testemunhas, incluindo um trecho citando o então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kurt Waldheim.
      Batalhadora incansável, Irene realizou investigações inumeráveis [Entre elas, a abdução do caminhoneiro Elias Seixas] e participou como conferencista em dezenas de eventos, simpósios e congressos. O Centro de Investigações Sobre a Natureza dos Extraterrestres (CISNE), fundado por ela em 1982, realizou mais de 12 concorridos encontros, entre eles aquele que foi, sem dúvida, o maior acontecimento de sua carreira e, talvez, um dos mais profissionais conclaves de pesquisadores já ocorridos no Brasil, o IV Congresso Internacional de Ufologia (CIUFO), realizado no Rio de Janeiro, de 03 a 06 de setembro de 1986. Entre seus convidados estavam os maiores nomes da Ufologia da época. O evento foi um marco e uma das grandes contribuições da ufóloga à “causa dos UFOs”, como costumava dizer.
      Com mais de 80 anos, Irene ainda mantinha o mesmo ritmo de trabalho de quando começou a pesquisar os UFOs a fundo, em 1954. Seu apartamento na Rua das Palmeiras, no bairro Botafogo, repleto de livros sobre Ufologia em vários idiomas e de pastas bem arrumadas contendo recortes de jornais e revistas, ela estava longe de parar.
      Em complemento ao material escrito, guardava ainda dezenas de depoimentos colhidos por ela de pessoas que mantiveram contatos com os seres extraterrestres ou que testemunharam de alguma forma a presença de discos voadores. “Esse material para mim vale ouro e foi graças a ele que escrevi um livro mais dirigido a estrangeiros”. Ela se referia à obra UFOs: Brazilian Cases Histories [Horus House Press, 1995], que relata casos ocorridos no país no período de 1950 a 1975. O livro é tradução de UFOs e Abduções no Brasil [Novo Milênio, 1992].
      Nos últimos tempos e dentro da casa dos 90 anos de idade (havia completado 97 em novembro passado), Irene Granchi estava completamente inativa na Ufologia, acometida de grave diabetes, com seqüelas visíveis. Sua memória estava imensamente prejudicada, assim como a visão e audição. A edição UFO 146 trouxe uma entrevista exclusiva concedida pela ufóloga há alguns anos a Cláudio Tsuyoshi Suenaga e Pablo Villarrubia Mauso, em que falou de maneira franca sobre o início de sua carreira, suas primeiras dificuldades, conquistas, os pesquisadores que conheceu, casos que estudou e a situação da Ufologia no Brasil e em todo o mundo.
      http://exopoliticabrasil.net/o-adeus-a-matriarca-irene-granchi/

      • M3NIS

        No material que tenho do Mister Müller existe 5 cartas da SRª Grunchi ela se dirije a Mister Müller como grande amigo relata casos que chegam a ela a todo momento, pedia a opinião de mister Müller o convidava a participar de reuniões parece que ela o informava de tempos em tempos é muito interessante.

        • Marcelino S. de Melo

          Será que Mister Müller um dia ganhará um lugar em nossa galeria!?
          😉

          • M3NIS

            Mister Müller era meio recluso marcelino não gostava de aparecer tudo que fazia era na surdina não deixava ninguem tirar fotografia dele ,nem sua filha tem fotos dele, a unica imagem que se tem dele é uma mesma foto de seus documentos 3 x 4,não falava do passado, de sua familia na Alemanha,a senhora Grunchi nas cartas que tenho ,a maior parte do assundo é dedicado ao espiritismo, em breve te enviarei o que de relevante encontrar neste material, por enquanto são casos que ele investigou com contos , abraço

        • Regis

          Muito interessante M3NIS, parece que há um entrelaçamento de informações e pessoas e isso é novidade.
          Só falta, descobrir que algum dia eu tive o prazer de apertar a mão de Mister Muller quando ainda adolescente nos congressos de Ufologia. Ai eu fico muito feliz.
          Forte abraço.

