Muitos pesquisadores acreditam que planetas potencialmente habitáveis devam ser rochosos e dentro da zona limite em relação ao seu ‘sol’, condições essas que favorecem a presença de água no estado líquido em suas superfícies.
Porém, em um artigo provocante publicado esta semana no site Science, a física teórica Sara Seager, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, apresentou um caso que defende o fato da habitabilidade ser potencialmente mais comum do que prevista.
Como pioneira no estudo das atmosferas de exoplanetas, ela mostra um ângulo diferente dos tipos de planetas que possam suportar a vida.
“Nossa premissa básica é que para ser habitável, um planeta deva ter água no estado líquido“, disse Seager em uma entrevista. “Além disso, planetas com atmosfera fina são pela maior parte aquecidos por suas estrelas. Mas o que primariamente controla a temperatura de suas superfícies é o ‘efeito estufa’, os tipos de gases na atmosfera, e o quão pesada é a atmosfera do planeta“.
Não se trata de um planeta comum
Com isso em mente, Seager descreve como os grande planetas, que estão dez vezes mais longe de suas estrelas do que a Terra está do Sol, poderiam também conter água no estado líquido e potencialmente vida, se, por exemplo, eles tivessem gás hidrogênio suficiente em suas atmosferas.
O gás hidrogênio, disse ela, tem um ‘efeito estufa’ muito mais forte do que a composição de nossa atmosfera. Assim ele poderia potencialmente manter morna a superfície do planeta, com muito menos radiação de sua estrela.
Planetas relativamente secos, e que estejam próximos de seus ‘sóis’, também poderiam ser habitáveis, de acordo com Seager. Eles precisam conter menos água para possibilitar a criação de temperaturas adequadas, porque a umidade atmosférica é o gás de ‘efeito estufa’ mas apropriado de todos.
Ela descreve o planeta Vênus como um exemplo dessa dinâmica: O planeta uma vez tinha muita água, mas a presença de tanta umidade deu início a um ‘efeito estufa fugitivo’, o qual finalmente tornou o planeta não habitável. Um Vênus antigo mais seco poderia ter evoluído em um planeta habitável, disse ela.
Sabe-se que há muitos planetas vagueando pelo espaço sem estar em órbita de suas estrelas e Seager diz que estes também podem suportar a vida. Eles necessitariam de calor gerado pela radioatividade, ou outro processo em seus núcleos, bem como gases atmosféricos necessários para manter o calor na atmosfera.
Seager escreve em seu artigo no Science que “se há uma lição importante a ser aprendida dos exoplanetas é que qualquer coisa pode ser possível dentro das leis da física de da química“.
Nos recentes anos, os astrônomos têm tido um extraordinário sucesso para encontrar exoplanetas, e muitos dentro da zona que considerada habitável.
Sinais de Vida
O próximo passo para os pesquisadores é aprender como identificar os elementos e compostos nas atmosferas que são considerados “gases de bioassinatura”, ou sinais de possível vida. Esta é a especialidade de Seager.
Na Terra, por exemplo, a presença de grandes quantidades de oxigênio atmosférico é um sinal certo de vida, porque ele iria rapidamente se unir a outros elementos e desaparecer, se não fosse constantemente reposto.
Nas atmosferas de exoplanetas, outros compostos como o ozônio e o metano, especialmente em conjunto com o oxigênio, seriam considerados sinais de possível vida extraterrestre.
James Kasting, especialista da Universidade do Estado da Pennsylvania em exoplanetas, disse que os pontos de vista de Seager sobre a potencial diversidade de exoplanetas habitáveis são similares aos de outros cientistas da comunidade. Mas a ênfase desses planetas como alvo para futura explorações é algo desafiante.
Isso não é devido à ciência envolvida, mas devido aos longamente planejados e frustrados esforços da NASA em lançar um telescópio orbital que poderia realmente capturar a imagem e analisar as atmosferas dos exoplanetas.
Olho no Céu
No passado houve uma tentativa de enviar um instrumento em órbita, chamado de Terrestrial Planet Finder (TPF) e é improvável que tão logo não haverá um financiamento para tal, devido ao seu custo: mais de US$ 5 bilhões.
