Nova ejeção solar rumo à Terra

Compartilhe este artigo com a galáxia!
Tempo de leitura: < 1 min.
Ouça este artigo...

Sábado passado, (21/1) anunciamos aqui o OVNI Hoje sobre uma ejeção solar estava vindo em direção à Terra.  Esta ejeção atingiu a Terra, sem maiores consequências, a não ser pelas espetaculares auroras, como pode ser visto pela foto abaixo:

Aurora Boreal capturada em foto no Círculo Ártico, proveniente da ejeção solar do dia 21 de janeiro de 2012.

Mas o Sol não decidiu parar por aí.  Nova ejeção solar está a caminho da Terra, a qual foi causada pela mancha solar 1402.  Veja na foto abaixo o momento da erupção, capturado pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA:

Foto: NASA

A mais recente ejeção ocorreu ontem (23/1) às 03h59min UT e analistas do Goddard Space Weather Lab dizem que a parte frontal da ejeção irá atingir a Terra hoje às 14h18min UT (+/- 7 horas).  Também foi relatado que Marte se encontra diretamente em frente da ejeção e será atingido no final do dia 25 de janeiro.

Esta ejeção está se deslocando a 2.200 quilômetros por segundo e podem vir a danificar satélites que estejam em órbita polar, além de causar auroras espetaculares como a da foto acima.

n3m3

Fonte da notícia: www.spaceweather.com

FotosNotíciasOvniHoje
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (75)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • Ceticismo Total

    E daí?

    Seria bem melhor que houvesse incentivo dos governos em financiar estudos de viabilidade econômica para a aplicação em massa de geração de energia solar.

  • arkiliano

    E REALMENTE INCRIVEL A NATUREZA!

    – ISTO DEVE INFLUENCIAR NOS OCEANOS, YODA, NÃO E UMA BOA IDEIA, IR PESCAR AMANHA!!

  • Anderson Zin

    Muito interessante, é importante notar que a atividade solar está aumentando eu que estava acompanhando por estes dias as atividade solar está nova ejeção pegou meio que de surpresa os observadores. Lembra que até a Nasa deu um recado para as pessoas guardarem mantimentos e ficarem em alerta ,com certeza eles sabem de algo. A próxima máxima solar será o ano que vem ,mais se já está assim e se está ejeção causar apagões ou algum tipo de transtorno imagina ano que vem como que será , já que será o ano da máxima solar? Eu estou de olho @@

    • l2Ca

      Sim, também é bom lembrar que a cada tempestade o campo magnético terrestre precisa de um tempo para se reestruturar, caso tenhamos mais tempestades seguidas destas, e continuar assim, podem começar a comprar as velas e as lanternas a dínamo.

      O fato é que o Sol esta reiniciando o seu ciclo máximo de 11 anos em 11 anos e estamos tendo tempestades solares a cada hora.

      A tecnologia de proteção a transformadores de energia e de satélites se limita ao fato de desligalos ou deixalos em Stand-By até o evento passar. Acho isto meio perigoso e arriscado pois todo nosso avanço tecnológico alcançado até hoje pode estar em jogo, estamos contando com a sorte.

      Se este ano estivermos diante de uma tempestade magnética como a de 1859, voltaríamos a idade do velho oeste. Isto não é brincadeira, não é uma questão de SE, mas sim de QUANDO vai ocorrer.

  • adotta

    O problema para mim nem são os satélites.. O pior são os black outs qe podem ocorrer fazendo com que nossas vidas fiquem sem energia eletrica isso sim seria algo muito grave..

    • Cris

      Realmente, quando chove e acaba a energia por um breve período, o povo já fica doidão, imagine apagões sem data prevista para retorno de energia!!! Acho que vai aumentar a quantidade de mulheres grávidas!!!

      • adotta

        Bom Dia Cris

        Nos grandes centros se isso ocorrer haverá saques, roubos e muita violência. Acompanho o estudo sobre essas atividades solares, e caso, realmente ocorrer algo muito grave poderemos levar de 4 a 10 anos para recuperar todo nosso potencial energético.. Imagine vc, nao teriamos nem mais como armazenar nossos alimentos, não teriamos como trabalhar a não ser gerando energia com geradores.. Seria o caus mesmo..

        • Cris

          Agora, pensa comigo, nós brasileiros (em geral, salvo seres pensantes), em que a filosofia é novela, BBB, perdendo o tempo falando dos outros, ouvindo essas porcarias de músicas, que só deixam o povo mais burros, como ficariam essas pessoas totalmente despreparadas, concorda comigo que são justamente elas, que irão contribuir mais ainda com o caos?

          • Cris

            Bom Dia Adotta! Obs.Olha a minha falta de educação!!!!

