Metano em Marte: Sinal de vida, ou uma miragem?

Compartilhe este artigo com a galáxia!
Tempo de leitura: 5 min.
Ouça este artigo...

Observações feitas nas últimas décadas sugerem que nuvens de metano brevemente se formam em Marte durante os meses de verão.  A descoberta deixou muitos cientistas coçando suas cabeças, já que estes gás não se encaixa no modelo da atmosfera marciana.  A imagem ao lado mostra o mapa das concentrações de metano no outono (no primeiro ano marciano que foi observado) sobreposto em um mapa de Marte na cor verdadeira.

“Os relatório são extraordinários”, diz Kevin Zahnle, do Centro Ames de Pesquisa – NASA.  “Eles mostram o metano com um tempo de vida de dias ou mesmo semanas na atmosfera marciana, o que não bate com o comportamento conhecido do metano, pelo menos por um fator de 1000“.

Zahnle e seus colegas expressaram alguma dúvidas sérias sobre a existência de metano em Marte, no documento que foi publicado dezembro passado no jornal Icarus.

O que estamos dizendo é que a evidência não é forte o suficiente para deixarmos de acreditar no comportamento químico conhecido do metano“, ele disse.

Nós confiamos em nossos resultados“, diz Michael Mumma do Centro de Vôo Espacial Goddard, da NASA, o qual lidera um dos grupos que observaram o metano marciano. “É verdade, a mensuração é difícil, mas não impossível“.

Mumma acha que o documento de Zahnle e seus co-autores foi um ‘desserviço’, assim ele está planejando escrever uma resposta a altura.  “A comunidade precisa entender a fraqueza desse argumento“, diz ele.

Por mais de 40 anos os astrônomos têm encontrado várias indicações de metano em Marte.  Esses relatórios têm sempre gerado muita empolgação, porque eles parecem fornecer uma pista sobre a habitabilidade de nosso vizinho planeta.

O metano invoca visões de vida em Marte“, explica Sushil Atreya, da Universidade de Michigan.  Isto se deve ao fato de que muito do metano em nosso planeta vem de coisas vivas (ou que eram vivas).

Mas, evidências sólidas do metano marciano com espectroscopia infravermelha somente surgiu há oito anos, em 2003, quando Mumma e sua equipe captou assinaturas de metano obtidas pelo Telescópio Infravermelho da NASA, no Havaí.  O metano foi localizado em nuvens, ou ‘colunas de gás’, sobre certas regiões da superfície de Marte, com uma densidade máxima que alcançava aproximadamente 60 partes por bilhão.

Em 2004,  dois outros relatórios surgiram, os quais também indicaram a presença de metano.  Dados do Mars Express da Agência Espacial Européia (ESA), que começou a orbitar aquele planeta em janeiro de 2004, mostrou sinais de colunas de metano, mas não nas mesmas regiões que a equipe de Mumma encontrou.   Houve uma outra observação através do telescópio havaiano utilizado por uma equipe franco-canadense, mas não obteve uma resolução espacial suficiente para detectar as colunas de gás.

A equipe de Mumma fez sua própria observação em 2006, quando a órbita de Marte novamente permitiu a detecção do gás metano a partir da Terra.  Porém, durante três anos, todos os sinais de metano tinham desaparecido, como foi relatado em um documento publicado no Science em 2009.  As implicações são de que o metano é uma ocorrência sazonal, talvez coincidindo com os verões do planeta vermelho.

Mumma e seus colegas estimaram que as colunas maiores de metano em Marte requereriam uma fonte que liberasse o gás em taxas comparáveis aos maiores vazamentos de hidrocarbonetos do nosso planeta, que estão no estado da Califórnia, EUA.  Embora o metano seja associado à vida, os processos geoquímicos poderiam potencialmente produzir estes níveis do gás em Marte.  Ainda há muito debate sobre qual seria a fonte mais provável.

O maior mistério para ser resolvido é o desaparecimento rápido do metano em Marte.  Modelos da atmosfera marciana estimam que uma molécula de metano deveria sobreviver uma média de 300 anos antes de ser destruída por um processo fotoquímico.

Contudo, uma análise dos dados sugere que o metano está sendo removido da atmosfera em questão de meses, ou até semanas.