“O telescópio que esperamos algum dia construir deve ser projetado para procurar por tipos específicos de planetas“, disse Kasting. “Muitos de nós acreditam que um telescópio TPF, que procura por planetas nas zonas mais conservadores conhecidas como ‘habitável’, é mais provável de ter sucesso do que aqueles que procuram por exoplanetas de hidrogênio, ou outros fora de nossas áreas melhores compreendidas“.
Apesar de que a missão TPF só ocorrerá no futuro, a NASA recentemente aprovou o desenvolvimento de outro satélite para descobrir exoplanetas, chamado de Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).
Agendado para ser lançado em 2017, o TESS irá procurar por exoplanetas ao redor de 500.000 estrelas de classe M, que são menores e mais frias, e estão relativamente próximas ao nosso sistema solar. Em contraste, o Telescópio Espacial Kepler procura por exoplanetas em uma região distante que contém 150.000 estrelas, as quais estão a centenas de anos-luz de nós.
n3m3
Fonte: news.nationalgeographic.com
em condiçoes muito radicais seria possivel a vida evoluir? Ou vai ficar sempre nessa de microorganismos?
A vida em abundância, talvez seja difícil encontrar em planetas de condições mais extremas. Mas afirmar que não é possível existir vida em planetas fora da zona habitável, é no mínimo precipitado.
Sei que um cientista nunca vai fazer isso, mas, se pegarem alguns casos na ufologia podem encontrar a resposta.
Muitos avistamentos e contatos são relatados em lugares mais áridos. Talvez a vida se desenvolva em lugares mais quentes também.
Acho que a possibilidade de se encontrar vida em qualquer lugar no universo é enorme ! o conceito de vida é limitado ao que achamos que pode ser ! a vida pode se manifestar de forma totalmente diferente do que pensamos.Vamos descobrir isso em breve pode acreditar…..
enquanto eles discutem o sexo dos anjos, a vida borbulha em titã ( http://ovnihoje.com/?s=tit%C3%A3&x=-1158&y=-10) e em algumas outras luas* (possivelmente)
video sobre a conferencia em washington dc http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-AkwSUwemBc
Obrigado pela indicação do vídeo!
Ao n3m3
cara vc tá de parabéns
com a historia do ovni x pingo de água
vc conseguiu nostrar para muita gente como
que as pessoas se importam com o que tem
mesnos importancia nos estudos Ufológicos
Boa semana !
Porque que os cientistas acham que somente essas combinações quimicas são responsáveis pelo aparecimento da vida? em outras galáxias e planetas podem haver outras combinações que propiciem vida com características diferentes da nossa, não se pode tomar base as combinações daqui do nosso planeta como padrão universal, acho eu.
faço minhas as suas palavras 😀
…Muito bom antoniofarias…
1 Abço.
Acredito que nem todos os cientistas acham isso antoniofarias, mas temos que entender o porque deste pensamento ser tão difundido na comunidade cientifica.
Nós obtivemos muitíssimos avanços no decorrer do século, mas devemos admitir que ainda sabemos muito pouco sobre o cosmos visto o seu “tamanho”. Levando em conta que no nosso mundo não temos recursos ilimitados destinados à estas pesquisas é de se entender que seja mais seguro gastar nosso tempo e dinheiro investindo no que já conhecemos. Em outras palavras, acredito ser mais vantajoso para nós, neste momento, procurar por planetas com as mesmas características que o nosso do que gastar nosso pouco investimento começando do zero, buscando por planetas que não se encaixam neste “padrão”.
Off Topic:
Este é o meu primeiro post no blog. Já venho acompanhando vocês a pouco mais de um mês ( digo vocês pois de certo o N3m3 tem muitos outros colaboradores, afinal qual é o papel dos comentaristas assíduos se não o de ajudar na construção do site ). Cheguei aqui através de uma das muitas noites onde bate aquele desejo de conhecimento novo, aquela busca interminável por respostas à perguntas que te tiram o sono, acho que muitos aqui tem a mesma sensação, espero que tenham!! Não quero me alongar demais pois irão descobrir com o tempo que eu gosto de interagir bastante.
Deixo aqui o agradecimento a pessoas com as quais eu nunca nem conversei, mas que com as postagens me fizeram de alguma maneira parar e pensar de um jeito diferente do convencional.
Abraços a todos e parabéns pelo trabalho que você(s) desenvolve N3m3!
Bom dia Dorival.
Bem-vindo ao clube!
Bom dia Dorival!!!! 🙂
.
Seja bem vindo à família querido! 🙂
.
