Novos indícios de água encontrados em Marte

Compartilhe este artigo com a galáxia!
Tempo de leitura: 2 min.
Ouça este artigo...

De acordo com o site operamundi.uol.com.br:

O robô Curiosity, da NASA descobriu mais indícios da existência de água em Marte. O dispositivo, que chegou na superfície de Marte em agosto de 2012, fez uma série de fotografias de várias áreas. Também foram examinadas 515 pedras. Algumas tinham a superfície redonda e lisa como se viessem de leitos de rios.

O estudo completo está publicado na revista Science. “Os pedregulhos oferecem novas pistas sobre o passado de Marte“, segundo Morten Bo Madsen, diretor do grupo de pesquisa sobre o planeta vermelho no Instituto Niels Bohr.

Completamos uma quantificação mais rigorosa dos afloramentos para caracterizar a distribuição de tamanho e a redondeza dos pedregulhos e da areia que formam esses conglomerados”, afirmou a autora do estudo Rebecca Williams, pesquisadora do Instituto de Ciência Planetária em Tucson, no Arizona. “Esses conglomerados são incrivelmente parecidos com os depósitos de leitos de rios da Terra”, completou a especialista.

O diretor do grupo de investigação sobre o planeta vermelho no Instituto Niels Bohr, Morten Bo Madsen, disse que as descobertas oferecem mais pistas sobre o passado de Marte. Se atualmente o planeta é árido, os cientistas encontraram provas de que a água fluiu na sua superfície há milhões de anos. Os robôs Spirit e Opportunity, ambos da NASA, tinham encontrado sinais da existência passada de água em Marte.

Em março, a agência espacial informou que a análise de uma amostra de rocha recolhida pelo Curiosity revelou que Marte teve condições para abrigar vida em forma de micróbios. Os cientistas identificaram enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, que são alguns dos elementos essenciais para a vida.

Fonte: operamundi.uol.com.br

—–

Por várias vezes a NASA tem anunciado sobre evidências de que Marte teve água em sua superfície no passado, como se isso fosse uma novidade muito grande.

Mas quem não lembra da seguinte notícia que foi publicada aqui no OVNI Hoje em agosto de 2011? http://ovnihoje.com/2011/08/05/nasa-desmente-a-si-mesma-e-declara-ter-fortes-evidencias-de-agua-na-superficie-de-marte

Pois é, realmente é muito difícil ficar empolgado quando a NASA fica falando a respeito de água no passado de Marte, quando deveria mesmo é estar focando na existência do líquido na sua superfície hoje, fato este que ela mesma anunciou e que é respaldado por inúmeras fotos, até mesmo da Agência Espacial Europeia.

Por que será que a cada nova notícia publicada pela NASA eu tenho cada vez mais a impressão de que ela nunca joga com o baralho completo?

n3m3

Colaboração: Bobby

astronomiaCuriosityMarteNASAOVNI Hoje
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (108)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • serlon

    àgua e pedras.sem comentários !!!!!!!!!!!

  • Gabriel Lobo

    Infelizmente a NASA perde a cada notícia sua credibilidade… A pergunta que fica é: a troco de quê? Para que enganar a humanidade como vem fazendo se mais cedo ou mais tarde, saberemos de alguma forma a verdade.
    Meu sonho é que alguma(s) raça(s) extraterrestre(s) apareça(m) em massa e desmascare todos aqueles que pretende manter a humanidade na ignorância.
    Estamos cada dia mais conscientes e seria bom estas pessoas que encobrem tomar atitudes mais humanas e responsáveis e divulgar tudo, pois se a humanidade descobrir pelos próprios extraterrestres, penso eu que haverá uma guerra mundial, só que contra os governos o que poderá gerar um caos incontrolável.

    • FERREIRA

      concordo com vc, Gabriel lobo.

    • Gabriel Lobo

      A NASA disse logo no começo da missão que um “braço” da curiosity tira fotos até completar 360° graus, aí fazem uma compilação e tem este tipo de imagem…
      O engraçado é que também no início da missão tinham dado a desculpa que as câmeras fotográficas eram de baixa qualidade pois a tecnologia embutida era de alguns anos atrás, agora temos imagens em HD no mesmo equipamento.
      Das duas uma, ou estão mentindo (provável) ou enviaram uma outra missão para lá para juntar-se à curiosity e substituir as câmeras….rsrsrs

      • Doidim2011

        A câmera só não tira foto do céu marciano, que provavelmente deve ser de um belo azul.

      • Marcelino S. de Melo

        Eu acho que o robô prepara a maquina para tirar fotos automaticamente e na hora H joga a câmera para cima e pega nos ar depois, afinal a missão custou 2,5 bilhões de dólares, ele tem que fazer isso e muito mais, foi feito com consultoria das Organizações Tabajara 😀

        • BiGBanG

          Texto extraído do G1 – Globo Esporte …”Na Matriz de Responsabilidades da Copa em 2010, a previsão era de que os 12 estádios construídos ou reformados para 2014 custariam, ao todo, aproximadamente R$ 5,4 bilhões. Essa estimativa se mostrou incorreta: os custos estão 30% mais caros – chegando a R$ 7,1 bilhões, segundo estimativas de abril, passadas pelas próprias cidades-sedes.”…

          É de doer… dava quase pra mandar 3 Curiositys para Marte, e quer apostar que nem vamos ter malabarismo de câmeras por aqui…

          Abraço à todos

    • Paz_i_fico

      Bom dia!

      Esta pergunta é fácil responder!
      É o estagiário que eles deixaram lá! He, he, he!

      Amigo eu duvido que este Curiosity esteja lá em Marte, pois é muito difícil que a natureza criar 02 vezes iguais em 02 planetas diferentes, olha só:
      http://ovnihoje.com/2013/05/18/criatura-marciana-ou-pareidolia/#axzz2V1DW5CIS

      O Curiosity está bem aqui na terra em algum deserto e bem escondido!

      Inté!

    • Alex Cosmos

      Boa pergunta ! será que existe uma grande mentira e a sonda não está em Marte ?A troco de que a Nasa faria uma farça para desacreditar a propria agência espacial ? Porque as possíveis agencias rivais não colocam a Nasa em seus comentários desacreditando-a com fotos como essas ? Porque ?

      • Paz_i_fico

        Bom dia!

        Tudo é interesse, nunca fizestes ou ouvistes falar que alguém foi comprar um determinado valor e comprou um pouco menos, e o restante comprou de balas!
        Li que algumas empresas americanas afirmam que constroem e enviam outro igualzinho a este por US 2 bi, o da NA5A custou US 6 bi, o detalhe é que as balas deles custam bem mais!
        Ta dando o cavaco, pois tem senador americano querendo saber para onde vai o dinheiro, estão falando até em CPI, neste caso já é pizza com certeza.

        Inté!

        • Marujo

          É o que o Richard Nolan (entre outros) vem dizendo há tempos!

          • Marujo

            Sigam a grana!

  • Rubel Porn Guilherme

    Eu acho que ficar sonhando com a vida em Marte ou ,ao menos, com a água lá, é se contentar com migalhas..
    poucas migalhas, mal contadas.

  • Nenem

    As imagens do Curiosity parecem de video game. não parecem reais.

  • ufologoresponde

    Sigam no twitter @ufologoresponde tiro todo tipo de dúvidas, estudo casos, dou minha opinião em fatos da ufologia mundial. A 20 anos no ramo da ufologia.

  • Sirius

    Eu também concordo com vocês. Isto são tudo manobras de diversão, ou representação teatral, para que não enxerguemos além do nariz.
    Mas como se costuma dizer: “Mentira tem perna curta”!

  • Marcelino S. de Melo

    Quando é que irão revelar a descoberta de microorganismos vivos e abundantes feita pelas Vikings e confirmada pelas análise do Curiosity em novembro do ano passado, que quase o J. P. Grotzinger “linguarudo” deixava vazar. Não esqueci a descoberta que entraria para os livros de história. Só um idiota acreditaria que foram apenas compostos orgânicos de origem abiótica. Se bem que eles acham que somos todos idiotas na NASA ou melhor a culpa é do Pentágono são eles que ditam as normas por lá.

    • Marujo

      A União Geofísica Americana (realizada de 2 a 7 de dezembro em São Francisco) passou … e? E nada! Nada?

  • Zafar

    Eu que não sou cientista sei que tem água em Marte. Só mandar minha sonda que eu acho água em Marte.

    http://goo.gl/dSx1t

  • fran

    E, eles chegaram a essa conclusão porque os pedregulhos “se parecem” com os da Terra, nos leitos dos rios?
    Para uma agência como a NASA, está fraquinho!

    Até uma criança poderia ter olhado as pedras e poderia ter dito: “igual das pedras que tem no rio lá perto de casa”.

    Ou esses caras descobriram algo gigantesco (e, tentam impôr essas colocações na tentativa de fazer todo mundo de idiota) ou, até agora, foi só um desperdício de dinheiro(e, tentam esconder para não dizer ao povo que ele, realmente, é idiota).
    -Se é que essa geringonça saiu de dentro dos EUA e não se encontra nos arredores de Monjave.