Zahnle e seus colegas investigaram o quão difícil seria incluir um ‘dreno’ grande o suficiente para engolir todas as colunas de metano observadas  em um curto período de tempo.  Eles concluíram que qualquer processo químico capaz de devorar o metano poderia completamente esculhambar com o ‘orçamento’ químico do planeta, em particular com o oxigênio disponível.

A oxidação do metano poderia aniquilar todo o oxigênio da atmosfera de Marte em 10.000 anos“, diz Zahnle.

Embora os detalhes dos argumentos de Zahnle, et al,  são debatíveis, sua idéia básica sobre a não plausabilidade da grande abundância e da vida curta do metano é muito sólida“, diz Atreya .

Mumma está ciente que suas observações não batem com o cenário estabelecido de Marte. “Mas uma medição é uma medição“, ele diz.

Certamente, é possível que Mumma e os outros encontraram o ‘fato’ que irá demandar a revisão dos atuais modelos de Marte, mas Zahnle e outros não estão convencidos de que este seja o caso, devido às dificuldades em se observar o metano de Marte.

De acordo com suas argumentações, as medições da sonda são sofríveis devido à pobre resolução espectral, que torna difícil  a detecção das linhas de absorção que identificam o metano dentro desta gama.  Por outro lado, as observações a partir da Terra têm uma resolução suficientemente alta, porém elas são perturbadas pela atmosfera de nosso planeta, a qual é cheia de linhas de absorção.

Para melhor explicar este ponto, imagine-se procurando por uma flor rosa, através de óculos com lentes da mesma cor: a luz que você quer encontrar é absorvida antes de você enxergar a flor.  As assinaturas do metano marciano tipicamente estão na zona infravermelha do espectro, onde a nossa atmosfera é altamente absorvente.

Existem alguns truques que os astrônomos que fazem observações a partir da Terra usam.  Para começar, eles não observam Marte quando o planeta está se movendo em nossa direção, ou se afastando.  Isto evita o efeito Doppler na luz marciana, fazendo assim as linhas do metano um pouco mais identificáveis.

Ainda assim, observadores devem construir modelos para tentar subtrair a contaminação da atmosfera terrestre nas leituras. Para isto, deve-se cuidadosamente levar em consideração todas as moléculas que possam estar absorvendo a luz.

O metano que Mumma e os outros vêem não é de uma medição crua, mas sim de uma medição filtrada através de um sofisticado, mas imperfeito modelo da atmosfera da Terra“, diz Zahnle.

Ele e seus coautores contendam que estes modelos podem estar incorretamente levando em consideração os efeitos do metano de carbono-13.  A maioria do metano em nossa atmosfera é feita de carbono-12, mas um pequena quantidade contem o isótopo carbono-13, que é mais pesado.

As linhas de absorção do metano de carbono-13 da Terra ficam exatamente onde a equipe de Mumma alega ter detectado a assinatura do metano marciano.  A equipe de Zahnle não acha que isto é uma coincidência.  Eles argumentam que o metano de carbono-13 está fornecendo um sinal falso do metano marciano.

Mumma discorda.  Ele diz que se eles estão subestimando o metano de carbono-13, então este sinal falso deveria se mostrar em todos os dados processados, mas isto não ocorre.

Você precisa de um modelo muito sofisticado para extrair o sinal terrestre“, diz Mumma. “Achamos que nossos modelos de multicamadas são os mais avançados do mundo para esta região do espectro“.

Além disso, ele diz que  o sinal de metano muda à medida que eles olham em diferentes regiões de Marte. Este tipo de variação espacial não seria esperado se o sinal ocorresse devido à absorção de nossa atmosfera.

Mark Allen do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, tem seguido o debate e ele acha que Mumma tem efetivamente respondido às dúvidas sobre a análise espectroscópica de sua equipe.

O ponto de vista de Allen é o de que as colunas de metano que eram visíveis em 2003, rapidamente se espalharam de tal forma que o gás não mais é denso o suficiente para ser detectado.

Assim, o metano não desapareceu devido a um tempo de vida química curta“, diz Allen.