Bjusssssssssss
Seja bem vindo, Dorival!
Boa noite Dorival !
Sinta-se em casa !
Não sou a dona do blog, mas digo que você será tratado com toda a cordialidade e respeito ! O dono do mesmo só exige em troca,a mesma cordialidade e o mesmo respeito da parte de quem o visita.
Seja bem -vindo meu caro amigo !
Grande abraço !
Porque o mundo não é um filme de ficção b.
Concordo!!
A vida pode estar em qualquer planeta, em qualquer condição!!
A vida como conhecemos é algo muito muito mais muito rara, prova disso e que não se consegue em laboratório reproduzir nenhum ser vivente por mais básico que seja, todo ambiente favorável é meticulosamente preparado mais ! nada se conseguiu até hoje. A tempos foram formuladas equações que indicariam pelas leis das estatística que a vida seria algo abundante em nosso Universo até mesmo vida inteilgente, nosso radiotelescópios vasculham o Universo des dos anos 70 , mais até agora nada .A realidade Extraterrestre é algo indiscutível pra mim, mais a vida é algo bem mais especial. Acho que não estamos sozinhos mais somos poucos
abç
Digo que as condições necessárias para a vida na Terra (água e oxigenio) não necessariamente são as condições para vida em outro planeta.
Pode ser que sim, mas tbm pode ser que não!
Abraços,
Fica dificil com um universo tao grande estabelecer que alguma coisa e rara.
Se uma em cada 100 estrelas houvesse vida, seria ela rara?
Esparsa posso concordar, rara jamais.
Abraço.
Em laborátório querido Edison40 ja foram reproduzido todos os anbientes possíveis para se recriar a vida parece que falta o fator “MILAGRE”, talves por isso a minha crença pessoal na possibilidade da vida ser algo raro !
abração
Desculpa M3NIS se reproduziu todos ambientes conhecidos pelo homem, não se sabe nada dos outros planetas, suas atmosfera, minerais, compostos químicos naturais e por ai vai…. Então não se pode dizer que recriamos todo ambiente possível por que não temos todos elementos do universo a disposição. A vida sempre dá seu jeito, nos ambiente mais inóspitos aqui da Terra a vida deu um jeito de aparecer. O universo é muito grande e nosso planeta, apenas um pontinho azul (já escutou isso né? rs) Não é possível ter vida só aqui e os mais céticos cientistas hoje concordam com isso. Porem se realmente quisessem achar vida extra-terrestre ( pq já acharam) deveria se procurar aqui, seria mais barato intende? Somos visitados a eras…
Pense nisso amigão!
Abs cordiais!
Dileto Jedeon vc tem razão!! Mais a vida que eu me referi é a vida como nós conhecemos, a basiada em Carbono, Mais mesmo reconhecendo a possibilidades escondiddas dentro de tudo aquilo que nós não conhecemos.Tenho a convicção que a vida ainda é um fenômeno raro
abração
M3NIS, penso ser o contrário.
Acredito que não exista nenhum lugar no nosso planeta com ausência de vida, salvo se eu estiver enganado.
Isso me leva a crer que a vida é uma regra e não excessão no universo!
Flw
Jedeon, olha só um artigo de 2010 que corrobora com o que você disse:
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nasa-descobre-bacteria-que-se-alimenta-de-arsenio
E saiu em uma veja da vida hein!!
Flw
A vida é abundante em nosso planeta caro rok3t,mais todos os serers vivos tem uma mesma origem, somos todos resultado DE UM SÓ EVENTO .evento este é que chamo de raro ou até mesmo “milagroso”.O universo é imaginávelmente GRANDE mais a vida acho que seja algo muito especial.
abração !!! Ahhh eu acho que a gente não vai concordar nunca KKKKK !! té mais.
hahahaha
Uma hora chegaremos a conrcordar sim!!
Tem muita coisa pela frente ainda.
Este unico evento que vc fala se refere à teoria do big bang? Ou o que causou ele, ou seja, “quem” apertou o botão para ele ocorrer?
Abração M3NIS.
Não nada tão profundo ! tô falando de vida a nivel planetário!
abraÇÃO!!!
2!
Sou dessa opinião também e creio muito nesta possibilidade. Não dá pra dizer com certeza se outros tipos de vida fora da Terra tem seus corpos com base em carbono e nitrogênio como o nosso, podem sim ser outros elementos. Na verdade, não sei porque muitos cientistas se limitam tanto em seus padrões de visão. Não dá para se ter a prova de algo antes de se especular que esse algo existe.