            • adotta

              Rsrsrsrsr na minha opinião vc está certa.. acho que só gente sem cultura e pouco cérebro assiste isso.. Imagine pessoas consumistas como chamamos aqui “crias de shopping” que só pensam em modinha ou futilizadades.. como lidarão com uma situação grave.. por isso que gostaria que a consciencia mudasse nesse 2012, o resto.. profecias para mim são balelas.. tais como no ano 2000 onde diziam de Nostradamus previra o fim dos tempos..

              • Cris

                Tb espero por isso viu!!! 😉 MAIS CONSCIÊNCIA PELO AMOR DE DEUS!

  • geekgata

    Sem entrar no assunto de partículas ionizadas e blablablá de blebleblé, já percebi que no intuito de colaborar estou mais pra chata de plantão.

    Nao chega a ser um evento e a EMC não é das maiores.Esse ano já levamos umas três.
    É bem verdade é que essa é a maior desde 2005.

    Mas o diferencal é que essa foi reclassificada pela NASA pois a nossa ionosfera ainda se recuperava de uma grande EMC na segunda quinzena de janeiro, a reclassificação foi para índice M9.

    Aqui está o gráfico dela, podem ver que nos pegou de cheio. http://iswa.gsfc.nasa.gov:8080/IswaSystemWebApp/iSWACygnetStreamer?timestamp=2038-01-23+00%3A44%3A00&window=-1&cygnetId=261

    Agora sobre nos atingir, o evento começa a nos atingir após 1 hora de seu início e segue acontecendo até atingir seu ápice, que será dia 25. Existe a possibilidade de tempestade geomagnética, mas EU acho que isso não é realmente o pior.
    Até porque os saténites não vão “cair” simplesmente, a tempestade pode causar defeitos, mas a órbita ainda será a mesma. Os celulares e telecomunicações poderão falhar (bom dependendo da empresa que você assina é como se tivesse tempestade todo dia 😉 )

    A minha preocupação é com a camada de ozônio que está ja bem sofrida e com as pessoas que se preocupam tanto com os satélites, mas saem ás ruas sem protetor solar.Os índices de raios UV é muito, muito maior e o risco de cancer também aumenta consideravelmente, mas né, vamos nos preocupar com uma grande catástrofe e não com a nossa saúde.

    Ah pra quem curte uma observação um link atualizado a cada 15 minutos com o comportamento do nosso campo magnético e da ionosfera.

    http://www2.nict.go.jp/y/y223/simulation/realtime/

    Bom passeio!

    • Cris

      Excelente comentário, é de pessoas assim como vc que nos ajuda a compreender melhor as coisas. 😉

    • Forest da Vinci Gump

      Queres trabalhar pra mim…rsrssrs…

      Parabéns pelas informações

    • Marujo

      “?-Gata” (tô precisando trocar de lentes): Vc percebeu errado. Exatamente no momento em que precisamos/ccnclamamos por aqueles que possam explicar cientificamente o quê “está acontecendo”, sob o enfoque científico, é que precisamos da sua ótica. Fique ffirme por aí! Nem pense em abandonar o posto!

  • Mcnaught

    Belissima imagem dessa Aurora Boreal. Wow.

    Um certo documentário que assisti na t.v. Cultura uns meses atras falava de um grupo de arqueologos e geologos que através de camadas de Gelo na Antartica conseguiram descobrir certas coisas que aconteceram com o planeta Terra ha alguns séculos e até milhares de anos atras.

    A enfase da investigação deles foram os Maias. E a idéia principal deles, o que seria a causa principal da extinção do povo Maia foi um imenso periodo de seca.

    Os estudos (na região onde viveram os Maias) comprovam que muitos sairam em busca de outras terras para morar (existem rastros/evidencias). Mostram que o numero de sacrificio humano aumentou (provavelmente oferenda aos Deuses para reverter a situação). Porque foram encontrados diversos esqueletos com sinais de execução.

    Talvez o calendário deles possa estar relatando a respeito desse período do Sol. O calendário não fala a respeito do fim da Terra. Sendo assim, o que esta programado para o ano de 2013 em relação ao Sol pode ser o ápice do que iniciou agora. Não seria a vinda de um Deus. E sim, o Sol como sendo um Deus (para diversos povos, tribos, etc…) em sua determinada fase.

    Incrivel como blocos de gelo retirado de profundidades (quilometros) mostram e constatam o que se passou por aqui na nossa “casa.´´

    []´s

    • Forest da Vinci Gump

      És uma boa teoria…

      abçs

  • Sel

    Queridos do OvniHoje, é muito importante tomarmos consciência do que ocorre com aproximidade da máxima solar. Quando mais compreendermos e estarmos atentos a anúncios (especialmente europeus),mais condições teremos para enfrentar o que virá. Lembrem-se de que com a ausência de energia elétrica não existe abastecimento de combustível nos postos (não existe mais bomba manual em nenhum posto de cidade) se quiser comprar um medicamento sem sistema será extremamente dificultoso (quem utiliza medicamento controlado diabetes,entre outros). Isto não é alarmismo, procure compreender porque a informação existe. Deixo um link onde poderão acompanhar a atividade solar diariamente. http://www.apolo11.com/atividade_solar.php

    • GOLIMAR

      SEL…OCÊ TÁ ME DEIXANDO CUM MÊDO!