Atreya tem uma opinião diferente sobre este assunto.  Ele acha que as alegações das variações sazonais nas concentrações do metano são “bem duvidosas“.  Ele acredita que uma quantidade relativamente pequena de metano tem sido observada, mas os dados atuais parecem consistentes com ele sendo essencialmente distribuído pelo planeta de forma uniforme.

Na ausência de variabilidade temporal e espacial rápidas, não haveria a necessidade de invocar uma destruição exótica, ou mecanismos de liberação“, diz Atreya.

A maior parte da comunidade está sendo cautelosa e não está tomando partido no debate, de acordo com Atreya.  Eles estão esperando pelas missões vindouras para decidirem quem realmente está certo.

A resposta pode vir da sonda Mars Science Laboratory da NASA, chamada de Curiosity, ou Curiosidade em português.  Ela está agendada para aterrissar em Marte em agosto de 2012, carregando consigo um conjunto chamado de Sample Analysis at Mars – SAM, ou em português, Análise de Amostra em Marte, que deverá mensurar uma multitude de traços constituintes e isótopos de amostras de gás e de sólidos.  Dois dos instrumentos do SAM, o espectrómetro laser ajustável e o espectrómetro de massa  quadripolar, poderiam potencialmente detectar um pequeno sopro de metano — ao nível de 1 parte por bilhão, ou até menos — no ar ao redor da site da sonda, na cratera de Gale.

Um teste mais completo está planejado para 2016, com a sonda ExoMars Trace Gas (TGO), que será parte de uma missão dupla da NASA em conjunto com a ESA.  O TGO irá fazer varreduras da atmosfera à procura de gases exóticos, tais como o metano.

Allen diz que muitas pessoas estão presumindo que a única motivação para o TGO é a de confirmar a presença de metano, mas a sonda também irá executar outros experimentos importantes.

Zahnle questiona se todos os esforços para procurar por metano em Marte valerão a pena no final, “mas dada a maneira com que a história avança, isto deve ser feito“.

n3m3

Fonte: www.dailygalaxy.com

Colaboração: Isaías Balthazar

FotosNotíciasOvniHoje
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (85)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • Eduardo LBM

    “Isto se deve ao fato de que muito do metano em nosso planeta vem de coisas vivas (ou que eram vivas)”

    Quando vem de coisas vivas é flatulência.
    Se for de coisas que eram vivas é decomposição.

    Ambos cheiram mal.

    Se há metano em marte, e se ele não provem de fenômenos geofísicos então conclui-se que:

    Deve haver seres por lá que soltam gases (flatulência) e outros que morrem por causa disso. Realmente o Metano é um bom indicativo de que há coisas vivas (e mortas) por lá.

    Saudações gasosas.

    • Carlos Alexandre

      Era para perguntar o que era flatulência, mas já está explicado.

      Saudações comprimidas

    • Eduardo LBM

      Segunda parte da conclusão: Deve haver muito alimento para os seres flatulentos. Tipo assim, repolho, batata doce, brócolis, talvez ovos. E alimento não ingerido também se decompõe.

      • Ejba

        Cerveja também gera flatulências meu amigo Eduardo!

        Que tal tomarmos uma lá mais tarde?? (pelo meu avatar nem gosto)

        Talvez o que ninguém tenha se atido ainda, é que o metano é sim um dos maiores causadores do efeito estufa!

        Pode ser que esse metano possa ter sim sido gerado por seres marcianos em tempos passados os quais foram vitimas do efeito estufa, hoje o que temos é apenas um planeta desértico que ainda apresenta traços de metano em sua atmosfera, o que creio eu, dificulta que a NASA (sem teorias conspiracionistas de mudança de fotos e tal) consiga achar fosseis ou provas de vida em marte é sua constante mudança por fortes ventos e tempestades de areia, que mudam constantemente a face de nosso vizinho vermelho (sim é vermelho já o vi pelo meu telescópio). Lembro aos amigos, que os rovers da NASA só alcançam alguns poucos Centímetros abaixo do solo marciano, com suas pazinhas de sorvete.

        Creio eu que sim já ouve vida em marte, sim houve, não há mais, o metano foi sim gerado por esses seres talvez flatulentos (peidando) ou em decomposição.