O START da vida é o maior mistério da vida
em laboratório se reproduz todo que é necessário
para reproduzir a vida maiiiis !
nimguem consegue
acho que vida seja um fenomeno muito mais raro
de que se pensa.
abç
Talvez cria-la artificialmente sim, mas a vida não é rara , é muito ambulante, principalmente nos oceanos, não tem um centímetro de água sem vida.
Veja esta historia: Um grupo de cientistas estava decidindo qual deles iria encontrar com Deus e dizer que eles não precisavam mais Dele.
Finalmente um dos cientistas apresentou-se como voluntário e foi dizer a Deus que Ele não era mais necessário…
Assim, ao encontrar Deus, o cientista diz a Ele:
– Deus, sabe como é, um punhado de nós tem estado pensando neste assunto e eu vim dizer que você não é mais necessário.
Quero dizer, nós temos elaborado grandes teorias e idéias, nós clonamos uma ovelha e logo iremos clonar humanos.
Como você pode ver, nós realmente não precisamos mais de você.
Deus balança a cabeça, compreensivamente e diz:
– Bom, sem ressentimentos. Mas, antes, vamos fazer um concurso.
O que você acha?
O cientista diz:
– Para mim, tudo bem.
Que tipo de concurso?
– Um concurso de fazer homem – Deus responde.
– Legal! Sem problemas! – Exclama o cientista.
O cientista rapidamente se adianta pegando um punhado de barro e diz:
– Vamos lá, estou pronto!!!
E Deus diz:
– Não assim.
Você tem que criar seu próprio barro.
M3NIS assim o homem pode cria coisas grandiosas, mas não devemos esquecer que a matéria prima, sempre esteve a mão, podemos mudar, manipular, transformar, mas não podemos criar do nada.
Amigo um forte abraço!
Bom dia Marcus Eu concordo com você rapaz em tudo!!! Mais a vida a nível celular jamais foi recriada, deveria ser algo simples, ja que os incredientes para faze-lo, a ciência já conhece a tempos,o ambientes pra recriar a vida também é simples.Mais parece que existe um fator, algo “MILAGROSO” não sou uma pessoa religiosa .”MAIS ACHO QUE ESTA MATÉRIA PRIMA É UM PRESENTE A TODOS OS SERES VIVOS DO UNIVERSO !!”
Um abraÇÃO Querido Marcus !!!
M3nis, agora vai. Acho que alguma em coisa iremos concordar, ou não!
Este fator que tu fala, seria uma matriz, um modelo ao qual os elementos químicos são agregados para formar os corpos? Poderia dizer que se trata de uma espécie de “cola”?
Poderia ser uma destas partículas fundamentais em que os ciêntistas estão tentando encontrar lá na Suiça, no CERN?
Ou poderia ser um fator inteligente, “desconhecido” ainda pelos ciêntistas, e que tem a capacidade de produzir estes “milagres”? (acho que entendi as aspas, hehehe)
Quando você diz que não é religioso, não concordo. Acredito que você tenha intensões religiosas sim, pois você busca o que é a essência do significado da palavra religião, que é encontrar sua ligação com a fonte geradora de tudo, a verdade que todos procuram, o que você chamou mais acima de “um só evento”. A palavra religião só é muito mau compreendida e com total razão.
Issso!!! os elementos são conhecidos a décadas só pra explicar melhor!!
RECEITA:
pega tudo que se sabe
misture a isso todos os fotores atmosféricos, fisicos a vários níveis de pressão e de calor
“mexa tudo na panela ”
leve ao forno Ehhhhhhhhh!!!!
NADA !!!!!!!!!!!
REPITA ISTO CENTENAS DE VEZES AO ANO
COM VERBA DO TESSOURO AMERICANO
É isso que faz um ciêntista americano ( que não lembro o nome agora) a mais de trinta anos fracasso apos fracasso, em um de seus de seus relatórios de fim de ano disse “- eu não entendo fazemos tudo que é humanamente possível mais parece que falta o fator milagre nisso tudo”.
Caro rok3t vc fala em algo religioso ” eu sou ateu ” sou defensor da teoria da Descrença ,EU NÃO SEI COMO A RELIGIÃO NÃO USA O FATO DA BIOLOGIA NÃO SABER EXPLICAR O PRINCÍPIO DA VIDA PARA REFORÇAR SEUS ARGUMENTOS (mais não fala nada pra eles).