    Água? Adianta saber que Marte teve água há milhões de anos atrás?
    Pelo que demonstram, hoje, é um deserto.
    Ou será que eles pretendem mandar a Marte perfuratrizes para cavar água?

    • Jedeon

      Bom dia, fran.
      Pra uma pessoa sagaz como vc fica fácil ver isso né!
      Já encontraram vida inteligente em Marte a muito tempo, sobre os túneis de Marte não é de hoje que vazam informações. Ai colocaram o robozinho pra dar voltas em circulo em um deserto enorme e de rara vida, tipo o Saara aqui, que a milhares de anos tb já foi um oceano, ou seja, no meio do nada pra não encontrar nada. Justificam suas teses que vida extra não foi encontrada ainda, ganham tempo, não para o que e assim vão controlando o adorável gado novo..rs (ja que o Zé ta na moda no OH).
      WoW!
      Abs.

      • fran

        Pois é Jedeon.

        Ficou muito estranho aquele “cala-a-boca” ao Grotzinger, na hora H, conforme mencionado pelo Marcelino no coments acima. O que teria ele a dizer?

        Abs
        Bloop! (brincadeirinha imitando vc com o WOW)

        • Jedeon

          Ah gostei do Bloop! rs… 😉

          Bom dia!

          WoW Bloop!

    • Marujo

      Fran:
      Fosse um projeto realizado por um certo país localizado abaixo do Equador, e eu teria uma qua$e certeza dos reai$ motivo$ para tamanho ga$to …

      • fran

        Pior.
        Se fosse nesse país, abaixo do Equador, eles não iriam nem tentar explicar com as pedrinhas.
        Prá que?
        Logo, logo vem fevereiro e o povo se sente revigorado!

        • Marujo

          Hehehehe …
          “Uns, mestres, outros, aprendizes, mas todos trapaceiros.”

          • LuaPequena

            Boa noite Marujo !
            Muito bem dito !
            Onde assino ?
            Abraços !

  • Marlon018

    O engraçado é que alguns usuários aqui do OVNI Hoje alegam coisas que sequer podem confirmar a veracidade.
    .
    O céu de Marte é azul; tem provas? Lá existe água; tem provas? Lá tem marcianos; tem provas?
    .
    Infelizmente é mais sensato acreditar no que a Nasa diz do que acreditar em teorias conspiratórias.
    .
    Óbvio que a Nasa, assim como outras corporações, omite e até mente sobre várias coisas, mas qual opção nos resta a não ser acreditar? Vamos deixar para quem entende do assunto estudar e confirmar se as informações que nos são passadas são verdadeiras… Ao menos isso é muito melhor do que conspirar e perder tempo e credibilidade.
    .
    Se vocês tem provas, evitem o fala-fala e as mostrem…

    • vulgo07

      …..engraçado como “alguns” insistem em exigir provas, mas não são capazes de contribuir em nada….
      .
      ….engraçado como “alguns” são covardes, e não direcionam suas críticas….sempre dizendo “alguns aqui”…. porque não fala direto a quem quer criticar ?
      …ou será que tu é mais um “ser especial superior” enquanto todos aqui são débeis ?
      .
      …ninguém aqui precisa te provar nada….
      .
      ….ah….afinal….é mais sensato acreditar em que ?….seja mais claro…. sabidão…..

      • Paz_i_fico

        Boa tarde!

        Vulgo07, amigo velho, tem gente que vendo, não acredita. Será porque eles gastam tanto dinheiro com curiosity?

        Se não for para achar, então é para acobertar, não tem outra explicação!

        Inté!

        • vulgo07

          …é cada um que aparece…que parece dois…
          .
          😉

      • TheBode

        Não é mais sensato, é mais fácil acreditar naquilo que se pode provar.

        • vulgo07

          …isso ninguém questiona….aliás… isso é óbvio…não ?
          .
          ….não sou adepto de teorias conspiratórias…mas de acordo com o sabidão Marlon ali em cima…o melhor é acreditar sem questionar…porque “é o que nos resta”….wtf ?????
          .
          ….é muito contraditório afirmar que aqui “no OH alegam coisas que sequer podem confirmar a veracidade…”….mas se SÃO NASÃO faz o mesmo, tá tudo bem….?!
          .
          ….mas que m…. de comentário…

      • rok3t

        Perfeito amigo.
        É isso mesmo que tu disse!!

        • vulgo07

          …pior…
          .
          abç

      • Jedeon

        Fala ai vulgo,

        Nosso sensato amigo ai em cima, disse:

        “…Óbvio que a Nasa, assim como outras corporações, omite e até mente sobre várias coisas, mas qual opção nos resta a não ser acreditar…”

        Mais mesmo assim acredita nela…. Eu tenho amigo que é um caso parecido, a gente avisa, olha abre seu olho, ela ta te enganando, olha só vc num percebe…os cara aqui bar amigo já mostrou foto, filmou, gravou conversas e parará…. mais ele insiste em dizer:

        “… Óbvio que ELA, assim como OUTRAS, omite e até mente sobre várias coisas, mas qual opção ME resta a não ser acreditar…”

        MUUUUUUUU…ita sensatez….kkkkk

        WoW!

        Eu pensei em responder tb a ele, mais minha resposta nunca seria melhor que a sua!!!

        Abs.

        • vulgo07

          …depois nós é que somos os ingenuos…
          (não acho o circunflexo…lap top americano)
          .
          😉

    • fran

      Marlon.

      Quando comentaram que o “céu é azul” (Doidin) tenho a vaga impressão de que ele estava sendo irônico e você não percebeu.

      Quanto ao “alguns” concordo em nº, grau e gênero, com meu querido e estimado vizinho(Vulgo).

      Quanto a “provar a veracidade”, nem a NASA poderá comprovar a veracidade do Curiosity. Ou seja, temos que acreditar nos que nos contam ou não(e, não acreditar é um direito de todo cidadão).
      “Lá existe(iu) água” ….quem disse isso foi a NASA, quando olhou os pedregulhos redondos. E, acho que o Zafar, também, estava sendo irônico quando falou em enviar a sua sonda.

    • rok3t

      Por favor, cite os usuários aos quais vc critica.
      Se vc leu algo que não concorda, pegue estas informações e pesquise por conta própria. Acredito que o tipo de prova que vc busca não deve ser cobrada das pessoas que participam do ovnihoje. Faça o questionamento a quem possui estas provas!!
      E tem razão, é bem sensato confiar na Nasa, especialmente quando a informação do céu azul de Marte vem dela!!
      http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2010-427

      A revelação sobre existência de água tb vem da Nasa, mas dessa vez deixo a pesquisa para seu esforço.

      A propósito, vc sabe porque o céu da Terra é azul?

      • vulgo07

        …uma vez um amigo meu foi comer um “xis”, na praia…
        .
        …..fez o pedido e, enquanto esperava, apareceu um rato….o bichinho subiu ao lado do fogão e correu por cima da chapa quente, atravessou toda, pulando… bem embaixo do nariz do chapeiro que preparava o lanche….
        .
        …todos ficaram olhando…então o chapeiro olhou para os clientes e disse, na cara-dura, com um sorriso :
        .
        – ESSE QUEIMOU AS PATINHA !!!
        .
        …e continuou a fazer o lanche…normalmente…
        .
        ….são assim esses trolls…eles entram onde não deviam…se queimam…e vão embora, chamuscados….e nós ? nós continuamos….

        • Eduardo LBM

          Não vou mais me preocupar com os ratinhos que aparecem de vez em quando aqui no mercado.
          .
          Já nem me preocupo com os trolls há muito tempo.
          .

          • vulgo07

            …eu até tento, mas não consigo… 🙂

          • BiGBanG

            Eduardo, me tira uma duvida sobre fotografia, não seria possível o céu de Marte aparecer em alguns momentos mais azul e em outros mais vermelho, porque aqui na Terra quando se tira fotos ao amanhecer ou entardecer o céu fica meio diferente, tipo às vezes tá azulão outras tá mais avermelhado, que “Ronaldo” explica isso ?

            Abraço

            • Eduardo LBM

              O que você diz, BigBang, é perfeitamente possível, desde que a atmosfera de Marte seja igual ou muito parecida com a da Terra em sua composição, coisa que eu não duvido nem um pouco da possibilidade.
              .

    • Marujo

      Marlon, penso que a resposta está em tuas próprias palavras:

      “Óbvio que a Nasa, assim como outras corporações, omite e até mente sobre várias coisas, …”

      As pessoas que frequentam o OH (e congêneres) elaboram seus raciocínios exatamente em função destas mentiras e omissões.

      “… mas qual opção nos resta a não ser acreditar?”

      Pensar, pesquisar e construir hipóteses que preencham as lacunas causadas por tais “mentiras” e “omissões”.

      É também por isso que nós (Neme & Cia) estamos por aqui. Ok, parceiro?

      Marujo.