        Aos conspiracionistas me crucifiquem, aos céticos, não lhes digo o que pensar e aos pensadores conscientes, me ajudem se esqueci de algo.

        abraços, (e o convite pra bereja tá de pé eduardo)

        • Eduardo LBM

          Convite aceito!

      • edu2012

        vai ve o metano seja o alimento de alguns seres de la,lembrando que aqui na terra temos Bactéria que se alimenta de arsênio,vai sabe!

    • Cesar

      Todas as hipóteses tem que ser levadas em conta, entre elas:

      1. o metano realmente não está lá, ou não está nas quantias medidas;

      2. o metano está lá, mas é devido a algum processo geofísico que ainda desconhecemos (por exemplo, poderia ser um depósito antigo de metano, de uma época que Marte tinha um clima diferente, que está evaporando lentamente?)

    • Cesar Alexandre

      Caro Eduardo.
      Hidrocarbonetos não são produtos de metabolismo apenas, ao contrário, é a menor parte, aliás agora o pessoal descobriu o tremendo engodo do seculo vinte: a mentira do petróleo fóssil.
      Acredito que a questão de vida em marte passa longe do bom senso, assim como acho sobre o que se entende como vida na terra também! Concluindo, acho que se não conseguimos abarcar a epistemologia da questão o que é ou não vivente, não conseguiremos tão pouco entender as possibilidades de vida extraterrestres e continuaremos procurando não por indícios de vida ET, mas sim por indícios de vida humanoide, e de estrutura com base carbônica.

    • Cesar Alexandre

      Pergunto aos caros debatedores:
      Será que a possibilidade de que tudo isso ´´e uma tremenda esparrela e apenas um mecanismo para tomar dinheiro do contribuinte não pode ser vista com um olhar mais sério?
      Pensem que os aparelhos que vão para o espaço não precisam funcionar, pois é comum a quebra e não há como periciar, ou seja, leva-se uma “caixa” vazia, diz que era um carrinho ciberneticopositrônico hiper uau e aí fica tudo bem, pois o povão acredita mesmo, aliás, quer acreditar!!!
      Dai podemos pensar que o tal sistema de propulsão que supostamente os caras usam tem pelo menos 3000 anos, e mais tem um rendimento patético.
      Logo não é parvice pensar que o ser humano já esteve na lua, em marte, venus, ou até beyond!!! Isso já na época dos Hanebeaus, e aí, toda essa palhaçada de foguete a reação não passa de uma espetacularização de uma tecnologia da idade da pedra e consequentemente toda essa coisa é papo furado, e aí, os ovnis muito provavelmente são da terra e para piorar, eles (os dominantes) farão com que devido ao aquecimento os “Ets bonzinhos” vieram salvar a humanidade, com imensas naves feitas por… humanos nas fábricas da lua, chegarão na hora “h” e rebocarão a humanidade nessa nau “noelica” para que a humanidade colonize outro planeta e por aí, vai, a cada tantos seculos, as atis naves são feitas para disseminar o gen terrestre pelo universo a fora.
      Pode ser descabido, mas é mais lógico do que acreditar que foguetões de 3000 anos são os “caras” da conquista espacial.

      • Eduardo LBM

        Faço uma pergunta ao caro amigo Carlos Alexandre. (E aos demais visitantes do blog, incluindo olheiros e espiões)

        -Você acha que foquetes, como nós conhecemos, funcionam no vácuo?

        Bom como teve alguém aqui no blog que disse que o vácuo não existe, que tudo é fluído, então vou reformular a pergunta.

        Você acha que foquetes, como nós conhecemos, funcionam em um ambiente sem atmosfera ou com uma atmosfera extremamente rarefeita, à razão de umas poucas moléculas por metro cúbico?

        Qualquer Universidade ou Escola Técnica ou mesmo laboratórios de teste particulares, têm câmara de vácuo. Alguém já se habilitou a fazer o teste? Construir um pequeno foquete de combustível químico e fazê-lo funcionar dentro de uma câmara de vácuo?