      • Sel

        Golimar, não fica com medo não… snf 🙁 o medo imobiliza as pessoas, trabalho junto à defesa civil entre outras coisas, o problema de nosso país é que toda informação não parece surtir efeito de prevenção, mas sempre caminha na direção do pânico, aliás esta é a base em que se apoia a desinformação, o argumento é sempre o mesmo. Os europeus estão decênios à nossa frente neste sentido, em muitos países existe a comunicação clara e ampla sobre o que deve-se fazer e tal, aqui, se informamos o caos está instalado, lamentável mesmo. Só peço que pesquise com carinho as informações, com racionalismo, pois consciêntes ou não todos passaremos por estas alterações em nosso planeta. Não temos de ir para europa para compreender que 3 dias sem energia elétrica impossibilita que as bombas do fornecimento de água trabalhem, sem água as consequências de saneamento tornam-se extremamente propícias para proliferação de virus e bactérias, então precisamos olhar para as questões e criarmos alternativas inteligentes, pois existem. Enfim, longe de mim o objetivo de causar pânico, de todo coração me perdoe, pois jamais foi minha intenção. Abçs 🙂

        • GOLIMAR

          SEL…DOCE CÉU…ESTIVE A TROCÁ UMA PAIA MUITIO TEMPO ATRÁS CUM ARGUÉM AQUI SOBRE DEFESA CIVIL. QUE BOM INCONTRAR ARGUEM QUE TRABALHA JUNTO. EU JÁ MANDEI UM EMAIL PRA UM ORGÃO IMPORTANTI DO GOVERNO E NUM ME LEMBRO MAIS. ERA SOBRE A AMEASSA DO VURCÃO DO ATRÂNTICO NORTE CHAMADO CUMBRE VIEJA QUE PODE ARRASAR COM O LITORAL NORTE DO BRASIL E NUM TEM DEFESA CIVIL QUE POSSA AMENIZAR OU ESTAR PREPARADA PRA ISSO. A SENHORA JÁ ORVIU SOBRE ISSO?

          • Sel

            Sim Golimar, aliás estamos com outro vulcão do ladinho dele dando muita dor de cabeça nas Canárias, o El Hierro, aliás hoje ele está bastante agitadinho. Há indícios de que nosso litoral já tenha sofrido um tsunami há muuuuuuuuuuito tempo e a origem (ao que tudo indica) tenha sido das Canárias também. Existem muitos estudos e projeções de uma situação como esta, porém não existe um plano de ação preventivo, que é o que mais me ocupa. Não sei se está acompanhando a situação da reintegração no bairro Pinheirinho em S. José dos Campos, isto se trata da locomoção de 6.000 pessoas, agora olhe nosso litoral nordestino! É algo incomensurável. O último plano de ação da UNESCO (nov/2011) foi um exercício voltado para o evento de tsunami no Pacífico, mas de origem em Tokay, Japão, com suas projeções muito realísticas. Enfim querido amigo, seguimos aqui na observação de nosso planeta, e ainda que de um modo bastante limitado, procurando fazer nossa parte. Abçs 🙂

        • GOLIMAR

          COMPLEMENTANDO: SE O VURCÃO CUMBRE VIEJA EXPRODE LÁ NAS ILHAS CANÁRIAS A NOSSA DEFESA CIVIL NUM TÁ PREPARADA PARA TSUNAMIS NO LITORAL NORTE-NORDESTE DO BRASIL. EXAGEREI?

          • Sel

            Não exagerou em nada, é desta maneira mesmo! E na maior parte a população não é informada, veja a situação da região Serrana no RJ, sobre uma falha geológica, não há como reconstruir aquele lugar, mas não há também como conscientizar as famílias sobre esta realidade. De qualquer modo tudo é muito triste quando se trata de vidas em risco. 🙁

          • Jam

            Agora! Peço que nós imaginemos, todas as tragédias que aconteceram no Estado do Rio. As autoridades não souberam como lhe dar com tudo aquilo: nem antes para precaver, nem depois, muito menos para solucionar toda uma situação. E olha que as Cidades atingidas são pequenas para serem comparadas com toda a extensão do Litoral NORTE Brasileiro. Não temos de pensar, saberemos imaginar que caras não serão capazes para lhe dar com um Tsuname. Pelas enormes massas de terras que poderão ruir Oceano abaixo. Se o País tiver de ser atingido pelo desastre que futuramente pode acontecer atingindo tudo e muita coisa mais, inclusive o Litoral NORTE-NORDESTE DO BRASIL. Muitos estarão Ferrados mesmo. Vamos torcer para a Terra não tremer – né.