  • Alex Cosmos

    A humanidade tem o direito de saber a verdade ! chega de possíveis vestigios de vida microscópia e possíveis vestígios de água, queremos saber a verdade ! isso só vai ser possível quamdo um grupo não Governamental chegar ao espaço sem ser acompanhado por militares, estamos chegando perto disso acontecer!

    • vulgo07

      …tu que filmou, Jack ?

    • Zafar

      Que cara medroso, até afinou a voz.

    • Fábio

      ?

    • Derico

      Fake dos brabo!!!

    • vulgo07

      …e daí, Jack… foi tu quem filmou isso aí ???
      .
      …trolllllll……….

  • serlon

    só o tom da voz dos caras da pra perceber que é fake..

  • etphonehome

    Por onde anda o colega J.G.Mendes? O que ele teria a dizer, já que afirmou que é amigo de alguém que faz parte dessa missão?
    Vejam o que ele postou em novembro de 2012:

    Grande descoberta em Marte… mas cientistas da NASA ainda não querem revelá-la (ATUALIZAÇÃO: 22/11/2012 – 12h20min)

    Leia mais: http://ovnihoje.com/2012/11/22/grande-descoberta-em-marte-mas-cientistas-da-nasa-ainda-nao-querem-revela-la/#ixzz2VBdfOfc0
    Follow us: @ovnihoje on Twitter | ovni.hoje on Facebook

  • Zafar

    Quem chegar primeiro em Marte é dono, quem chegar por último é a mulher padre. kkkk.

  • 666Dark

    Pô, quando li o cabeçalho da notícia, pensei que a NASA ia revelar que tinham “achado” em “Marte” uma garrafa de água mineral! Bem, por enquanto só “acharam” um ratinho.

    • 666Dark

      Em tempo: Gosto muito das fotos do Curiosity tiradas pelo braço invisível do robô! Nóis merece…

  • Eduardo LBM

    Dois e meio bilhões
    e nos mandam apenas suposições…
    .

    • fran

      Só pedregulhos que se parecem com pedregulhos da Terra!

    • Marujo

      Yes, my brother. It’s pay per view!

  • Bryan

    Notícias da Nasa vai e vem, e eu tenho a impressão de que ela tá dando voltas num mesmo lugar.

    • Paz_i_fico

      Boa noite!

      O deserto que o jipe tá é muito pequeno!

      Inté!

  • fran

    O mais estranho é Mr. Morten Bo Madsen estar tão empolgado e tomar como prova de existência de água o tamanho e a redondeza das pedras. Ora, eles analisaram 515 pedras de um planeta que tem 144.798.500 km² de área de superfície.

    Vai ver o Curiosity caiu em cima de um poço artesiano.

    Acho que tem mais “gatos” nessa tuba!

    • fran

      Mas, não seria um buraquinho muito pequeno, não? (6,4 cm de “fundura” por 1,6 cm de largura)

      Pensei que esse jipe tivesse mais poder de fogo!

  • caxopa

    caros colegas do OH, boa noite!

    imagino que ninguém lembra de mim, mas venho visitando este site a mais de dois anos quase que diariamente. acompanhei várias fases, algumas até meio chatas que me fizeram perder o tesao de comentar. mesmo assim, considero esta parte dos comentários um excelente local para ler opinioes dos colegas e ir atrás do links indicados, videos, livros.

    resolvi comentar hoje por dois motivos:

    1) esse curiosity me intriga muito. diria que me intriga desde que vi aquele famigerado video “7 minutos de terror” – somente o título escolhido já indica quão verossímel o projeto pode ser. ao final do video algo me dizia que aquilo era muito hollywoodiano. sou eng. aeronáutico e me interesso muito sobre o tema, fui pesquisar. pra mim agora é óbvio que um pouso em Marte da maneira como sugerido é IMPRATICÁVEL, uma aberração, uma afronta à inteligência humana” não vou entrar em detalhes aqui, mas se alguém quiser explicações eu forneço. dica: a atmosfera marciana apresenta 1% da espessura da atmosfera terrena. este informação mata a charada, pra bom expremedor meia laranja basta.

    2) o segundo motivo que me fez comentar hoje é o grande prazer e alegria de ver que nem tudo está pertido: bastantes pessoas aqui já se ligaram do teatro palhaçada promovido pela na3a e o jpl. nao quero insultar ninguém mas tem que ser acéfalo ou ingênuo demais (isso não é issulto, é?) para acreditar nessa fanfarronice toda.

    você acredita que a missão apollo da na3a foi por 6x à Lua e que homens andaram em sua superfície? hahahahahahahahaha, véi na boa… isso é do tempo que as pessoas acreditavam em tudo que passava na tv. simplesmente não tem lógica. vá ver as fotos e os vídeos (por sinal “perderam” os originais), assista a entrevista dos astronautas quando voltaram. vá procurar os desenhos, o projeto (não existem mais também). vá a p&¨% do museu aeroespacial em Washington (tive a chance de ir) e veja “per se” aquela palhaçada de metal que chamam de módulo lunar e que õnde – é tão óbvio que dá pra ver – simplesmente não cabe dois astronautas equipados. sem falar que a porta de saída é pequena demais para algum deles sequer sair do módulo. quer mais informação? eu me prontifico a ajudar. duvida de mim? então obviamente você deve saber a distancia terra-lua, é claro. e também deve saber que o voo mais “alto” do onibus espacial foi a (meras) 400 milhas de altura e que mesmo tão “baixo” os astronautas já estavam sentindo os efeitos da radiação do cinturão de van halen. pra quem não entendeu vou deixar claro: a ordem de grandeza entre os dois feitos é na ordem de 500x!!! absurdo um ponto tão fora da curva assim! é como se meu palio mil fosse fora da média e não fizesse 15km/l mas sim 7500km/l!!! deu pra entender ou preciso desenhar?

    prepare a pipoca e assista o tal “7 minutos de terror” e ria (ou chore) comigo:
    http://www.youtube.com/watch?v=5ToUfVlP4cI (a narração é cómica)

    agora veja uma foto da missão apollo 11 (clássica por sinal) que sozinha prova que o programa era uma farça:
    http://1.bp.blogspot.com/-bI2kBLl81dQ/UDlt9sH8-RI/AAAAAAAAFUY/Dg46t_od5iE/s1600/neil+armstrong+first+man+on+the+moon.jpg
    (e na boa, não me venha com argumentinho babaca que a missão foi verdadeira, apenas as fotos são fake)

    concluo achando graça da ingenuidade de muitos que clamam ardorosamente para ver essas notícias reveladoras serem finalmente apresentadas pela na3a, pela rede bobo, no noticiário das 20h. quando é meu deus que as pessoas vão acordar para o fato de que a mídia e os governos mentem descaradamente, não merecendo a menor credibilidade?

    n3m3, não tenho palavras para agradecer ao teu trabalho e dedicação e pela quantidade de informação proveitosa que eu consegui obter aqui no seu site com colaboração de alguns usuários. muito obrigado é pouco…

    • caxopa

      moderação, peço encarecidamente que libere meu post da moderação e que caso eu tenha infringido alguma regra do site adianto que foi sem intenção e peço encarecidamente que me explique qual foi, assim não repito o erro.

      novamente, muito obrigado!

      • Marcelino S. de Melo

        Já considerou que o Curiosity pode mesmo estar em Marte mas que TODAS as informações que eles repassam e repassaram sobre Marte até hoje serem quase todas mentirosas? Para que um para-quedas numa atmosfera tão rarefeita ou eles estão mentindo sobre a composição atmosfera marciana e sobre tudo mais? Inclusive verificar o fato de terem fotografado água liquida escorrendo pelas encostas em abundância que numa atmosfera tão rarefeita não deveria ocorrer? Marte está cada vez menos vermelho, peguem uma foto da década de 90 e comparem com as do ano passado.
        A questão é o que acharam na lua que exigiu uma grande farsa em estúdio para esconder? E mais, como Marte é de fato? Pode ser que não seja aquilo que eles nos mostram há 40 anos.