Já CERN faz pesquisas com partículas subatômicas isso tá fora do que discutimos !! o buraco deles é mais embaixo .
eeehhhh amado e dileto rok3t ( como diria os pregadres) temos muito que remar estamos incrívelmente no começo do começo.
Obsevação conselho sei lá o quê:
” cuidado com essa inteligencia toda,
chega uma hora que vc não vai conseguir guardar ”
abraÇÃO !!!
xíí resposta ficou na moderação!!
Alguém já questionou se os elementos existentes na Terra não poderiam ser fatais a seres de outros planetas?
Assim como é válido procurar vida com as mesmas condições existentes no nosso planeta, também, poderia ser válido o inverso.
Fazendo uma comparação:
Um humano que nasce sem a visão(cego), jamais vai sentir a falta da luz, por não conhece-la.
Assim seria um ser de outro planeta: nunca experimentou água ou nunca respirou oxigênio. Esses dois elementos teriam sido substituídos por outros dois próprios de seu planeta. Por que, então, esses seres necessitariam de água e de oxigênio(essenciais na Terra) ??!!
São só perguntas.
Muito bem colocado Fran!
Você tocou em um ponto chave!!
Muito bom!
E parece ser uma questão muito sensata.
E duvido que este não seja um pensamento ciêntífico e consequêntemente teorizado por algum ciêntista!!
Os primeiros abduzidos oficiais não sabiam, mas descreveram os seres extraterrestres com a mesma semelhança de seres gravados em pedras há milhares de anos atrás.
Alguém ainda tem dúvidas da vida extraterrestre?
Felizmente eu vivo no século XXI, onde este conhecimento já começa á ser bastante divulgado e será cada vez mais aceito nos próximos anos. xD
Do ponto de vista astronômico é algo realmente estimulante essa procura por novos mundos, habitados ou não. Era muito estranha aquela época em que não sabíamos com certeza da existência de planetas fora do sistema solar. Lembro dos debates de cientistas de “mente pequena” defendendo que era altamente improvável encontrar planetas em torno de outras estrelas, e hoje os ridicularizados são eles. Tenho a convicção pessoal de que o universo é repleto de vida, das mais variadas formas, algumas talvez tão diferentes de nós (ao invés de fisicamente baseadas em Carbono, com algum outro elemento químico no lugar, talvez tão diferentes que seja até difícil identifica-las como vida; algumas talvez sejam apenas formas de energia, sem utilizar um corpo físico). Em um universo onde apenas 4,9 % corresponde a matéria que conhecemos (prótons, elétrons, nêutrons, quantuns, etc), e o restante é matéria escura e energia escura, não dá pra dizer o que pode existir por aí (sem falar das altamente prováveis outras dimensões, segundo a teoria das cordas, e multiversos). Por tanta diversidade, acho prudente concentrar as buscas incialmente em planetas semelhantes ao nosso, porque nesse caso as chances de encontrar vida parecida com a do nosso planeta é obviamente maior, o que facilitaria muito sua identificação.
Mas uma pergunta com certeza vem ao pensamento: para que procurar vida extraterrestre se eles já estão por aqui? Nós sabemos que a maioria dos cientistas, pra não dizer praticamente todos, pelo menos oficialmente, declaram não acreditar nisso. O argumento, já bem conhecido, é de que as distâncias interestelares são muito grandes; mas as pesquisas sobre “dobra espacial” já começaram, e em alguns poucos anos esse argumento deve cair. A realidade da tecnologia dos UFOs cada vez mais se aproxima da “ciência oficial”. Seria isso repasse de tecnologia dos “Black Projects”? De qualquer forma, essas pesquisas colaboram para preparar e “abrir” a mentalidade da população. Felizmente, a quantidade de pessoas hoje em dia que pelo menos aceitam a possibilidade de vida extraterrestre, graças a essas descobertas “oficiais” da ciência, tem aumentado muito. E isso, indiretamente, prepara as mentes para a “abertura”.