            • Sel

              Jam, a questão do RJ é complexa, pois quem dirige a nação sabe o que ocorre e não pode incentivar que a população permaneça naquele local, em outras palavras, o local não pode ser reconstruido para que mais pessoas se exponham ao risco, o grande problema é que nosso país tem diversas falhas geológicas, todas elas em atrito ou movimento, para nossa vergonha quem solicitou este estudo do Saadi nem foi nosso país(acredite se quiser, você não encontrará um mapa preciso sobre falhas geológicas brasileiras no Brasil!). Quando começaram os tremores no norte e em MG iniciaram-se o processo das universidades investirem em sismógrafos! Enfim, nosso país já atravessa momentos complexos na área geológica sem tsunamis à vista. Acredito que o conhecimento aliado a educação poderia fazer uma grande diferença, mas temos dois lados nesta ponta e posso lhe garantir que nosso povo somente pensa no dia de hoje, não há mentalidade de prevenção,do outro o governo tem certeza que o povo não está pronto para isto,então não investe. Mas seguimos batalhando por cada estrelinha que podemos lançar de volta no mar, ainda que possamos fazer diferença em uma única vida, já terá valido à pena o esforço! Abçs 🙂

    • Cris

      Sel Bom dia!!!
      Desculpe minha ignorância, mais o que que é aquele quadradinho preto que aparece na imagem 24/01/2012 às 09:19???

      • Sel

        Crir, quando há uma grande emissão de energia a SOHO tem reações análogas aos impactos, este quadradinho foi uma falha na imagem. A SOHO continua sendo nossa principal fonte de observação solar. Se você observar este mundo de partículas é extremamente raro, estamos diante de um evento que não ocorre há 5 anos! A diferença é nossa dependência com o aumento do uso de sistemas ligados a satélites atualmente, então é evidente que a informação é necessária. Abçs 🙂

        • Sel

          Desculpa Cris, digitei errado seu nome!

          • Cris

            Imagina…. 😉 Obrigada por sua atenção!!!! Vc é muito informada e inteligente hein!!! Valewsss

        • geekgata

          Sel, talvez eu esteja enganada, mas esse evento acontece o tempo todo não é? Então não entendi o que é extremamente raro.

          Segundo ficar falando que teremos falta de eletricidade, água e tals é alarmismo, apesar do Kp9 ainda se espera um G4 então, na boa, não vejo o porque você está insuflando pânico.

          • Sel

            geekgata, com todo o respeito à sua opinião, mas não estou insuflando pânico, de modo algum, apenas alertando para que haja uma compreensão clara sobre a máxima solar que é prevista para 2013. Os ciclos solares (parto do princípio que estou escrevendo para alguém que compreende esta linguagem pelos links que postou) ocorrem em média de 11 em 11 anos, o problema é que não existia uma dependência social-econômica de tecnologia como ocorre hoje e é evidente que não enfrentaremos esta máxima como ocorreu há 11 anos (que na época nos trouxe vários transtornos especialmente sobre o Canadá. Fico impressionada com a mentalidade anti-prevenção que ocorre em nosso país, países como o Japão estão preparados até para o Big One acima de 9 Richter,mantém instruida toda população, aqui no Brasil não podemos falar de geradores que vão parar em 3 dias! Imagine se eu postar outras questões! Nossa mentalidade precisa mudar, e creio que as pessoas que acessam este site ( na maior parte) tem maturidade para compreender e investigar sobre estes fatos, sem alardes, pânico, mas com racionalidade e prevenção. Abçs 🙂

              • geekgata

                Infelizmente Sel o fato de faltar luz em determinada localidade não é prova que isso seja causada pela EMC. Inclusive ouso dizer que falta luz em todos os estados todos os dias independente da atividade solar.

                Ou seja, nada fora do padrão.

                O índice KP OBSERVADO essa semana ainda não ultrapassou o 5. E como você bem demonstrou saber índice 5 não causa apagões.

                Veja por si:
                http://iswa.ccmc.gsfc.nasa.gov:8080/IswaSystemWebApp/StreamArgumentServlet?cygnetInstanceId=1385801479&argumentId=0

                • Sel

                  geekgata, procure informações sobre o que ocorre e “quais” tipos de particulas foram emitidas. A Nasa informou isto via CNN e nem quero desgastar mais você sobre identificação de protons e quanto nossa magnetosfera estava frágil devido a outras emissões, toda defesa civil esta informada sobre este evento e as possibilidades de interferencia nas comunicações e eletrecidade. Estamos com falha de energia em diversas estações, não quero defender tese aqui, somente analise aos fatos. Ainda temos a AMAS aqui para nos ajudar, especialmente no RJ, então no stress, o tema não sugere teses, apenas observações que podem ser realizadas por qualquer observador leigo que considere os eventos. Abçs 🙂