        • caxopa

          caro Marcelino, nunca conversei contigo mas gostaria primeiramente de elogiar sua posição centrada e inteligente em diversos assuntos discutidos aqui no OH. gosto muito de ler suas opniões sensatas e tenho muito respeito por elas.

          vou pular a parte da atmosfera de marte para nao me alongar muito – até pq o ciclo de falácias que você propõe nos levariam a uma espiral sem fim. a composicao da atmosfera marciana bem como sua espessura podem ser analizados aqui da Terra mesmo, e isto já foi feito por várias agências independentes, de onde concordo contigo que pode ser tudo forjado, mas existe uma probabilidade grande da atmosfera marciana ser somente 1% da atmosfera terrena mesmo.
          aproveitando, você falou do para-quedas, e apesar de um para-quedas supersônico nao ser a coisa mais normal aqui na Terra já vi testes desse tipo de dispositivo, e diria que Mach 3 na Terra ou Mach 3 em Marte, aerodinamicamente é a mesma coisa. o que me admira no vídeo citado é o tal CRANE o qual jamais consegui encontrar documentação, relato ou testes de aparelhos semelhantes feitos aqui na Terra. É absurdo pensar que uma coisa foi montada aqui para ser testada pela primeira vez lá em Marte e além de tudo funcionou com perfeição.

          agora a parte da Lua é a parte que eu mais gosto. pra começar o projeto apollo durou 8 anos até o alegado primeiro pouso na Lua – um recorde absurdo e sem precedentes de velocidade, ainda mais se considerarmos que numa próxima viagem à Lua eles (na3a) estimam um projeto de 20 anos!!! peraí, alguma coisa está errada. quer dizer que hoje em dia com ferramentas de CAD/CAM, eletrônica, materiais modernos, etc auxiliando o projeto somos mais lentos que os caras na década de 60 que utilizavam relés nos computadores e régua de cálculo? não, não tem lógica. outra coisa que nao me sai da cabeça é: por que eles simplesmente não “enchem o tanque” e mandam uma apollo de volta num saturn v? ganha um doce quem responder isso. continuano na análise técnica, como te falei é praticamente impossível achar qualquer desenhos destes projetos o que é uma absurda brincadeira considerando que dizem que este foi o maior feito tecnologico da humanidade. e os caras perderam os arquivos originais – muito conviniente.

          sobre a armação que você comentou, pra esconder algo que existe na Lua. Videos e videos indicam intensa movimentação de OVNI´s na Lua e não é preciso sair da Terra ou de baixa órbita pra perceber isso. admito que também já li e considerei este tipo de informação por algum tempo, mas somente até eu procurar me aprofundar no projeto Apollo e descobrir seus furos – e são muitos.

          comentei que já fui no museu aeroespacial em Washington e tive o imenso prazer de também ir no museu homonimo russo, em Moscou e ver as máquinas deles – estas sim dignas de uma verdadeira engenharia! numa revisão cosmológica, os russo enviaram o 1o. satélite, o 1o. cão, o 1o. homem, a 1a. mulher e montaram a 1a. estação no espaço. se alguém entende alguma coisa de espaço neste planeta são os russos! se fosse possível ir à Lua quem teria sido seriam os russos!

          a minha justifica pra na3a ter fraudado as missões é simples até demais: $$$ (corrupção). com este projeto levantaram uma enorme grana do contribuinte, fabricaram capsulas de metal barato que custaram 5mil doláres e apresentaram como se fossem coisas para realmente ir ao espaço ao custo de milhões. como exemplo aqueles jipinhos correndo na lua orçados (a epoca) em 60 milhores de dolares!!! duvido que gastaram 10 mil pra montar aquelas geringonças e dar um rolé no deserto.

          alguém já viu os videos da apollo 12 na Lua? se alguém falou que viu, mentiu, pois alegando que o sol “queimou” a camera esta segunda missao na lua foi transmitida apenas em audio – muito conveniente. na apollo 13, pra chamar atenção, pois o publico tinha perdido completamente o interesse, inventaram o drama dos astronautas perdidos no espaço, e assim vai…

          já me alonguei demais, mas concluo afirmando que não houve missão a Lua no final da decada de 60 porque nao havia tecnologia disponivel para tal. duvido que haja atualmete. para dar embasamento ao que digo repito a análise feita no livro “conquest to the moon” do proprio von braun (alemao, inventou o V2 que ele soltava na cabeça dos ingleses, depois veio a ser o diretor do programa espacial nos EUA), escrito em 1953 (bem antes do anuncio do kennedy) onde ele ingenuamente fala tão seriamente sobre uma particularidade que impossibilitaria o voo lunar como proposto e noticiado pela na3a, i.e., viagem direta a partir da Terra: segundo von braun o foguete necessário para tal viagem deveria ter um tamanho 266x maior que o saturn v (detalhe óbvio: somente para a ida – lembra da comparação de 500x que eu fiz antes? legal da engenharia é que as coisas são lógicas e vão se encaixando).

          outra citação interessantíssima do van braun, agora sobre o cinturão de van allen:

          “Finally, there is the Van Allen Radiation Belt. Just a little over a year ago we didn’t even know it existed. Explorer I, equipped to measure the intensity of the previously mentioned cosmic radiation, gave us the first indication that there was something completely unsuspected up there. Two more Explorers unveiled the fact that the earth is surrounded with two concentric, doughnut-shaped rings of “trapped radiation.” Electrically charged particles — apparently mainly electrons — endlessly circle around and up and down the magnetic field lines which connect the magnetic North and South Poles like a grid of meridians. When a rocket flies through this belt the trapped electrons impinge on its skin like raindrops hitting an aircraft which is flying through the clouds. Very much in the same fashion as the impinging raindrops cause sound waves audible within the airplane cabin, the impinging electrons produce an electromagnetic radiation inside the cabin. Physicists use for this kind of radiation the German word bremsstrahlung (slow-down radiation), but it is actually something quite similar to X-rays. It is this bremsstrahlung that we have to watch in the Belt.” (First Men to the Moon, p.19).

          estou aberto a argumentos contrários, na verdade anseio por eles, pois esta é uma maneira eficiente de se aprender.

          e obrigado pela atenção Marcelino, é um enorme prazer tentar humildemente coloborar com um colega que, sem saber, já me trouxe tantos pontos de vista e informações interessantes!!!

          ps. a proposito alguém aqui sabia que – para preservar sua segurança mediante tão assustador desafio – o gagarin não foi na vostok (que provavelmente partiu sozinha) e para justificar a capsula vazia alegaram que ele havia ejetado da capsula na reentrada, o que teoricamente desqualificaria o voo, e que deu maior pano pra manga para homoogarem este como o primeiro homem no espaco? dai a gente vai vendo onde esta salada espacial começou e foi parar… aguardem cenas dos proximos capítulos!

          • Marcelino S. de Melo

            Já tinha conhecimento sobre a possibilidade de uma nova missão a lua só depois de 2020. Muito contraditório de fato, contudo estás ciente que sua afirmações contrariam o establishment científico que afirma que aqueles que duvidam da ida a Lua é na verdade um lunático. E preciso ter coragem para alegar isso. Quanto ao fato de jamais terem voltado depois de 1974, nunca deram uma explicação satisfatória,porém nunca nenhum documento relativo uma suposta farsa no Programa Apollo vazou. Até de Discos no Novo México se achou algo, mas da ida a lua ser uma farsa não, como esconderam tudo isso?Ao final considero sua tese corajosa para um engenheiro, plausível e muito plausível, só acrescentaria que além de não terem a tecnologia na época provavelmente sabem que tem uma atividade alienígena ocorrendo na lua com tecnologia além do que podem sonhar, daí temos outra questão: Serão hostis? Vale a pena ir lá e correr o risco de um contato perigoso?Acho até que a lua já tem dono e não é os EUA ou qualquer nação terrena.

            • caxopa

              Caro Marcelino, boa tarde!

              É com muito prazer que eu retorno aqui para lhe dar um parecer, já que estamos promovendo uma discussão em alto nível e que, por assim ser, acaba iluminando à todos nós com um pouquinho de sabedoria. Não pense que eu estou apenas enviando informação, muito pelo contrário, para escrever as coisas que escrevo – e como você disse, quebrar o establishment – preciso de muita pesquisa, estudo, concentração e análise crítica.

              Já que você pediu um vídeo que mostrasse a fraude do Show da Lua, resolvi escolher um curto e sucinto, que fala por si. Veja bem, eu não vou dizer aqui que este curto vídeo (apenas 10 minutos) prova a farça. Espero que cada um de nós que assista a ele tire suas próprias conclusões. Seguindo a lógica as conclusões obtidas NECESSARIAMENTE precisam ser as mesmas.

              Atento para o fato de que nos mostraram apenas imagens vagabundas em preto e branco dos astronautas na Lua quando você por ver por estas filmagens que eles tinham posse de no mínimo uma câmera de vídeo em cores, com uma definição muito melhor.

              Aprecie e, se não for pedir demais, traga-nos seu feedback. Como você deve ter visto temos vários colegas abaixo entrando na discussão com pontos e observações importantes que vem construindo um debate legal sobre o tema.

              http://www.youtube.com/watch?v=B6Z2GZRuscs

              Muito obrigado!

              “The truth will always set us free!”

              • caxopa

                A tempo, teve um cara que marcou entrevista com vários astronautas – provavelmente sem contar a eles a intenção da entrevista – e no decorrer da entrevista pede uma opiniao do astronauta sobre um certo vídeo – e manda bala nesse aí que te passei.

                A reação dos astronautas você pode imaginar. Tanto que o nome do documentário é bastante sugestivo: Astronauts gonne wild.

                Não tem muita interpretação científica, mas se você tiver uns 50 minutinhos livre, vale a pena assistir.

                Ainda passarei uma lista abaixo com meus documentários preferidos – comentados por mim. Talvez você queira esperar, talvez não. Eu assisto todos, seria minha recomendação.