Além disso, alguns exemplos da variedade de vida extraterrestre já podem estar entre nós. Já temos exemplares físicos que podem comprovar a existência dos ETs direta ou indiretamente (no caso de seres híbridos), e testes de DNA foram feitos ou estão em andamento em todos eles:
humanóide de Atacama (“Ata”)
http://siriusdisclosure.com/evidence/atacama-humanoid/
humanóide dos Urais (“Alyoshenka”)
https://www.youtube.com/watch?v=apxYmFJvWoQ
http://colunistas.ig.com.br/area51/2007/04/02/o-misterioso-dna-do-mini-alien-russo/
crânio “Starchild”
https://www.youtube.com/watch?v=moEYqLdupIA
http://ovnihoje.com/2010/10/12/the-starchild-skull-%E2%80%93-seria-este-um-cranio-alienigena-parte-iii-%E2%80%93-o-dna/
Mas, apesar do empenho e dedicação na elucidação dos casos, eles sempre ficaram (pelo menos até o momento) relegados ao campo das “excentricidades”, a grande mídia faz questão de ignorá-los ou ridicularizá-los.
A área tangível com possibilidade de vida não pode ser baseada com os padrões da Terra, isso só mostra o quão limitada é a “inteligência humana”. já não foi provado pelos famosos cientistas que a vida se da em condições muitíssimas adversas.
Perfeito!!!
.
Enquanto tivermos este tipo de raciocínio, nunca sairemos do lugar!
.
Não sei pq é tão difícil aceitar o fato, quando não está dentro de um certo “padrão”
.
Comodismo, ceticismo ou as pessoas tem medo de saber a verdade?
Boa noite Cris ! Acredito que seja a última opção dada por você. As pessoas são muito comodistas e acomodadas. Por que mexer com o que está quieto, é o que elas devem pensar, afinal se está dando certo , então não precisam se aventurar por caminhos desconhecidos que podem alterar as suas vidinhas burrocráticas e medíocres .
As piores pessoas não são as que creem demais ou as céticas demais, mas sim as que se acomodam demais !
Beijos querida Cris !
Bom dia querida!!!! 🙂
.
Exatamente e infelizmente…. :/
.
Bjussssssssssss
Medo do desconhecido -medo!
.
O medo é a base de todos os sentimentos e emoções “negativas”.
.
Medo da morte (desconhecido) gera agressividade, raiva, comodismo (se apega ao que é seguro -que conhece)
.
Medo da perda (ficar sem amor) gera cobiça, gula, ciúmes…
.
Medo é a fonte de todo sofrimento. Fruto da ignorância.
.
Adoro vcs, meninas do O.H.! Beijinhos
Boa noite Mel !
Beijinhos pra você também !
PS: O cúmulo do medo é ter medo de ter medo !
Bom dia Mel!!!! 🙂
.
Adorei menina! Vc me parece ser uma pessoa muito doce mesmo, que nem um Mel!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
.
Bjinhusssssssssss
Obrigada Meninas!
.
Nós mulheres, somos essenciais para trazer equilíbrio a este grupo. Representamos e hemisfério cerebral direito.
.
O hemisfério esquerdo (masculino) é sobretudo verbal, lógico, analítico e científico, enquanto que o hemisfério direito é espacial, analógico, sintético e artístico.
.
A mulher realmente, com seu hemisfério direito aberto, ela não parece perder totalmente o contacto (com a sua alma); mantém-se tão sensível ao outro lado das coisas, tão rebelde ao seu encerramento nas prisões do racional, tão prostrada quando se sente amarrada pelas algemas da lei! Quando a masculinização das escolas a não deformou…
.
Vamos participar para manter o equilíbrio neste grupo.
Perfeito !
Beijos !
Que lindo querida!!!! Amei! 🙂
.
Bjusssssssssss
Claro que pode haver vida em qualquer lugar,
mas se nao encontramos vida nem mesmo em Marte,
Tita, e outros lugares provaveis, com tantas sondas enviadas,
o mais inteligente seria tentar encontrar primeiro em lugares onde a vida como conhecemos fosse possivel, nao acha?
.
Abraço a todos…..
.
Não, não acho estou convicto em minha resposta, se você também afirma que pode haver vida em qualquer lugar, qual a logica em procurar nos padrões daqui, seja razoável, e eu disse em termos extras galácticos, não somente em nosso sistema solar o qual eles nem sabem direito todas informações, quem dirá fora desse sistema, em tudo isto estou baseado no sistema de busca por telescópios e observatórios com as mais novas tecnologias e não por essa sondas ultrapassadas.