                  • Cris

                    Como a Sel disse: No Stress!!! Sejamos mais Relax… 😉

                    • Sel

                      Isto mesmo Cris, Thanks!!! 🙂

                  • geekgata

                    Achei chato isso…

                    Se você realmente não quer dividir o que você sabe, tudo bem, mas ficar enrolando atrás de nomes digamos “pouco ortodoxos” é muito chato.
                    Isso de “partículas foram emitidas”, por favor, o vento solar hoje amanhã e depois de amanhã e desde 1600 quando se começou a observá-lo é composto de íons 4He++, e em menor quantidade os íons 3He++, 4He+, O6+ e C3+.
                    “Indentificação de prótons”? que é isso?

                    E tem mais…O ciclo solar está atrasado colega, era previsto a máxima para 2000/2001.

                    Não quer conversar tudo bem, mas esse ar de “nem vou falar porque você não vai entender” foi realmente desnecessário.

                    • Sel

                      Não tive intenção, sorry!
                      🙂

                    • Sel

                      estou deixando os dados para compartilhar com vc, na verdade a origem da informação foi da análise russa, a NASA não publicou até agora
                      explosão solar foi acompanhado por um “evento protônico ‘ – um aumento acentuado em um fluxo de prótons de alta energia com velocidades de até 4 milhões de quilômetros por hora. Níveis perigosos de 10-50 MeV (megaelectronvolt) prótons já foi ultrapassado, enquanto os níveis de 100 MeV
                      estou deixando um bom artigo sobre a MeV, que é pouco mencionada devido a complexidade física, mas segue o link
                      http://en.wikipedia.org/wiki/Electronvolt
                      não mencionei de modo algum que você não iria entender desmerecendo você, somente é uma área bem complexa, pois não é a explosão solar somente que é um risco, mas o tipo de particula por ela ejetado. Neste caso, as MeV foram muito além até do previsto.Espero ter ajudado de algum modo, abçs

            • Alex e Dri

              SEL me perdoe por cair de pára-quedas na conversa (que por sinal está bem interessante) para dizer minha opinião converge com a sua na questão da necessidade de um programa de prevenção ,só queria relatar que vivi na pele a terrível experiência do terremoto que ocorreu ano passado aqui no Japão e apesar de estarmos sempre fazendo treinamento para prevenção na hora H todos ficam feitos baratas tontas,moro fora do Brasil ha vários anos e me entristece ver que a mídia brasileira distorce a verdade colocando que tudo funciona fora do Brasil ,o que afirmo que é uma grande mentira!!acho que prevenção nunca é demais,mas na pratica cada um vê o seu kkkkk bom seria bacana se ao invés de passarem esses reality show da vida colocassem programas científicos,culturais para a “massa” desculpe mais uma vez …

              • geekgata

                Me intrometo também…
                Por aqui a impressão que tenho é que o governo e a grande midia temem que a grande massa seja informada. Vale lembrar que quem tem informação tende a questionar e isso não é interessante a classe política nem a elite econômica.

                Concordo com a Sel que deveria haver prevenção, mas discordo do alarmismo, só isso.

              • Sel

                Alex e Dri, acompanhei muito de perto as questões no Japão, especialmente o que não estava previsto que foi a questão da radiação da usina de Fukushima que ainda trás grandes preocupações de impacto para população e ambientais. Ninguém está pronto para o que nunca viveu, o que me refiro é que tratar sobre o Big One não é algo alarmante para a população devido a uma ação de educação sobre o assunto. Posso afirmar empiricamente que aqui no Brasil estamos muito, muito longe disto. Existiu uma única produção que conheci com base científica sobre a situação real, infelizmente o vídeo foi banido em vários idiomas (inclusive o nosso) por trazer imagens reais do Katrina que estavam proibidas por força da Lei de utilização, mas ainda existe uma postagem fragmentada em 9 partes, segue aí o link da número 1, é a única que conheço de análise científica e com pessoas sérias que participam deste estudo, porém a analise baseia-se em situações de epidemia, não de máxima solar, abçs
                http://www.youtube.com/watch?v=7VJqAOjnKGo