          • M3NIS

            É possivel Regis, e por tabela tambem apertou a mão de Hitler!!!!! Mister Müller jamais falava do passado mais uma vez em uma pescaria ele revelou que pelo menos 3 vezes comprimentou Hitler com um aperto de mão e a saudação nazista. quem me contou esta historia não foi o Mister ¨Müller ,mais seu melhor amigo ,um senhor chamado Seu Sebastião que abriu a boca rsrsrsrsrsrs e eu fiquei curiosissímo pra saber desta historia cheguei animadissímo na casa do Mister Müller e já fui logo soltando:
            -Mister Müller é verdade que o senhor conheceu Hitler ????
            a resosta foi despois de um breve silêncio e de uma espetacular mudança na cor da sua pele, de branco leite pra vermelho pimentão :
            -NÃO SUA BURRA NÃO TÁ VENDA ????? EU SOU O HITLER MARDITA SEBASTIÃO BOCA GRANDE DO CHUCRUTE ****#³£#§²³£#!!*** ,falou todos os palavrões possiveis em sua lingua , nunca vi o Mister Müller tão bravo ,sai de fininho deixei ele lá nervoso,mais logo ficou tudo em paz KKKk Um Bom dia amigo Regis

      • Regis

        Marcelino, sinceramente, que legal!
        Parece transmissão de pensamento, porque eu estava para fazer uma sugestão para o NEME, de homenagear uma vez por mês um dos grandes pioneiros da Ufologia brasileira.
        Conheci a Dra Irene quando eu era ainda criança e participava dos primeiros congressos Ufológicos do Brasil.
        A doutora era mestre na regressão e prospecção de dados de abduzidos e especialmente aqueles que eram levados e estudados pelos dotes parapsicológicos.

        Parabéns e uma abraço. Passe teu e-mail para assuntos estranhos que gostaria de te enviar um material para análise. Talvez você me ajude a encontrar uma resposta.

        • LuaPequena

          Bom dia Régis !
          Essa fala aí de cima, com relação a transmissão de pensamentos com o Marcelino,É MINHA , TÁ !
          O Marcelino e eu somos irmãos cósmicos !
          Brincadeira !
          Grande abraço !

          • Regis

            Bom Lua, já que você é imã cósmica do Marcelino, fico pensando, será que ele não se importaria de ser meu cunhado cósmico e de padrinho mágico cósmico ainda levamos o M3NIS? Aposto que você vai rir.
            Um abraço.

            • LuaPequena

              Boa noite Régis !
              KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
              Marido cósmico ?
              Ah tá ! E o que faço com o marido de carne e osso , aqui
              do planeta Terra ?
              Levo ele junto pra lua de mel ,nas Plêiades ?
              Acho que ele não vai ficar lá muito satisfeito com a ideia não!
              Abração caríssimo !

              • Marujo

                Hummm, complicô! Hehehehe ….

              • Regis

                Muito bom, excelente, precisava dar umas risadas hoje. Salvou o dia.
                Viu, agora vou dormir feliz.
                Um abraço para vocês e o sortudo não cósmico de carne e osso.

  • TayLua

    Parece muito com um satélite a não ser pela velocidade, muito rápido mesmo e o vídeo não parece ser forjado. n3m3 vc já foi assistir Dark Skies? Está nos cinemas. Muito bom, faz tempo que não vejo um filme sobre os aliens Grays.

    • n3m3

      Sim assisti.

      Como filme de terror é interessante. Mas pessoalmente prefiro algo mais inclinado ao lado científico, quando se trata de alienígenas. A minha vida já é intensa o suficiente 🙂

      Obrigado pela dica e um abraço,

      • TayLua

        Realmente o filme é intenso…

    • GOLIMAR

      TAVA SUMIDIA HEIM, NÊGA?
      SARDADES DOS SEUS CUMENTÁRIOS E DESSA MÁSCARA…
      UI, UI, UI…
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • TayLua

        Olho o blog todos os dias, mas prefiro observar do que ser observada nos comentários. Abs

        • Hermon Dias

          Somos dois.

  • skywatcher

    Concordo com o Alcir Cardoso. Vi este vídeo antes de ser postado por aqui e tive a mesma impressão, que usaram um laser point, a partir do momento que o “ovni” faz umas manobras sem sentido. A “dança” tirou um pouco da credibilidade. Bom dia.