Edison40, sobre a questão de Marte, acho que nunca teremos acesso às informações, fotos, videos e descobertas importantes.
Chutando que a 10 anos a Nasa receba, diariamente, todos estes dados das sondas que por lá estiveram ou estão, isso daria um total de 3.650 dias ou milhares de milhões de dados recebidos.
Compare isto a infima pequena parte ou 0,001% da totalidade das informações já divulgadas para o povão e poderemos facilmente entender que Marte, assim como a Lua é território restrito.
Contando também com toda a inimaginável quantia em dinheiro envolvida nestas missões, dúvido que liberariam gratuitamente as descobertas.
Logo, eu não espero nenhuma divulgação da Nasa informando sobre a existencia de vida em Marte.
Na minha visão isso é uma utopia.
Uma questão simples; porque a teria o privilegio de ter vida inteligente?
Ela não ocupa no Universo nenhuma posição especial, nem por sua colocação, nem pelo seu volume, e nada justificaria o privilégio exclusivo de ser habitada.
A única coisa justificável,dessa ideia é que nós seres humanos somos pretensiosos , vaidosos e orgulhos, pra ter essa pretensão , pois imaginar que dentre um número incontáveis de planetas, apenas o nosso ter vida inteligente,além de irracional, é duvidar da inteligencia do criador, que fez esses infindáveis globos , sem qualquer utilidade.
Nenhum homem de bom senso,construiria uma casa, para não ser habitada,imagine se Deus o faria.
Esato nada e por que em um universo tao grande so a vida aqui isso e mais impossivel do que esiter vida inteligente para algo infinito e serteza a esisteçia
Creio que a vida seja regra e não exceção neste universo.
Nasa registra forte explosão no Sol
A Nasa, agência espacial americana, registrou uma forte erupção solar na sexta-feira (3). Com fortes chamas de radiação, a erupção foi considerada de nível médio.
As labaredas emitidas pelo Sol são da classe M5.7. 5. Isso significa que se trata de uma explosão média. As erupções solares são classificadas de acordo com o seu brilho em raios-X em um determinado intervalo de comprimento de onda. O nível mais forte de tempestades é o X, considerado dez vezes mais forte do que o M. Portanto, a recente explosão não representa perigo para a Terra.
O Sol tem ciclos de atividade de 11 anos, com períodos mais intensos. Os cientistas garantem que a atual temporada de tempestades é a mais intensa desde setembro de 2005. Porém, segundo a Nasa, o auge desse período deve ser no segundo semestre de 2013.
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nasa-registra-forte-explosao-no-sol-06052013-19.shl
Em primeiro lugar temos de considerar que a vida como a conhecemos não é a unica forma de existência e mais ainda, nossos aparelhos “corpo físico, principalmente” é bem frágil, onde apenas um ferro ou objeto ponteagudo já o bloquia em seu funcionamento e leva até a paralização total (que chamam de morte), contudo, em um processo evolutivo mais avançado, certamente que isso tem de ter sido resolvido, de alguma forma. Segundo, que também não se pode desconsiderar outros níveis de vida, em corpos mais sutis, algo tipo formas energéticas somente, como que siluetas, mas já devido a um avanço evolutivo, o que em nosso corpos se perfará pela aceleração atômica “spins”. Logo, tanto na primeira como na segunda mensão, estes aparelhos, mais fortes ou mais sutis, já permitiriam habitar uma infinidade de mundos, que nossa raça insiste em olhar como inabitáveis, considerando-se a unica forma de vida inteligente “que não é o mesmo que sábia”, e poir ainda, supondo que algo, em existindo, seriam como que protozoários, quando que, se ETs existem mesmo, e tudo lega a crer que sim, para eles, nós sim é que que seremos olhados como paraméciuns caudatiuns “talvés um pouco mais que isso”. Então, nesse processo todo, temos a velha falha do OBSERVADOR, que altera o observado e então, elimina possibilidades, as quais sim, poderiam dar as verdadeiras respostas. Por isso em meu blog http://terra2358.blog.terra.com.br cito várias vezes a palavra terráqueos e destaco a necessidade de nos olharmos como mais uma raça e nunca a única e melhor.
O universo e muito grande. Concerteza deve ter vida de todas as formas possíveis. Eu ate pouco tempo imaginei q possam haver seres ou animais que se locomovem pelo espaço sideral e possam ter a forma dos possíveis ovnis q alguns vestes.