        Se alguém aqui fizer isso, e divulgar os resultados aqui no blog, então teremos a resposta a uma pergunta interessante: “Os Americanos realmente puseram um homem na Lua?” Se realmente eles fizeram isso, fizeram-no utilizando-se de tecnologias que desconhecemos e aquela história de foguetões tipo Saturno V foi só para dar um espetáculo aos mortais comuns e ao mesmo tempo para que ninguém suspeitasse da utilização de outro tipo de tecnologia.

        No caso específico deste comentário, não aceitarei contestações de quem quer que seja, a menos que o contestador tenha feito o teste que eu sugeri e divulgue aqui os resultados. Dependendo dos resultados, posso até retirar tudo o que acabei de dizer.

        Saudações tecnológicas

        • Cesar Alexandre

          Foguetes funcionam no vácuo sim, mas para isso eles tem que levar tanto o combustível quento o comburente, pois como colocastes, não existe oxigênio, assim os foguetes levam no caso dos columbia e os saturno 5 hidrogênio e oxigênio líquidos, e isso parece coisa de debil mental pois para encher um tanque de 100 mil litros de hidrogênio ou oxigênio liquidos, pressurizados, isso é trabalho para uma semana, dai se explica a logistica dispêndiosa desses troços.

          • Eduardo LBM

            Não me referi à ausência de oxigênio, pois sei que os foguetes levam consigo o combustível e o comburente. Mas como eu disse em meu comentário, primeiro faça o teste em câmara de vácuo, construa um pequeno dispositivo, coloque junto o combustível e o comburente e também um dispositivo de start (ignição) por controle remoto pois irá precisar já que o conjunto todo estará dentro de um local fechado e inacessível. Verifique os resultados e só depois de divulgá-los aqui no blog, faça as devidas contestações.

            Como eu disse, estou disposto a retirar tudo o que disse, caso eu esteja errado, mas é necessário comprovar. Devido ao meu atual local de residência e às minhas ocupações, eu não tenho acesso a laboratórios de teste ou Universidades, mas com certeza algum visitante do blog poderá ter essa facilidade, por isso sugiro que se faça o teste.

            Não adianta me contestar, tem que provar, afinal todos fomos educados e ensinados a acreditar e aceitar várias coisas sem a devida comprovação. E quando questionados, levantamos nos ferozmente em defesa de conceitos e idéias que nem mesmo sabemos se são válidos ou não.

            Saudações

            • Cesar Alexandre

              Caro Eduardo.
              Sua premissa não tem lógica, pois mesmo na atmosfera, não existe contato entre o ar e a camara de combustão, ou seja, mesmo aqui, o foguete não usa oxigênio ambiente!!
              Não precisa fazer o teste, pense que na camara de combustão só o que acontece é sair e nunca entrar, logo, qual a diferença que faz ter ou não ter ar no ambiente?

              • Eduardo LBM

                O questão não está no combustível e sim no empuxo. Como você mesmo disse, da câmara de combustão só sai, mas sai para onde? Para o vácuo? Todo o material que sai da câmara de combustão é imediatamente absorvido pelo vácuo do ambiente ao redor e o empuxo, onde fica? Para haver empuxo, é necessário haver uma atmosfera, mesmo que rarefeita. É por isso que estou dizendo para fazer o teste. Desde 2004 estou dizendo isso em outros sites que já visitei, mas ninguém até agora se habilitou a fazer. Acho que têm medo de descobrir que sempre estivemos (fomos) enganados quanto a isso.

                Saudações reativas

                • Cesar Alexandre

                  Caro Eduardo, a questão é simples, a tração se dá através da força exercida dentro da camara e como a camara tem uma saida, o jato exerce uma força contra a parede interna e sai, sómente, sem nenhum aplicação de força sobre uma superfície, e mais, essa superfície só alavanca o jato e não o foguete, o foguete já foi alavancado qunado da pressão na parede oposta a turbina

                  • Carlos Alexandre

                    É isso mesmo. Mesmo na ISS, quando os astronautas saem para o espaço com uma atmosfera rarefeita, utilizam os retro-foguetões pessoais para se deslocarem. O combustível ao queimar e ao sair bate numa parede e impulsiona o astronauta. Estou espantado com o Eduardo LBM não saber disto.

                    • Cesar Alexandre

                      Esta enganado, não é o jato na parede que impulsiona, é o jato dentro da camara de combustão

                    • Paulo Q

                      Isso é a lei da ação e reação.