  • nilton

    BOM DIA,bem o jovem ai de cima falou e he especialista em imagens de video que he falke,bem acredito nele,agora o GOLIMAR,um abraco amigo,so fica na espreita quando aparece uma nega linda ele manda charme e joga o laco mas se agarra hai fica a duvida,hahahah,,um abraco a todos fui…i…………..

  • Ander

    Não me impressionou….mais uma “luzinha” causando alvoroço….aguardo provas mais contundentes, afinal todo mundo tem uma camera no bolso….quem sabe a filmagem ou foto definitiva venha a tona em breve….

    • Jeuka Harus

      Uma prova definitiva para ser contestada aumentando assim o ego dos céticos? Melhor continuar não se impressionando.

  • devanir

    eu sempre vejo um objeto deste tipo no ceu de sorocaba.
    no meu caso eu simplesmente vou pro fundo da minha casa e fico olhando entre as estrelas e não demora muito e vejo esses circulos passarem bem alto numa velocidade bem maior que esse objeto do video, e uma pena eu ainda não ter comprado uma camera para filmar esses objetos.
    alguém aqui poderia me indicar uma camera que desse pra filmar bem a noite e que não seja tão cara.
    eu fico sem geito de falar aqui e não poder provar.

    • Hannah

      Oi, devanir!

      Não saberia te indicar uma filmadora, pois que tb não tenho uma. Mas vc pode verificar especificações técnicas em sites especializados.

      No entanto te indico um excelente site de vendas on line cujo serviço estou acostumada a usar e ele é impecável, tanto nas ofertas e formas de pagamento quanto na rapidez de entrega dos produtos. Vc tb pode verificar neste mesmo site o nível de satisfação dos clientes. Embora este venda inúmeros outros ítens, acessei uma página específica de filmadoras digitais. Confira!

      http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?dep=05&sec=43

      Boa sorte! 🙂

    • Zafar Descrente

      Acho que ninguém vai saber te indicar uma câmera não. A maioria aqui nesse blogue é amador mesmo. Só ficam sentados na frente do computador.

  • Ander

    Vejo muitos céticos que são submetidos a própria imaginação e que desacreditam a realidade (até que seja provado o contrário).

  • Battu

    Se os ETs estão tão preocupados em não manterem contato, em fazer experimentos secretos e tudo mais, pq diabos andariam com um holofote de 1 milhão de megawats ligado a noite???????

    • Hannah

      Porque eles adoram exibir suas tecnologias, como quem diz:

      ” ¬ Nós temos, vcs não têm… Nós temos, vcs não têm! Nós temos, vc não têeeeem! Morram de inveja, terráqueos rastejantes!” Rrsrs… 🙂

      • Hannah

        Ah! E o farol é ligado à noite para aparecer mais e ficar bonito! 🙂

  • LuaPequena

    Olá de novo !
    Esta bola de luz ou objeto luminoso, é muito parecido com o que vi !
    Movimentava-se devagar, fazia curva e andava , também, em linha reta !
    Abraços !

    • Antonio Gomez

      Perfeito da mesma forma de movimentação, já vi umas três vezes aqui em Fortaleza. Parece uma estrela que se move!

  • Dan Galante

    Eu acho que esse vídeo mostra um OVNI real (possivelmente um OVET ou talvez um portal, como diz nosso amigo M3NIS).

      • M3NIS

        Sabe o que é isso Dan ?? é um portal perdendo a força quase se fechando, eles muito perigosos, se encostar já era !! a vitima é vaporizada, algumas pessoas que chegaram perto de coisas assim, dizem que ouviram vozes de alerta saindo de dentro deles pedindo pra se afastar,sua maiores vitimas são os cachorros .

        • Dan Galante

          Olá M3NIS! Fiquei feliz com esses vídeos! As testemunhas disseram que isso tinha cerca de meio metro e mudava de forma (como dá pra ver no vídeo)!

          • M3NIS

            este portal possivelmente estava dentro da casa de alguem eles entram com a maior facilidade pelas janelas com vidro, pequenas aberturas como fechaduras ,este portal se estabiliza saem de de dentro delas aquelas figuras cabeçudas,ou seja é como o tele transporte so que além de Ets, suas naves, desdas pequenas ate como as de Fênix gigantescas . sua tecnologia esta além de nossa capacidade de imaginar.