Acho que a vida tem “mil e uma” “receitas”…http://biologiaespeculativabr.blogspot.com.br/2013/02/documentarios-sobre-biologia.html
Ola eu tava navegando como sempre e vi uma materia sobre um chip encontardo no cerebro de napoleao eu queria saber se e veridica
Olá Wellington, essa notícia é falsa, já foi publicada no Ovni Hoje:
http://ovnihoje.com/2011/09/14/teria-um-chip-no-cranio-de-napoleao-mudado-a-historia/
Estamos confiando demais em nossa própria natureza e pensando que tem que ser tudo igual a como se processou a nossa evolução. Infelizmente não podemos afirmar absolutamente nada com um mínimo de certeza em relação a como pode ter evoluído uma outra raça em um outro lugar no cosmos. E essa gente tem ou teve sentimentos? Ele são completamente lógicos ou intuitivos? Se forem em um grau mais elevado de lógica, provavelmente, evoluíram mais rapidamente, ou não? Sim, nada sabemos. apenas fazemos exercícios de suposição.
Osiris
O problema é que a galera acha que sinônimo de vida tem que ser igual a nossa… Ledo engano… é óbvio que há vida no universo em todas as formas, inclusive, inteligente!! Aliás, somos seres inteligentes?? Nos baseando em quais parâmetros? De repente inteligência é algo que temos, mas em dose minúscula em comparação a outros universos.
Boa noite Pessoal.
Notícia fresquinha no G1:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/geologos-encontram-possivel-continente-afundado-1500-km-do-rj.html
Abaixo, dois links de pesquisas não tão recentes e que já devem ser do conhecimento da maioria, se não de todos, que demonstram como a vida aqui mesmo na Terra não segue por completo as regras estabelecidas.
http://www.ciencia-online.net/2013/03/novo-tipo-de-bacteria-encontrado-em.html
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/nasa-descobre-bacteria-que-se-alimenta-de-arsenio
Estes são exemplos interessantes e que estão ao nosso alcance para que sejam amplamente estudados.
A vida deve ter sido perpetuada por incontáveis mundos além da Terra, para que se diga o contrário é preciso antes ter certeza absoluta de como a vida aqui se originou, e nem temos 100% de certezas quanto à isto. De certo, considerando as gigantescas distâncias entre as galáxias etc, nesse exato momento devem existir planetas onde a vida apenas começou, onde as primeiras bactérias surgem…onde há seres no nosso grau de evolução ou cem, mil, milhares de anos à nossa frente…
Continuo achando que temos poucos recursos destinados à busca de vida lá fora portanto nossos cientistas se veem sem saída, sem poder dar um “tiro no escuro” e tentar a sorte de achar vida em um planeta que não siga os “padrões” em que vivemos.
Agradeço as boas-vindas de todos…Fran, Cris, Vilson e Lua Pequena, um grande abraço.
Paz!
Somos prisioneiros dos nossos 5 sentidos (limitados). Bem possível que nem seriamos capazes de reconhecer uma determinada vida inteligente em outro Planeta, se esta fosse uma forma tão “diferente” sem parâmetros de comparação na mente humana.
(Bem vindo ao grupo dos “novos”. Também sou antiga leitora, nova em dar palpites)
Hehehehe
Me parece que a pergunta deveria ser:
“Qual condição poderia inviabilizar a vida?”
A vida não parece ser excessão, e sim regra.
As limitações do nosso conhecimento, consciência e entendimento nos cegam…
Em nosso “quintal” podemos observar os organismos chamados extremófilos, que por si só já deveriam ser prova suficiente da tenacidade da vida no que tange a superar as dificuldades de ambiente.
Talvez seja apenas uma questão de aceitação de quanto “extremas” possam ser estas condições…
Más, por que isso ainda tem um espectro tão limitado na ótica das nossas comunidades científicas e gera tanta discussão e desperdício de tempo e energia… pra mim, é um mistério.
A vida é um mistério que só o universo consegue explicar. Por mais que temos nossas teorias, a vida sempre nos surpreende. Aqui mesmo na Terra é um grande exemplo de formas de vida que vive em condições habitáveis “tipo a que os seres humanos vivem” e as que habitam em condições extremas “que é impossível a vida humana” mas ainda sim existe vida. O universo sem dúvida é de 0 a 100% —>101% vivo!
Saudações terráqueos, viva a vida 😀