                • Gmors

                  Boa tarde Sel !
                  Tanto você como a Geekgata apresentaram pontos interessantes, mas ainda sim se olharmos mais alguns dados nós brasileiros em geral não temos muito o que preocupar tanto como outros países que se preparam tanto por inúmeros fatores tais como sendo o principal que é o posicionamento no globo, tendo em vista que a cidade mais extrema do sul do país se encontra na latitude de 33° aproximadamente e para termos os efeitos de uma EMC só classe X e talvez nem isso.
                  As mensurações dos picos de atividade solar em previsão não estão nem perto da máxima de 2002/2003;
                  Em questão de energia apesar dos pesares possuímos a tecnologia de produção do etanol e sendo o 2° país da gambiarra (perdemos só pra China hehehe) uma adaptação de geradores não seria muito difícil, a produção requer pouca tecnologia eletrônica e ainda não é necessária nenhuma forma de extração mecânica a não ser o cultivo agrícola, e o que sobrar ainda vai pra produção das bebidas que alegram muita gente.
                  O brasileiro é realmente treinado desde o nascimento a deixar tudo pra ultima hora, reclamar da vida constantemente e querer que tudo vire “carnaval”. Temos de tudo aqui um pouco, o que falta é vontade tanto politica como social. Mas já são fatores que no meu entendimento só cabe a população resolver e não o governo (nosso governo já custa resolver assuntos triviais imagina então em uma situação de caos).
                  Outra coisa que eu percebo muito e já coloquei em outros posts é que com muita informação esquecemos rápido o que foi dito ontem, eu por exemplo me lembro bem dos problemas da máxima solar do inicio deste século porque trabalho com georreferenciamento e quando chega a época de máximas solares isso acaba com meu serviço pois costuma afetar os satélites e pra variar esse ano ainda vai ser maior (um segundo a mais nos relógios atômicos). Tem muita gente que não lembra nada de como foi a ultima, ai lê as noticias que soam como alarmantes do jornal que precisa vender suas notícias e começa de novo os alardes.
                  E esse ano ainda coincidiu tudo, 2012 maia, planeta X, profecias, et bilú (a pior do século) e por ai vai.
                  Agora sobre a oscilação de energia que você postou eu acredito mais na falta de competência de manutenção e infraestrutura do que efeitos de uma EMC, moro em Minas onde passa a maior parte de toda a rede elétrica do país, mesmo sendo a CEMIG uma estatal é considerada a melhor do setor e aqui eu quase não vejo apagão ou falhas na rede. É muito mais fácil culpar o sol porque não tem como processa-lo do que deixar a batata na mão da light, e todo dia sai algo no jornal referente a ela como falhas e apagões com ou sem EMC. (esse problema de hoje ocorreu por causa de podas programadas ao longo da rede de distribuição e nem foi no RJ)
                  O japão “acha” estar preparado para o Big one mas nem eles tem como saber pois nunca ocorreu sendo assim eles não tem padrões para determinar se suas estruturas estão mesmo preparadas, é mais propaganda que realidade, basta ler algumas revistas de engenharia do oriente que você vai entender o que estou dizendo.
                  A verdade é que desastres naturais em sua maioria não são detectados a ponto de prevenção eficaz, só aqui no Brasil (como sempre) que 99% dos desastres estão intimamente ligados a falta de competência e responsabilidade das autoridades que permitem habitar áreas sem nenhuma estrutura para tal (encostas com subsolo lajeado, construção em aterros sanitários, desmate de áreas de proteção permanente) podeira citar mais um monte de problemas que são culpa do homem para criar desastres de grande porte mas meu post já está grande.

                  No meu ver até então tem de se preocupar com o Sol quem trabalha ao ar livre pois realmente a incidência de raios UV é bem maior, quem trabalha relacionado a uso de satélites em geral e só.
                  Seremos os últimos a sofrer com problemas de caráter tecnológico.
                  como diz a música o Brasil “é abençoado por Deus” mas não fazemos por onde para manter a “benção” 🙂

                  Boa Tarde !

                  • geekgata

                    Sério, estou ficando sua fã! Lúcido como sempre! Parabéns! SÉRIO.

                  • Sel

                    Gmors, compreendo sua ótica e respeito seu ponto de vista. O problema de nosso país não vem somente do espaço, estamos com sérios problemas em nosso subsolo, haja visto o que ocorreu na região Serrana exatamente sobre a falha geológica 42BR,também a AMAS tem sido relevante atraindo muito a atenção internacional, enfim, meu propósito é de ser útil para que vidas possam ser resgatadas e previnidas, assim como estive no Catarina e também no RJ, mas este é meu trabalho, não houve nenhuma intenção de debate, embates e rebates, apenas a informação mesmo. Abçs 🙂

        • Chuta Que é Macumba

          Ainda bem que vc explicou rápido… Já já ia ter gente dizendo que era a Nasa escondendo nave mãe alienígena.. 😉

  • Richard

    Calma ai pessoal nao vai ter apagoes ! mais provavel perda de sinal ( celulares e radio )

  • Anderson Zin

    Aqui ninguém vai armazenar medicamentos e nem alimentos não temos este costume e nem levamos previsões a sério , mais se bater o caos vai ser aquela correria todo mundo correndo atrás de tudo na última hora . Parece até aquela estória da formiga enquanto elas faziam suas provisões os outros insetos riam delas o inverno veio e elas tiveram como sobreviver já os outros insetos morreram de fome e frio.