                      Um bom exemplo é quando estamos em um barco e começamos a atirar pedras da popa deste, então à medida que jogamos as pedras o barco se moverá cada vez mais rápido no sentio oposto.

  • Carlos Alexandre

    Para mim, Marte está recheado de extraterrestres, só que o acobertamento está escondendo esse fato. Também acredito que Marte tem florestas e muita vegetação, só que as fotos foram trabalhadas para esconder isso, aparecendo tudo num tom vermelho, como já postado aqui neste nosso querido e estimado blog Ovnihoje.

    Saudações

    • Eduardo LBM

      Primeira vez que você faz um comentário não descrente. Obrigado! vou até dormir melhor.

      Boa noite!

      • Eduardo LBM

        Boa noite, Eduardo.
        Boa noite, Carlos.

        • Lightium

          Desculpe amigo Alexandre, mas terei que comentar o tom irônico no qual as respostas de Eduardo foram formuladas.

          Primeiro, sobre o comentário descrente e segundo, dando boa noite a si mesmo.

          Já pude perceber que nosso colega Eduardo tem um humor afiadíssimo.

          Alguém mais entendeu?

          • Lightium

            Vixe sô. Agora é que fui perceber, não deveria ter comentado a respeito do assunto, pois está dando o que falar em outro tópico.

    • Cesar

      Não faz sentido. Por que se dar ao trabalho de fazer as fotos de Marte, daí editar as fotos de Marte para fazer parecer que não foram feitas em Marte, mas em um planeta desértico, e então publicar as fotos editadas? Não há necessidade de fazer fotos em Marte, para isto, então não há necessidade de editar fotos de Marte, basta fazer fotos fajutas. Ou seja, é muito trabalho para perpetrar uma mentira que seria mais fácil de criar sem tanto trabalho.

      • Eduardo LBM

        Na verdade, amigo Cesar, não é necessário editar as fotos e nem é um processo trabalhoso. É so mudar a informação que compõe a imagem através de filtro. É como você olhar para a foto de uma linda paisagem, mas usando óculos com lentes vermelhas. A linda paisagem ficará totalmente sem graça e sem vida, parecendo desértica.

        Isso não quer dizer que estou dizendo que as fotos foram alteradas antes de serem publicadas. Isso é o que dizem. Mas já teve quem fez o processo inverso, isto é aplicou filtros em fotos completamente desérticas de marte e obteve lindas paisagens, bastante promissoras, o que leva muitos a pensar na possibilidade de manipulação para acobertamento.

        Saudações filtradas.

        • Cesar

          Eduardo, e o que é que significa isto que se fez, “aplicou filtros em fotos completamente desérticas de marte e obteve lindas paisagens, bastante promissoras”?

          Retirar o “color cast”. Eu sei o que é, é aquela celeuma em torno do padrão de cores que o robozinho de Marte tem, e que as cores aparecem todas alteradas nas fotos publicadas.

          Mas a pergunta é: depois de retirar o “color cast”, a imagem que você obtém corresponde ao ambiente marciano? A resposta é não.

          Por que a retirada do ‘color cast’ é justamente retirar o efeito da luz ambiente, para fazer com que a foto tenha o aspecto de uma foto feita com luz branca.

          Nas câmeras fotográficas este efeito de retirar o “color cast” tem um nome: equilíbrio de brancos. A luz fluorescente é levemente esverdeada na maioria dos casos, bem como a luz incandescente é amarelada, mas não vemos as fotos feitas debaixo destas luzes como azuladas ou amareladas, por que a câmera filtra a luz ambiente.

          Então a foto que a NASA publica, com os tons de avermelhado, é a cor real do ambiente marciano. As fotos onde foi feita a aplicação do filtro para remover o avermelhado são irreais, manipuladas. Elas até podem corresponder ao que o olho humano veria depois de acostumar com a cor da luz (a gente acostuma, é só entrar em uma sala com uma luz diferente que o olho trata de acomodar a informação), mas não é a cor ambiente.