            • Dan Galante

              Com certeza, a tecnologia que eles utilizam demonstra um controle da matéria e do espaço-tempo (e, pelo que é descrito na ufologia, sou propenso a acreditar na teoria das corda, que diz que toda a matéria é vibração, o que de certa forma também tem a ver com o tal “universo holográfico” – não que a matéria seja uma ilusão, mas que ela é formada no seu menor pedaço por ondas de energia). Isso explicaria a existência desses portais “dimensionais”… viu como a minha imaginação é fértil (rsrsrs)?

            • Regis

              M3NIS, já que você tocou no assunto portal, queria tua opinião sobre um material. Pedi também o e-mail do Marcelino.
              Se puder cria um e-mail para assuntos estranhos para que não te acionem no normal, te envio algo para que você opine. Pensei que fosse outra coisa, mas acho que talvez a tua linha esteja mais certa.
              Um abraço.

  • alien eighth

    Um dia ainda vamos ter um Ovni com seus tripulantes a aterrissarem em cima de nós e ainda vamos a estar a discutir o sexo dos anjos……….. 🙂

    • Brandao

      Eu teria umas 2 perguntas para eles:

      1 – Existe relação com nossos espíritos/almas e a vidas fora da terra? Qual?
      2 – Existe o “mal” fora da terra?

      • Hannah

        Esqueceu-se da terceira pergunta (igualmente fundamental quanto as outras duas primeiras):

        3_ O que vcs comem?

        Ao que esses ETs aterrissados aqui, respondem:

        ” ¬ Terráqueos humanos”

        Saudações Canibais \\//

        • 666Dark

          Tá, mas só no bom sentido, para reproduzir outras espécies, hehehehehe….
          Abraço.

          • LuaPequena

            Bom dia 666Dark !
            Ah!
            E depois a maldosa sou eu,né …………?
            Abração !

        • Brandao

          Nós, terráqueos humanos matamos o boi, fritamos a carne em fogo alto e comemos (Churrasco)
          Matamos galinhas, fervemo-as no seu próprio sangue e comemos (Galinha cabidela).
          Se eles vierem fazer almoço de nós de vez enquando, isso explica a nossa origem. Rs

          • LuaPequena

            Boa noite Brandão !
            Sinceramente, acho que , em poucas palavras, você desvendou um dos mistérios sobre o nosso hábito carnívoro .
            Afinal, se somos a imagem e semelhança de nossos criadores, então é lógico que tenhamos herdado, esse costume , deles .
            Esperemos que você esteja enganado , quanto a preferência por carne humana !
            Grande abraço !

            • Brandao

              Hehehe ! É verdade ! Fato é que vegetarianos eles não são. Vira e mexe, aparece umas vacas, bezerros e outros animais mortos sem motivo lógico aparente.

  • Ovetporai

    Ola gente , eu queria saber oqe é que eu vejo todos os dias , no mesmo horario de 19h smp no mesmo lugar , é como se fosse uma estrela só que brilha muito mais intensamente e é muito maior , e depois de um tempo some , nao desapareçe , vai desçendo as poucos mais em questao de 30 ou 40 mim ela some , eu queria saber se é um satelite ou oque é ? eu moro em Juiz de Fora – Minas Gerais

      • Ovetporai

        mesmo sendo muitooo maior que as estrelas

        • vulgo07

          …se comparado às estrelas, Vênus aparece bem maior…agora, não sei exatamente o quão maior tu afirma ter visto…
          .
          …acho que é Vênus pelo horário…
          .
          …estava perto da Lua ?…a noroeste ?…seguiu a mesma trajetória da Lua ?…
          .
          …sugiro que tu acesse o site http://www.zenite.nu?(nome da tua cidade)…e clica em Heavens Above…
          .
          …olha o que aparece pra mim aqui…
          .
          http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?SL=1&SN=1&lat=-29.2250&lng=-51.3478&loc=Farroupilha&alt=783&tz=EBST
          .
          abç

        • vulgo07

          …desculpe…tu tem de mudar o horário, abaixo do mapa…coloca lá 19 horas…
          .
          abç

          • maurolevandoski

            Não conseguí visualizar sua resposta ainda, mas foi eu postar este vídeo que minha internet ficou super lenta.