                😉

                • Jedeon

                  Amigo caxopa,
                  Vou ser breve.
                  Primeiro gostaria de parabeniza-lo pelos ótimos debates que estas proporcionando, pela educação e respeito que trata os adversos a sua opinião, pois bem sabemos que nig é dono da vdd.
                  sempre bato na tecla que para sustentarmos algo precisamos estudar, pesquisar e por a prova o que descobrimos, isso vc bem tem o feito. Apesar d´eu pensar diferentes em vários pontos, é louvável imaginar que tudo não passa de um grande engodo americano, pois eles são mestres incomparáveis na arte de enganar.
                  Mais se achar que sou merecedor de sua atenção, gostaria de conhecer mais o que pensas sobre ufologia, sobre ovnis, avistamentos, abduções, cropscircles, Wow!, engenharia reversa e afins.. talvez vc já tenha dito e eu perdi algum comment, mais por favor esclareça um pouco, de forma breve (rsrs) o que pensa sobres esses assuntos. E me diga o que acha dos rumores dos americanos trabalharem com extras, ja terem grandes tecnologias e tudo isso foi pra “inglês ver” e esconder a “verdadeira verdade”. Esses teatros todos sobre a lua, Marte não seria para tirar a atenção de algo muito maior?

                  Obrigado amigo e não me leve a mal…rs

                  Aaah..aproveita e diz donde tirou esse nick…rs

                  WoW!

          • 666Dark

            Apoio completamente a sua exposição, principalmente sobre a viagem à Lua.
            Abraço.

            • 666Dark

              Em tempo; Com uma ressalva, se foram de milagre, foram no máximo uma vez e as “filmagens” foram feitas todas na Terra..

          • fran

            Caro Caxopa.

            Eu não surpreendí, nem um pouco, com sua exposição.
            Já defendo, há muito tempo, esta mesma concepção sobre a ida a Lua. Assistí, pela televisão, a tal transmissão. Naquela época até acreditei que fosse verdadeiro mas, com os anos passando, cheguei a outras conclusões já que, evidentemente, em 1969 não havia tecnologia para uma viagem desse porte e muito menos para uma transmissão de TV em nível mundial.

            Acrescenta-se que, até o ano passado, uma nave para chegar na ISS que está a, aproximadamente, 400kms da Terra, levava em torno de 2 dias para acoplar. Ora, em 1969, em 4 dias, a Apolo percorreu 365 mil kms? Sem falar na complexidade que seria “alunisar” uma nave. Sem contar, na hora de voltar!

            São inúmeros os empecílhos que poderia se passar horas discorrendo sobre os mesmos.
            Assim, em face de todas as questões, é de se ter alguma desconfiança, também, quanto ao Curiosity.

          • vulgo07

            …pow, Caxopa…. assim tu dá um nó na minha cabeça…
            .
            ….também acho meio mirabolante aquele guincho que baixou o Curiosity….parece que saiu direto de Hollywood para a prática…nunca divulgaram protótipos ou coisa parecida….sendo que deve ser um processo muuito complexo….
            .
            embora….nunca me aprofundei muito no assunto “verdade ou farsa”
            .
            ….e “ouvindo” tudo isso de um Engenheiro Aeronáutico, realmente me encheu de dúvidas….
            .
            ….gostaria que mais alguém, QUALIFICADO como tu, desse sua opinião acerca desse assunto, para corroborar ou rebater suas declarações…
            .
            …saudações curiosas…

            • caxopa

              Caro colega Vulgo, venho aqui apenas para agradecer pelas suas gentis palavras. Venho acompanhando seus comentários desde uma época que você era mal entendido aqui no OH.

              Hoje afirmo sem medo de errar que você é um dos participantes que mais ajuda aqui na área de comentários, pois você consegue separar o joio do trigo de uma forma muito coerente.

              Acrescendo que gosto muito da sua forma de escrever.

              Por favor deixe-me saber se houver algo mais em que eu posso te ajudar. Como você estou também aguardando outro técnico/cientista para corroborar ou discordar dos pontos apresentados em busca de um maior entendimento sobre o tema.

              Juntos somos fortes!
              (quando será que o povo vai se tocar disso?)

            • 666Dark

              Vulgo07, entre outras coisas, uma das que mais me chamou a atenção na “viagem” à Lua, foi o sistema “fantástico” de esconder os tanques de combustível do módulo. Dentro não estavam, porque mal dava para caber os astronautas.

              Quanto ao Curiosity, esse está certamente fazendo um turnê bem pertinho da gente.
              Abraço.

              • vulgo07

                ….pois é…nunca fui de duvidar das façanhas espaciais….mas tem tanta coisa assinalando farsas….e essas “provas” fazem sentido (falo como leigo) e batem de frente com a versão oficial….
                .
                ….não tem como não ficar com dúvidas….
                .
                ….putz….nem sei o que falar….
                .
                …tem que ser galo pra desmentir “os caras”…não é coisa pra pinto, não…
                .
                😉

                • Marcelino S. de Melo

                  Essas coisas me fazem pensar as vezes que vivemos mesmo numa especie de Matrix. Onde tudo o que baseamos nossas certezas não passa de ilusões. Quando certas verdades forem escancaradas nossa sociedade imperialista cai, toda sociedade nasce e morre, a nossa parece que já passou da hora, não falo de hecatombes e tragédias falo de revolução geral.

                  • vulgo07

                    ….ah…de uma forma ou outra…um dia a casa cai….

                    • 666Dark

                      Espero que seja prá breve, porque as coisas vão de mal a pior, principalmente por parte dos governos mundiais. Essa crise mundial programada, ainda vai dar muita lenha para incrementar o tal governo mundial. Aí nós estamos mesmo é ferrados! O pior é que nós mesmos é que os colocamos lá.

              • Paz_i_fico

                Boa noite!

                Não tenho dúvidas que o curiosity está aqui na terra, tudo aponta nesta direção, e inclusive talvez seja esta a intenção, desviar nossos olhares, enquanto isto outros pormenores ficam invisíveis!

                Isso é “magica”!

                Inté!

          • Marujo

            Caxopa:

            Eu tinha 13 anos e “testemunhei” (hehehe) a “ida do homem às Lua”, através de um possante televisor de 19 polegadas que tinha lá em casa.

            E foi como foi: “oficial”, “preto-no-branco”.

            Tá certo que tinha um monte de “cinza” no meio, mas isso também era “normal” naquela época, principalmente sob o ponto de vista político (se é que me entendes). Nenhum adulto (que não fosse louco ou “subversivo”) discutia um fato “oficial” naqueles dias.

            O tempo passou, “as cores” voltaram e, com elas, um “arco-íris” de perguntas eloquentes, todas sem respostas.

            Minto. Na verdade, as respostas foram surgindo, mas não faziam sentido com a “versão oficial” dos fatos. Era isso, ou aceitar o fato de que a “versão oficial” é que não fazia muito (ou nenhum) sentido.

            Passa o tempo e as “versões oficiais”, uma a uma, foram sendo desmentidas. Nem todas, é claro, mas a maior parte das mais importantes (pior é ter que aturar os “arautos do oficialismo” de então, agora, sem nenhum prurido – “plim-plim” – terem a desfaçatez de “recontarem” a história).

            Desculpa o “enche-linguiça”, é coisa de velho.

            Eu chego ao ponto, ou melhor, à Lua.

            Muitos, como tu, partindo de raciocínios lógicos e demonstrando conhecimento científico necessário, colocam em cheque mais esta “versão oficial”: a “ida-do-homem-à-Lua”.

            Evidentemente, de tudo que apareceu na internet, busquei tomar conhecimento. Mas, por conta de meu analfabetismo científico, segui a argumentação até onde pude (e pude muito pouco, confesso).

            A resposta dos defensores “oficialistas” não tardou aparecer. E seguiu a mesma técnica sempre empregada em casos de ataque a uma “verdade estabelecida”: primeiro ignoram, depois ridicularizam e, se tudo isso não der certo, passam a combater abertamente.

            Ainda tá aí, Caxopa?

            Agora concluindo, Senhor Deputado, juro. E pedindo sua colaboração.

            Uma pergunta, formulada pelos “oficialistas”, eu não consigo responder (e com isto já identifico em que lado do “campo de batalha” me situo):

            Toda a “Corrida Espacial” se desenvolve durante o auge da “Guerra Fria”, OK?

            Considerando que a tecnologia de comunicação, rastreamento, espionagem, bisbilhotagem, era, para ambos, no momento, semelhante ….
            Como admitir que uma fraude desta magnitude deixaria de ser denunciada pelo lado adverso?
            Sem falar de “terceiros interessados”, como, por exemplo, os que “fumavam charutos” ou os que tinham os “olhos puxados”.
            Que contrapartidas poderiam ser negociadas para garantir tamanho conluio?

            Esta, Capuxo, eu ainda não consegui responder.
            Pode me ajudar?

            Grande abraço,
            do Marujo.

            • Marcelino S. de Melo

              Houve uma grande farsa no Programa Apollo disto eu não tenho a menor dúvida, e essa grande farsa ocorreu em virtude do que teria sido descoberto pela NASA na superfície da lua bem antes do Programa Apollo começar, ainda na década de 50. Eles foram lá? oficialmente sim (se é a verdade, não sei). O quê os impede de voltar lá?
              Eis é a grande pergunta que deveria ser respondida.