          Passeie à noite, veja as diferentes cores que aparecem nas janelas, e você vai começar a entender como funciona um aspecto da visão humana. Mas não tome estas fotos como sendo reais depois de retirado o ‘color cast’, por que esta aplicação de filtro é o que torna a imagem irreal, e não corresponde à luz ambiente.

          • Carlos Alexandre

            César,

            A questão aqui não é essa. Existe uma foto do robot que está em Marte que foi tirada aqui, na Terra, antes de a mandarem para Marte. Na foto, aparece uma mangueira amarela.

            Existe outra foto do mesmo robot, que ele tirou a si próprio em Marte, em que a mangueira que na Terra aparecia amarela, nesta foto em Marte aparece vermelha, o que, leva a suspeitar da alteração das restantes fotos de Marte, com o fim de esconder a vegetação existente em Marte.

            Vou-lhe fazer 3 perguntas:

            1-Pessoalmente, como você acha que o universo se formou?

            2- Você acredita no Bigbang?

            3-O que você acha que originou o Bigbang? O que está por trás dessa explosão e porquê se reuniram as condições para isso acontecer só naquele momento?

            • Cesar

              “Existe outra foto do mesmo robot, que ele tirou a si próprio em Marte, em que a mangueira que na Terra aparecia amarela, nesta foto em Marte aparece vermelha”

              Mas é exatamente este o efeito que seria de se esperar se a atmosfera marciana filtrasse a luz solar de forma diferente da atmosfera terrestre. Em uma atmosfera poeirenta, e com poeira rica em óxido de ferro, o comprimento de luz que predomina é diferente do que predomina na Terra. É óbvio que se trata de efeito da atmosfera marciana.

              1. pessoalmente eu não tenho competência para determinar como o Universo se formou ou foi formado.

              2. eu não acredito nem desacredito no Big Bang – é a teoria que os especialistas aceitam.

              3. eu não acho nada, os especialistas concordam que não há elementos suficientes para que se forme uma opinião, seria arrogância uma pessoa ignorante, como eu, dizer que foi assim ou foi assado.

              • Carlos Alexandre

                OK.

          • Eduardo LBM

            É como eu disse no meu comentário, amigo Cesar. Não afirmei que há manipulação, também não excluí a possibilidade de ter havido.

            Fui fotógrafo muitos anos e sei do que vc está falando. Na época em que eu estava na ativa, predominava o filme químico e os filtros eram acessórios que se colocavam na frente das lentes das câmeras.

            Era muito difícil obter um perfeito balanço de branco, devido à grande variedade de fontes de luz, por isso sempre usava o flash eletrônico ou a luz solar, evitando outros tipos de fontes de luz. Hoje em dia, com o advento das câmeras digitais totalmente eletrônicas, isso se tornou um trabalho bem fácil, mas a manipulação das imagens através de recursos eletrônicos ficou mais fácil ainda.

            Quanto ao olho humano, é a câmera mais perfeita que existe. E ainda tem balanco de branco automático.

            Saudações fotográficas

            • Cesar

              Eduardo, sugiro ler um livrinho, “Por que o bocejo é contagioso”, da Suzana Herculano-Houzel.

              http://tinyurl.com/3zpmrws

              Neste livro ela aborda muitos fenômenos interessantes, e mostra que a visão humana é uma construção do nosso cérebro, muito mais do que uma representação exata e objetiva da realidade. Basicamente, o olho é ruim – como instrumento óptico -, e a visão é cheia de gambiarras para contornar os problemas causados pelas idiossincrasias do olho humano.

              • Eduardo LBM

                puxa, você se parece muito com um de meus filhos no que se refere à forma de debater os assuntos.

                Não consegui identificar a foto de seu avatar, parece o Burt Reynolds ou o Tom Sellek. Ou é a sua própria foto?

                Acho que minha vista não é das melhores… rsrs

                Mas concordo com você, só não quis entrar no mérito da questão.

                Saudações presbíopes

  • Eduardo LBM

    Vocês repararam no mapa acima que a maior concentração de gás metano fica próxima as “Terras Árabes”?

    Bom, se isso não é resultado da comida árabe, o que seria então? Indícios da presença de petóleo no subsolo? Putz, porque eu fui dizer isso? Até em marte se houver petróleo ele já é dos árabes. Que nenhum árabe leia isso…

    • Alieksiei

      Petróleo? Olha só que interessante! Nunca tinha pensado nisso.