          • vulgo07

            …mas que bah…
            .
            … tira o “…sem”…hehehe

        • Paz_i_fico

          Boa tarde!

          Não é estrela, é o planeta Saturno que esta passando pela área onde fica visível para o Brasil.

          O período da translação em torno do sol completa a cada 29 anos e 167 dias… (pt.wikipedia.org/wiki/Saturno_(planeta)‎)

          Se observar Vênus também esta lá, só que é bem menor. Se quiser simular é só olhar aqui: http://www.solarsystemscope.com/

          Coloca a data e hora, que no caso 19:30 horas naquela caixa de diálogo que fica logo abaixo.

          Inté!

    • Aiolyos

      Olá amigo!
      Como Vulgo07 disse, possivelmente deve ser Vênus.
      Se quiser uma dica, baixa na net o Stellarium, coloque suas coordenadas e o software fará a simulação do céu exatamente igual.
      Abraços,

    • vulgo07

      …eu acredito em ti, Maurão… 😉

      • maurolevandoski

        Valeu, e é bom te ver novamente. 🙂

    • Fernando

      Ola Mauro, aqui em Curitiba tenho avistado ovnis identicos ao que voce filmou’ so que no MEU caso , eles giram e ficam parados no ceu, vi com o telescopio e sao orbes de luz, estilo sondas, eles abandonam a atmosfera terrestre e adentram espaco , entao desaparecem.

      MEU teclado esta horrivel.

      • maurolevandoski

        De julho prá cá já ví 3, inclusive mostrei um para meu irmão que não comentou nada, ele simplesmente parou, ficou uns 2 minutos parado e e começou a se movimentar vagarosamente e sumiu no horizonte. E hoje (13.08) vai ser dia de chemtrail.

    • Brandao

      Muito parecido com o que eu vi tbm !

      • maurolevandoski

        Para nós, ovnis, para a nasa, balões. kkkkk Mas sempre vejo coisas diferentes, e tenho uma filmadora antiga que filma à noite e sempre estou com ela em mãos, já tive oportunidade de filmar outros objetos (e até filmei), mas como sempre, são só luzes. Abraços. 🙂

    • Zafar Descrente

      Já vi igual. Era a ISS.

  • Aiolyos

    Já avistei a mesma coisa, exatamente igual.
    No meu caso, abrindo o Stellarium e simulando a orbita de Telescópios e Satélites não deu outra. Foi apenas a passagem de um Satélite.

  • 666Dark

    A meu ver, o filme parece real, o que é, (OVNI) não dá para ter certeza.

  • Ovetporai

    Vulgo07 Mais é bem maior que as estrelas mesmo , e brilha muito intensamente , numa escala de tamanho de 0 a 10 as estrelas estao no 3 e oqe eu vejo esta no 10 , e todo dia no mesmo lugar basicamente , e no mesmo horario por volta das 18hrs , 19hrs e ai ele some com o tempo ja nao esta mais la

    • vulgo07

      …acredito que seja Vênus, mesmo…ele se encontra bem brilhante nesses dias…e tua descrição bate…
      .
      abç

  • Ovetporai

    e sobre esses links qe vc me passou , é pra mim ver se a posição corresponde em relação a lua ?

    • vulgo07

      …é pra ti observar tudo o que está no céu naquele instante…daí tu pode tirar as dúvidas…
      .
      …se tu reparar…no link que te passei tu pode ver também se é a ISS…satélites…
      .
      …se o objeto não se encaixar no que está no mapa ou nas passagens dos outros…é OVNI…
      .
      …enfim…se um dia tu comprar um telescópio, ou mesmo quiser observar a olho nú…ali tem tudo o que tu precisar…
      .
      abç

  • cecilia

    ISS zigue-zagueando não né.

  • Zafar Descrente

    OVETS estão virando coisa do mundo da fantasia. Mais uma vez provado pela ciência que não passa da ISS cruzando o céu.