            • caxopa

              Caro colega Marujo, boa tarde!

              Tenho que começar dizendo que é um enorme prazer ler seu comentário, que seu estilo de redação é muito bonito, um certo talento que, imagino eu, o tempo vem nos trazendo aos poucos. Apreciei também o tom bem humorado e os paralelos que você fez entre os avanços científicos noticiados pela mídia “oficial” e a contrapartida no posicionamento dos governos “oficiais”. Apesar de você ter se apresentando de forma bastante humilde destaco o fato de que, infelizmente, poucos sabem/conseguem ler nas entrelinhas como você.

              Agora voltando ao assunto: muito espertamente você citou um ponto chave que poucos entendem e no qual eu vou discorrer um pouco agora, mas que se for o caso poderemos nos ater nos posts futuros. Você tocou no assunto da Guerra Fria.

              Imagino que, assim como eu, você já tenha se tocado que a dita Guerra Fria foi na verdade outra grande farça das elites dominantes. Jamais houve a intenção de um conflito atômico de extermínio global. Qual o sentido nisso??? Apoio-me no fato de que não havia necessidade de lançarem as bombas atômicas no Japão – eles estavam isolados e seriam impreterivelmente derrotados (não dá pra uma ilhazinha do tamanho do Japão sustentar uma guerra por muito tempo com um país continental como os EUA – os recursos vão acabar). A maldita elite dominante deste planeta lançou as bombas num espetáculo de horror e sofrimento para causar medo e desespero na população, justamente para que aquele fosse o maior temor num mundo futuro – uma guerra nuclear. Além do mais o Japão é o lugar mais distante dos EUA que existe. Este mesmo tipo de política do terror ainda é usada hoje em dia, visto casos escabrosos e fáceis de serem desmascarados como o 11/9 que trouxe pânico à população americana (e mundial), permitiu a redução dos seus direitos civis em prol duma maior “sefurança” e serviu como pretexto para uma caçada aos “terristas” – resultando na invasão do Iraque e Afganistão (alguém faturou trilhões com a desgraça alheia). Cito também o recente “atentado de Boston”, o que foi (em tempo recorde de 2 semanas, diga-se de passagem) totalmente desvendado e provado como falso, pura encenação com sangue falso e tudo! Enquanto a população amedrontada assistia aos jornais por mais manchetes sensacionalistas o congresso americano muito sorrateiramente passou uma lei que dá apoio incondicional à Israel em caso de futura guerra – trabalho com uma equipe de americanos e nenhum deles sequer sabia dessa lei. Além disso certamente conseguiram frear o projeto de lei que permitiria a regularização dos estrangeiros e por tabela um maior controle das munições (dizem que as bombas eram feitas de pólvora de cartuchos) bem como a proibição das panelas de pressão!! É mole? Para ficar bem claro, estou aqui expondo a tática de controle mundial baseada em alcançar um objetivo (i. Guerra Fria, ii. Petróleo (invasão) do Oriente Médio, iii. Xenofobia/Apoio Militar) específico através da criação de um problema (i. Bomba atômica, ii. Terroristas, iii. Bomba na maratona) cuja solução aponte justamente para o objetico.

              Continuando no raciocinio, deixei uma explicação abaixo para o colega mal educado sobre o fato da URSS não ter levantado a bandeira no momento e apontado a falha, contando que na época do primeiro voo do Gagarin os soviéticos não estavam tão confiantes assim e pra não perder a figura pública dele enviaram a Soyuz vazia, por isso eles não tinham moram pra criticar. Na época nem Cuba nem China tinham a tecnologia necessária para rastrear as espaçonaves no espaço. Mesmo para os soviéticos isso teria sido muito difícil devido às limitações dos equipamentos da época. Já tentou dirigir olhando numa luneta? Apesar de ser uma comparação tosca, seria mais ou menos assim que os soviéticos deveriam localizar os americanos na vastidão do espaço sideral em direção à Lua. Muitos aqui clamam que os soviéticos (ou companheiros) deveriam ter apontado a falha, mas eles não tinham como provar! Pense nisso… A única forma deles apontaram a farça seria usando a lógica – e é isso que eu venho tentando fazer aqui. E como se vê, um filminho sensacionalista prende muito mais a atenção do “zé povinho” do que um exercício mental de lógica.

              Mas Caxopa, esse argumento de que não havia Guerra Fria é totalmente errado do ponto de vista histórico. Certamente alguém tá pensando isso… Quem defende que a Guerra Fria foi uma ameaça de guerra mortal (pra não dizer catástrofica) entre duas super potências mundiais armadas de ogivas nucleares e prontas para apertar simultaneamente o botão de aniquilação global total vai ter que vir aqui e me explicar (a todos nós) o fato de que – começando nos respiros finais do famigerado projeto Apollo – diversas missões espaciais envolveram participação conjunta de soviéticos e americanos, a começar pela Soyuz-Apollo em 1975, em plena Guerra Fria!!! Qual o sentido de compartilhar tecnologia de ponta na dominação espacial com o “inimigo”? Se alguém me der uma explicação convincente para essa “anomalia” na história mundial eu calo a minha boca e me recolho à minha estupidez. Por sinal achei uma foto legal para comparar as duas tecnologias, a saber americana e sovietica, favor olhar aqui:
              http://en.wikipedia.org/wiki/File:Apollo-soyuz.jpg

              À sua direta, projetada para voos de baixa órbita está a Soyuz com sua cápsula de sobrevivência brilhantemente projetada na forma esférica, sabidamente a melhor forma geométria para vasos pressurizados. Compare agora com a Apollo à esquerda. Preciso comentar? Em que “universo paralelo” um canudinho daqueles com poucos milimetros de espessura teria chego na Lua e voltado numa viagem de 200 mil milhas de distância, atravessando o cinturão de van allen, suportando as cargas de pouso, de re-lançamento na Lua e de re-entrada na Terra??? O.o Engenheiro falando agora: Sabe onde ela indubituvalmente romperia? Na solda!!! (não tem solda numa capsula circular).

              Resumo da ópera: O argumento de quem alega que os “inimigos” da EUA deveriam ter gritado e alardeado a farça do Show da Lua não se justifica pelo fato de que existe uma elite dominante no mundo que controla muitos governos e também a mídia “oficial”, plantando um jogo de falsificações grotescas confirmadas pela mesma mídia acéfala e demoníaca, digo isso pensando no mal que faz à população em geral através do “controle” de suas mentes e da privação/retardamento da evolução pessoal de cada um e do planeta como um todo. Num cenário destes, a utilização de apenas 2 bombas – se noticiado de forma adequada – passa uma mensagem ao mundo todo de que aquelo tipo de armamento pode acabar com o planeta inteiro e que além disso há duas potências mundiais com mais de 1.000 bombas dessa cada prontinhas pra se detonarem mutuamente – e azar de todo o resto – simplesmente por que eles se odeiam por motivos socio-politico-economicos. Essa é a história “oficial”. Minha colocação foi clara: se esta versão da história oficial é verdadeira, como é possível que estas potências em pé de uma guerra atômica e possivelmente catastrófica pro mundo inteiro podem ter se unido na exploração do espaço à partir de 1975 levando em conta a importância extratégica/militar do fato? Se os americanos são tão bons como é que em pleno 2013 eles tem pagar os olhos da cara pros russos lhes darem uma caroninha na Soyuz, senão eles não tem como chegar à estação espacial? Não, o mundo real não é o mundo da tv ou das notícias forjadas! No mundo real os americanos não são fodões e os russos não são derrotados, no mundo real os americanos pagam para os russos os levarem pro espaço. Preciso dizer mais?
              http://www.nasa.gov/home/hqnews/2013/apr/HQ_C13-027_Soyuz_Services.html

              Agradeço pela paciência, acrescento que aprecio um mate todo dia também e peço se possível para que deixe um retorno sobre o argumento apresentado. Eu sei que proponho uma interpretação conflitante com a história que passou no Fantástico (da rede bobo). Eu não dou a mínima pra distrações dessa mídia farofeira que temos nesse país (e em outros também, diga-se de passagem). Eu me preocupo com minha evolução como ser humano. Porra véi, mas o que tudo isso tem a ver com o Show da Lua? Para minha mente inquiridora faz todo o sentido saber se é possível ou não deixar o planeta Terra carregando meu corpo biológico. Digo isso porque desde criança olho para o firmamento e dentro de mim existe uma saudade, um conhecimento, uma esperança ao saber que é de lá que eu vim e é pra lá que eu devo/vou voltar. Minha argumentação aponta para o fato de que estamos “presos” na Terra enquanto indivíduos encarnados (não queria usar essa palavra pra não dar confusão com religião mas agora já foi). Pra bom entendedor, eu não tô discutindo o orgulho e grandes realizações de um povo da história humana mundial ou da própria humanidade. Eu tô avaliando a possibilidade de sair da matrix! “Escapar” numa nave para outro planeta não é uma realidade para mim. Meu esforço se concentra agora em libertar meu espírito.