      • carlos.s.

        Sel do céu,acho q depois de ver esse link meus próximos posts vão ser por sinal de fumaça ou código morse !!!valeu pelo link…

  • Alex e Dri

    Geekgata desculpe se me dirigi a Sel somente, sendo que vc tbm fazia parte da conversa, só queria dizer o nao foi tudo certinho por aqui como a midia brasileira mostrou, e como ela havia dado o exemplo do japao pude opinar, mas entendi seu raciocinio , só lamento fato do pessoal confundir informacao com alarmismo

    • Cris

      Ops… olha eu de pára-quedas tb!!!! Eu acho que a diferença entre um e outro (informacao e alarmismo), está no ponto de vista.

    • geekgata

      Imagina, sem problemas!

  • edale43

    Olá a todos!

    Ñ tenho comentado; meu tempo anda muito curto. Consigo apenas ler os posts e aproveito para parabenizar você N3m3 pelo seu incansavel e brilhante trabalho!

    A prevensão tem se tornado palavra de ordem nos tempos atuais,ñ apenas pelas catástrofes “naturais” geológicas, físicas e afins da Terra, mas também por uma mudança psicológica q esta transformando o humano e q a cada dia mais e mais pessoas tem adoecido em seu equilibrio mental. Este assunto merece uma boa pesquisa por todos aqueles que se interessão por alienigenas.

    Quanto a prevenção: vejam só> Coincidencia ou não, hoje havia uma consulta marcada; precisava antes passar no laboratório para apanhar o resultado dos exames que são emitidos por computador. + ou – às 9:30 a luz apagou ficou assim por uns nove minutos deu 2 picos então resolvi desconectar todas as tomadas. Enquanto passava pelos comodos, nessa ação, fui lembrando de alguns posts do ovni hoje. Então pedi o radinho de pilha do meu sogro. Liguei-o e ouvi do noticiario da radio globo q: um apagão atingira toda a zona norte do Rio de janeiro, causando um verdadeiro caos no metro e no transito com os sinais sem funcionar. Sai para buscar o resultado e o que eu intuia aconteceu o sistema estava fora do ar desde a manhã. A consulta foi remarcada para ABRIL. No noticiário do radinho de pilha houvia-se: A light e Ampla (concessionárias de energia do RJ) alegam q o problema não foi em suas instalações. “Uma falha de transmissão no Sistema Interligado Nacional (SIN), que cuida da distribuição de energia em todo o País, causou transtornos em diversos bairros da zona norte e em municípios da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Um problema em uma subestação da Eletrobras/Furnas deixou 100 mil…..” (www.correiodoestado.com.br”).

    Ñ sei porque os fatos ñ foram relacionados, será só coincidencia???????
    Eu é q me estrepei por ñ ser previnida. podia ter pego o resultado na sexta passada!

    Nós somos Luz, Nós somos Paz, Nós somos Amor!

    • n3m3

      Obrigado cara edale43!

      Há alguns anos, não me recordo bem, houve um apagão no Canadá e norte dos Estados Unidos, o qual foi comprovadamente causado por uma ejeção solar. Eu teria que ir atrás desta reportagem para ser mais preciso, mas o meu ponto é que a possibilidade de apagão devido às ejeções solares é real.

      Contudo, parece que os países mais próximos ao equador estão melhor protegidos pelo campo magnético da Terra. Por isso que se pode ver nos céus dos pólos as impressionantes auroras.

      Abraço e volte mais vezes.

    • Forest da Vinci Gump

      Compartilho da sua informação.

      Trabalho numa cervejaria muito grande. Temos fábricas no Brasil inteiro e em vários países. Justamente hoje a nossa comunicação, via email parou! Ligávamos para as outras empresas para haver comunicação. Porém, estados do Rio de Janeiro e Bahia estavam sem comunicação total, temporariamente!

      Liguei para o T.I (tecnologia de informação) questionando a falha. Os responsáveis disseram que da “parte deles” estava tudo ok!.

      Como sempre estou vendo o site Ovni Hoje, logo li essa postagem sobre ejeção solar. Pensei: será coincidência? Sinceramente, acredito que não!

      Hoje, em torno da 15:00 horas, tudo voltou ao normal.

      Liguei novamente na T.I, perguntando o que fizeram para arrumar a comunicação. Falaram que “NADA”! De repente tudo voltou a normal!

      Coincidentemente eu tinha lido sobre o assunto nesse site, e, a falta de comunicação com alguns estados, somando o “nao fazer nada” do departamento de T.I para resolver o problema, teorizei a ejeção solar como responsável pelo o problema.