              Muitíssimo obrigado pela atenção!

              =)

              • Marujo

                Caxopa:
                Li tua resposta tão logo a enviaste, mas, em pleno expediente, não pude agradecer e nem ao menos retribuir o “boa tarde”.
                Mas agora, já no meu Castelo (onde quem tem a última palavra sou eu – “sim, amor!”), posso manifestar minha liberdade de expressão:
                Boa noite, Caxopa, e obrigado pela atenção dispensada.
                Como dizem os eruditos, em “apertada síntese” demonstraste o “estado da arte”, segundo a percebeste, por conta de teus estudos e experiência de vida.
                Duas máximas fortalecem o “quadro que pintaste”:
                1) A história é contada pelos vencedores.
                2) Em uma guerra, a primeira vítima é sempre a verdade.
                Mas, que diabo, também somos reféns de nossas idiossincrasias. Eu levei 57 anos para “desenvolver” as minhas.
                Em relação ao “conto-do-vigário-lunar”, as incoerências científicas, a pobreza de registros da missão se acumulam há tempos (qualquer interiorano, em sua primeira ida à praia, volta com mais fotos e “filmecos” do que a NAJA, tipo: “Lembranças de Tramandaí, 1969.”).
                Guardarei em bom lugar as que mencionaste, juntamente com as demais, todas observadas por gente que entende do que está falando.
                Quanto aos argumentos relativos à manutenção da “fraude” em segredo, por adversários políticos e ideológicos, também pretendo guardá-los, mas na pasta de “investigations in progress”.
                E olha que já “vi coisas”. Por exemplo, líderes da indústria eletro-eletrônica da América e da Alemanha, após o término da 2ª GG, reuniram-se para efetivar um grande encontro de contas. Os lucros devidos a cada um dos membros do cartel, com sede de um lado e de outro da trincheira, que ficaram represados durante aquele período, foram devidamente conferidos e entregues aos seus respectivos beneficiários.
                E, assim, como tantos outros “grupos”, continuaram vivendo felizes para sempre.
                Mas, ainda sou refém das tais idiossincrasias.
                Adam Smith, Rothschild, Morgan, Marx, Lenin, Mao e Fidel … no mesmo baile? Ainda é forte para mim.
                Podiam até não possuir tecnologia de monitoramento para bisbilhotar o que o “outro” estava fazendo “lá em cima”, mas, “aqui em baixo”, a arte e a técnica da espionagem vivia o seu auge.
                Vamos em frente, Caxopa.
                Um abraço,
                do Marujo.

          • Paz_i_fico

            Boa noite!

            Caro caxopa, sou um “Zé Ninguém Pensante”, tenho minhas dúvidas que o Curiosity esteja em Marte por alguns motivos:

            1º) Os Americanos tem esta “bardinha” de mandar equipamentos muito caros para o espaço, mas aparentemente a tecnologia para registro, tipo filmagem e fotografia chega a ser cômica por ser de má qualidade, imagino que eles tenham tecnologia capaz de registrar um rosto humano aqui na terra usando um satélite espião, e para um feito destes não;

            2º) Se em poucos anos eles chegaram na lua no tempo remoto dos transistores, porque hoje levariam 20 anos, será que tá faltando “alemão” por lá?;

            3º) As fotos que liberaram recentemente de Marte para nós (o povo) tem árvores, nascentes de água, animais na terra e voando. Como já comentei aqui, ou Marte é muito parecida com a terra, ou eles estão, sem duvidas na terra;

            4º) Como comentastes no teu artigo, pelo visto eles estão desviando muito dinheiro por lá.

            5º) Cometeram um crime muito desumano por deixar alguém por lá para limpar as lentes e os painéis solares, pois se Marte tem grande quantidade de ferro as lentes teriam que serem limpas com frequência, pois a ferrugem fica impregnada no vidro de uma maneira que as vezes tem que limpar com esponja de aço.

            Obs.: Não sou cético, mas as vezes…

            Inté!

            • caxopa

              Caro colega Paz_i_fico, boa noite!

              Venho aqui apenas para enaltecer teu comentário que por si só fala tudo. Os pontos que você levantou são excelentes. Qualquer mente com um mínimo de criticidade deveria ficar com uma pulguinha atrás da orelha após lê-los.

              Também gostei bastante do seu estilo meio sofista onde você apresenta os pontos chave deixando que o leitor pense na resposta para a questão.

              Na verdade seu comentário foi excelente, não tenho o que acrescentar, vim aqui apenas elogiá-lo e agradecer por colaborar nesta discussão. Quem sabe a gente não junta argumentos e informações suficientes os quais o n3m3 possa usar num futuro post? Seria demais!

              Obrigado!

          • mikeufo3d

            O que mais me impressiona nessas estórias todas é onde se encaixam os russos/soviéticos, os chineses e os outros tantos inimigos dos EUA. Me impressiona como tantas pessoas sem credibilidade (e conhecimento científico) parece ter certeza absoluta que o homem não pisou na lua, enquanto muitos cientistas de países que adorariam desmascarar os EUA não o fizeram.

            E porque os americanos nunca voltaram pra lá? Bem, meus caros amigos, porque não há necessidade disso. A corrida espacial acabou, os EUA ganharam e se estabeleceram como potência dominante, agora é muito melhor investir nua viagem a Marte já que eles não precisam mais provar nada pra ninguém.

            A própria Rússia e China tem sim planos de enviar homens lá, e até construir uma base permanente, alguém deveria avisar pra eles que isso é impossível. Muhahaha

            http://port.pravda.ru/photo/album/3266/6/

            • caxopa

              em primeiro lugar, agradeço a “gentileza” de ter me chamado de “pessoas sem credibilidade (e conhecimento científico)”.

              minhas credenciais são:
              2007 – graduação em Eng. Mecânica, UFSC
              2011 – mestrado em Eng. Aeronáutica, ITA

              por favor, apresente as suas.

              por que os russos não apontaram a falha? pra quem prestou atenção eu mostrei ali acima que o próprio programa soviético era suspeito, tendo em vista que o primeiro voo do Gagarin foi forjado também. qual a credibilidade deles para apontar o erro dos outros, se no começo fizeram errado também? sem falar em alguns carregamentos de suprimentos enviados suspeitamente dos EUA para a URSS “na faixa”. outra, já morei na Rússia e posso dizer com toda a certeza do mundo que na época desse “grande feito da humanidade” ninguém lá deu a mínima, não passou na tv e que a maioria dos (hoje chamados) russos não acredita que os americanos foram à Lua (obviamente questionei jovens e velhos sobre o fato enquanto morava lá).

              acho incrível o argumento de que os EUA ganharam a corrida espacial e isso fez com que todos os outros desanimassem de competir. peço então uma explicação do que fez os americanos continuarem após uma série avassaladora de derrotas para os soviéticos, como já mencionei acima: os soviéticos colocaram o primeiro satélite em órbita, o primeiro cão (na verdade uma cadela), o primeiro homem, a primeira mulher e a primeira estação espacial. pela sua lógica isso aí é uma goleada que deveria ter desanimado (senão humilhado) os americados.

              concluo dizendo que o link com a fotinho pincelada de pixels do paint brush que você enviou não prova nada. não prova que aquilo são equipamentos, muito menos que foram conduzidos até lá de forma tripulada por humanos. pode sim provar que o pior cego é aquele que não quer ver (ou que vê demais).

              aos outros colegas do OH que responderam meus comentários gentilmente eu prometo responder à noite, vou postar alguns links interessantes (estava viajando a trabalho e agora estou no trabalho novamente, mas não posso deixar essa ofença passar em branco – levei pro lado pessoal agora).

              ao senhor acima eu gostaria de pedir mais respeito e, novamente, que apresente suas credencias para vir aqui todo bonachão me dizer que não tenho credibilidade, enquanto apresentei argumentos, fatos e meus diplomas à todos.

              passar bem!

  • Jedeon

    Num sei se foi pra mim a quest mais vou responder…rs 😉

    Não quero tirar os méritos de ninguém e nem desprestigiar os que acham um grande feito.
    Mais na minha opinião, tantos bilhões e o maior feito é um furinho de 1X6cm e algumas fotos. Não valem muito! As noticias veiculas sobre esse feito, saem da Nasa com algumas diretrizes “midiais”, de se exaltar essas ações, não vou postar, mais se procurar outros post da mesma notícias, todos o mesmo texto ou algo na mesma linha, pois bem, isso dai é pra dar satisfação do dinheiro gasto, fazem uma gota parecer um oceano, qualquer pedra com um furinho desses não vai encontrar nada mesmo. O que me parece é que o tremendo esforço é para não encontrar vida. Lógico, antes que venha os “chatildos do eu quero é prova” (que não é o seu caso amigo) é apenas uma opinião pessoal.
    WoW!
    Abs

  • LuaPequena

    Boa noite O. H.!
    Mais uma gota que a N4S4 deixou pigar pelo bico da torneira.
    Gostaria ,assim como todos deste blog ,que ela abrisse o registro dessa bica até o final e deixasse vazar toda a aguá de uma vez só, mas parece que não é essa a intenção desses senhores.
    Continuaremos com sede !
    A N4S4 não nos deixa morrer secos, mas também não nos permite beber mais que uns poucos pingos.
    Quero um copo d’água bem cheio, até entornar, para que toda a verdade venha à tona, transborde e mate a nossa sede de informação , de conhecimento da verdadeira história desse mundo e de nós mesmos .
    Acho que estou querendo o impossível !
    É pena que querer nem sempre é poder !
    Mas a gente tem que continuar tentando, pois se desistirmos,aí sim, morreremos totalmente sedentos !
    Grande abraço !

    • caxopa

      cara Luazinha, boa noite!

      se me permite uma intromissão, gostaria apenas de comentar contigo que a na3a é uma fábrica de ilusões, que vem se bancando a anos a custa de mentiras e fraudes apoiadas justamente neste sentimento que temos de querer saber o que, se é que há algo, que está lá fora.
      se possível leia meus dois comentários acima (um pouco extensos, admito) onde tento explicar de forma simples porque a na3a não é uma boa fonte de informações, faço isso indicando dois casos fraudulentos da dita agência.
      se puder ler eu pediria mais uma coisa: seria possível me dar um feedback do que leu me contando o que achou? imagino que algumas informações possam ser novas para você. concluo afirmando que a verdade final está dentro dos nossos próprios corações e não vem de na3a, hollywood, fantastico, revista veja, foia de sp, etc.

      =)

      • SENAM

        Caro Caxopa, hoje recebi um mail do site Conspire Assim com o título Fogo do Céu, é uma postagem grande. Tanto que copiei e deu 140 pg co Broffice, acesse e leia, é algo que ira somar com suas conclusões.
        Abraços.

        • caxopa

          Caro colega Senam, boa noite!

          Ontem acordei e logo cedo li sua mensagem, fui direto ao citado blog baixar uma cópia do texto, coloquei no meu livro eletrônico. Por azar ou sorte meu vôo foi cancelado devido ao nevoeiro em Guarulhos o que me deu um chá de cadeira de umas boas 4h no aeroporto aguardando o próximo. Neste tempo consegui ler aproximadamente 45% do texto.

          Minha conclusão é de que o autor do blog – que provavelmente copiou o texto de algum outro lugar – esqueceu deliberadamente de apontar que o texto se trata de ficção científica. Fiz vários apontamentos no meu livro – caso seja necessário voltar ponto a ponto – de coisas ilógicas ou não necessariamente certas.

          Se você já leu e ainda tem dúvidas sobre o conteúdo ficcional do texto e gostaria de discutir alguns pontos de vista comigo e com a platéia do OH estarei à disposição.

          Obrigado pela gentil lembrança!

      • LuaPequena

        Boa noite Caxopa !
        Desculpe não ter respondido antes, só agora vi seu comentário.
        Bem, meu caro amigo, antes de mais nada, quero dizer que sou uma simples dona de casa , mãe de uma aborrecente e casada com um homem totalmente cético em relação ao nosso tema predileto-UFOLOGIA .
        Mas, já agora, tremendamente lisonjeada por ter despertado o interesse ,de um engenheiro aeroespacial ,quanto a minha opinião.
        Você pode ficar surpreso , mas tudo que você comentou para os nossos colegas acima , eu já havia tomado conhecimento .
        Sou interessada pelo assunto , então tudo que se refere a ele eu saio pela NET bisbilhotando.
        Caxopa, eu nunca engoli o fato de terem tanta tecnologia para fazerem uma viagem espacial e chegaram lá com uma simples filmadora em preto e branco. RIDÍCULO !
        Esses caras da N4S4, pensam que somos todos um bando de imbecis.
        Não sei te dizer se eles pisaram ou não na Lua, mas que tem algo de podre nesta história, isto tem !
        Talvez eles, como você mesmo disse, tenham criado uma fábrica de ilusões, para elevar o EGO americano, que sempre foi grande e que aumentou ainda mais depois desse “suposto” feito espacial.
        A guerra fria corria a solta e um queria ser mais que o outro .Havia os serviços secretos trabalhando por detrás de ambos os governos, por isso, caro Caxopa, é que fico na dúvida quanto a não terem pisado na Lua. Acho que se isso não tivesse acontecido, os “SOVIÉTICOS” teriam revelado ao mundo essa farsa.
        Não é segredo pra ninguém que os criadores da N4S4, trouxeram todos os grandes cientistas nazistas, para trabalharem lá.Eles eram detentores da mais avançada tecnologia da época e para os conspiracionistas, já estavam carecas de saber como deveriam agir para mandarem seres humanos ao espaço . Wernner Von Braun disse que eles ( os alemãs ) tinham tido uma mãozinha dos nossos irmãos estrangeiros.
        Dizem as más línguas, inclusive , que os da suástica invertida já haviam construído alguns discos voadores. Se o fizeram e se voaram não se sabe, mas não teria sido à toa que os senhores da NAZA ( com Z ),fizeram questão de ter como cientistas chefes os nazistas.
        Atente para o fato de que para isso houve a necessidade do perdão pelos crimes de guerra. Esses senhores foram recebidos na América como grandes cientistas e não como os responsáveis pela morte de milhões de seres humanos, através de suas armas letais.
        A onde quero chegar ? Que talvez não saibamos da missa metade !
        Às vezes penso que não foram , pois você tem toda a razão quando diz que não tinham tecnologia para isso e outras vezes acho que se for como os conspiranóicos dizem, teriam todas as condições para fazê-lo.
        Acho que meu cérebro está dando um nó. Queria muito acreditar que a N4S4 esconde o que sabe e não o que NÃO sabe !
        Se ela foi capaz de nos enganar em relação a viagem à Lua, também teria sido em relação a todas as outras viagens espaciais feitas , incluindo o pequeno jipe
        curioso que dizem andar lá pelas bandas marcianas.
        Taí uma coisa que , já comentei aqui e me deixa bastante intrigada , é o fato de certas paisagens fotografadas pelo jipinho, se parecerem imensamente com os nossos desertos .Há uma foto tirada pelo Curioso que é igualzinha ao deserto do Atacama, no Chile.
        É por essas e outras que estamos sempre na dúvida e parece que vamos continuar nela !
        Acho que falei pelos cotovelos e você não me perguntará mais nada.Eta mulher tagarela !
        PS; Por que o nick ” CAXOPA” ? Pensei que você fosse uma menina-moça !
        Desculpe o texto imenso e a brincadeira !
        Grande abraço!

        • caxopa

          bom dia Lua Pequena!!

          Espero que esteja tudo bem contigo. Estou trabalhando por isso serei breve. Gostaria apenas de acrescentar um ponto ao seu racíocinio anterior, este muito coerente por sinal.

          Há um ponto crucial no qual o seu equívoco acaba por distorcer um pouco a história toda e se assim fosse, a história não faria sentido no final.

          E essa história é a de que indubitavelmente os soviéticos tinham tremenda vantagem em tecnologia espacial. Gostaria de corraborar seu racíocinio explicando que, apesar dos EUA terem ficado com alguns cientistas (esse von Braun era um chartalão, com o devido respeito da palavra) foram os soviéticos quem ficaram com o HARDWARE após ocupar a Alemanha nazista e principalmente Berlim.

          Espero que entenda que, enquanto esse alemães assassinos e medíocres escaparam de seus crimes de guerra fugindo e se patriando nos EUA, contando histórias do que tinham feito ou do que poderiam fazer, foram os soviéticos que “herdaram” toda a tecnologia “real” já construída dos nazistas. Pediria que reflita sob os fatos apresentados sob essa ótica.

          No mais seu comentário foi muito coerente e você se mostra uma mulher muitíssimo bem informada. Por favor acompanhe as respostas que enviei acima aos outros colegas sob esse tema do Show da Lua, mas não é só, ainda vou trazer mais informações.

          Ontem mesmo comecei a elaborar uma resposta para o colega Marujo tratando de assunto que você citou acima – a saber, guerra fria – mas surgiram compromissos que fizeram parar, hoje vou concluir meu raciocínio.

          Muito obrigado pelo carinho e atenção!

          ps. onde eu nasci uma cachopa é um tipo de arbusto, uma árvore redondinha, e quando meu cabelo cresce um pouco, antes de começar a cair (viva a gravidaed!) ele fica estilo “caxopa”. =)

          • Marujo

            Tchê Caxopa, não te afoba.

            Até já me abanquei e aqueci a água.

            Fico aqui mateando, na espera, … mais curioso que piá em véspera de Natal.

            Abraço, do Marujo.

          • LuaPequena

            Boa noite Caxopa !
            Muitíssimo grata pela gentileza em ter me respondido !
            Você é uma pessoa muito inteligente !
            Grande abraço !
            PS: Onde nasci ( Portugal ), uma cachopa é uma menina-moça !

            • caxopa

              oi Luazinha!

              pra concluir o argumento eu acrescentei a parte da guerra fria na resposta pro Marujo, acima.

              valeu!

              =)