      Teorizar e saber da verdade, são muito diferentes verbalmente. Porém pessoalmente acredito sim! que essa falta de comunicação foi devido a EJEÇÃO SOLAR

      • Forest da Vinci Gump

        Apenas complementando: quando há qualquer manutenção no nosso sistema de comunicação integrado da empresa, somos avisados com 7 dias de antecedência !!!

        E hoje não foi o caso de manutenção ou falha da nossa operadora!

      • Milton

        Aqui na minha terra, é verdade, estamos sob o efeito de fortes chuvas. Mas, no domingo, a internet vinha funcionando normalmente o dia todo, sendo que eu estava no Skype com uma amiga. De repente, primeiro caiu a conexão e a rede deixou de ser reconhecida. Minutos depois, a eletricidade de parte limitada do bairro, incluindo a nossa rua, caiu. Para avisá-la, resolvi usar o celular, e só demorou alguns minutos também para a ligação ser derrubada e o aparelho apresentar comportamento anômalo de travamentos. Precisei desligar no power e religar novamente, mas consegui fazer outra ligação a muito custo, pois até mesmo acessar a lista de contatos estava difícil. Tudo bem a chuva afetar o sinal da internet e a rede elétrica, mas o próprio funcionamento do aparelho? A ocorrência foi singular e não se repetiu mais.

        Abraços.

        • Milton

          Só complementando o relato: A energia também não demorou a voltar, depois de uns 8 minutos.

  • Milton

    Opa! Se estamos falando de prevenção e todo mundo caindo de paraquedas nessa conversa, não se esqueçam dos acessórios de segurança próprios dos paraquedistas, hein? (risos)

    Brincadeiras à parte, aquela notícia sobre o voo entre Recife e Miami, embora não se tenha explicado o motivo da forte turbulência, que coincidentemente ocorreu no momento em que a Terra era atingida pela nuvem de plasma solar, me levou à forte suspeita de interferências nas aparelhagens do avião.

    http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/01/voo-salvador-recife-miami-passa-por-turbulencia-e-deixa-tripulantes-feridos.html

    Abraços.

    • melias

      Olá Milton;

      Este tipo de turbulência é relativamente normal.
      Não acredito que os sistemas do avião seriam danificados por uma EMC deste porte, e caso fosse não provocaria a perda de altitude e posterior retomada, e sim a queda da aeronave.

      Abraço!

        • melias

          Olá pako;

          De acordo com o link q vc passou, alguns vôos foram suspensos ou desviados devido a possível falha de comunicação em rotas polares.De acordo com o que aprendi em alguns anos como piloto, a rota Brasil/EUA não é polar,e falha nas comunicações não provoca mudança de rota ou altitude nas aeronaves, o que acontece é que em alguns casos a comunicação é feita em HF e caso exista possibilidade de interferência nesta frequencia é um fator de segurança a ser levado em conta.

          Abraços!

  • Mr. U

    Em junho do ano passado cientistas estavam prevendo uma possível hibernação das manchas solares (o mesmo que aconteceu no século XVII conhecido como mínimo de Maunder)…e agora isto acontecendo!!! Somos insignificantes quando o assunto é relacionado ao Universo. Por isso, diante de tantas incertezas, fica cada vez mais difícil acreditar no que dizem.

  • pako

    como el diz tudo calca

  • pako

    Mas nao acredito em nehuma das possibilidades

  • Forest da Vinci Gump

    Pergunto:

    Se há, como dizem alguns nesse site, alienígenas benevolentes, que nos protegem e também o nosso planeta, ( protegendo de nós mesmos e de outros extraterrestres mafélicos?!), como nos guardariam sobre um “ataque” solar?

    • Chuta Que é Macumba

      Tem que perguntar ao Tony. Ele que costuma afirmar que seremos protegidos dessas catástrofes.. 😉

      Hj fiquei com uma preguiça de entrar em debates… Acho que foram as emissões solares.. :))

  • Josemar G. Mendes

    Não dá prá dizer que tem algo a ver com a CME mas minha internet ao longo de todo dia hoje ficou com velocidade extremamente variável, muitas vezes até com time-out no acesso a sites, inclusive ao OVNIHOJE…

    Vai saber…

  • Alex e Dri

    Tóquio, 25/jan – A NTT Docomo está tentando consertar um problema em seu sistema que deixou os telefones celulares inoperantes a partir das 8h30 desta quarta-feira na região metropolitana de Tóquio. A operadora informou que ainda desconhece as causas da falha.

    Os usuários da Docomo não estão conseguindo fazer ligações e nem receber ou enviar e-mails. A conexão à Internet também foi prejudicada. Cerca de 150 reclamações chegaram à operadora durante esta manhã.

    A Docomo suspeita que o pane no sistema pode ter sido provocado pela paralisação temporária de algumas linhas de trem, como a Yamanote, em Tóquio. O volume de transmissão de dados aumentou repentinamente com as pessoas ligando ou enviando e-mails para avisar sobre atrasos de locomoção.