      Lembro de ter lido por aqui uma opinião dizendo que a Nasa é quase uma fábrica textil de tanto pano pra manga que ela dá! Digo, porque denominar aquela região de “Terras Árabes”? E agora cientistas tirando o corpo fora na discurção se existe ou não metano por lá… Ai ai viu! Só pooooode!

      Saudações “Petrolíferas”!

  • Kevin Castro Moura

    NAO TENHO DUVIDAS DE QUE EM MARTE JA TEVE VIDA!

    A MUITAS PROVAS DE QUE MARTE JA FOI HABITADA POR SERES INTELIGENTES!

  • Alexandre

    hm,mmmm….

    quantos anos levariam, caso houvec vida em marte… para TODO O LIXO PRODUZIDO durante a epoca em que houve vida… se decompor TOTALMENTE??
    quer dizer.. se teve vida la foi destruidor, pq o planeta ficou SECO ._.

  • AleBaiano

    Então já sabem! Se forem à Marte, levem uma moeda de troca valiosa em caso de sequestro pelos habitantes locais:

    Luftal neles!

    • nellton

      podes crer!!eu cá levo o P.Obama…

      KKKKKKKKKK

  • AleBaiano

    Então já sabem! Se forem à Marte, levem uma moeda de troca valiosa em caso de sequestro pelos habitantes locais:

    Luftal neles!

    .

  • Lightium

    Infelizmente não tenho muito a acrescentar a respeito do motivo pelo qual existe metano em Marte, já que as devidas teorias plausíveis já foram descritas, pelo texto principal e pelos comentários de nossos colegas.

    “Eles mostram o metano com um tempo de vida de dias ou mesmo semanas na atmosfera marciana, o que não bate com o comportamento conhecido do metano, pelo menos por um fator de 1000“.
    É o principio da incerteza, observado na física quântica, agindo a nível microscópico.

    Desta forma é possível perceber o quanto é difícil prever com exatidão o comportamento de qualquer substância química.

    Um dos maiores absurdos, em minha opinião, é que existem pessoas que ainda acreditam que a ciência atual detém todo conhecimento necessário para explicar qualquer fenômeno terrestre ou extraterrestre, e que se algo não pode ser explicado, simplesmente não existe.

    A física quântica abriu um novo leque de possibilidades, mostrando o quanto ainda não sabemos QUASE NADA sobre como age a física deste nosso misterioso universo.

    Por isso digo, não existe ABSOLUTAMENTE NADA impossível, somente improvável. 🙂

    • Lightium

      A propósito, ninguém lembrou do perigeu do até então tão popular Elenin?

      Foi ontem, dia 16/09.

      • marcoasas

        Pois é, eu particularmente esqueci mesmo devido aos ridiculos mensageiros da “Luz” que tanta abobrinha falaram a respeito, e olha que não foram poucos. Agora ainda resta 12/12/2012, falta pouco. Um abraço.

        • Hannah

          E por falar nesta data (dezembro de 2012), quando ela passar haverá um misto de desapontamento e alívio por não ter mais o que esperar. Algo a menos em nossas mentes. Um abraço

          • nellton

            Essa ideia me assusta bastante!! Enfim o que não vai faltar são ideias céticas pra se debater…

            Saudações Astronomicas

      • nellton

        existem muitas datas da chegada do cometa Elinin,alguns falam em 26/09/11 e outros apostam no mes de outubro/26/11 enfim continuo na expectativa.

        Saudações Astronomicas

      • Josemar G. Mendes

        É em 16/10.

        • nellton

          É na verdade Seria o dia 16 de outubro de 2011 a data fatídica do fim do mundo? …

        • Lightium

          É verdade, confundi completamente.

          O perigeu acontecerá dia 16 de Outubro.

          Dia 10 de Setembro foi o periélio.

          Já estava achando esse cometa rápido demais.
          😀

          Desculpem pelo engano.

          • nellton

            Com tantas datas do perigeu até eu ficaria zonzo..(-:

      • Eduardo LBM

        Para os que gostam de datas fatídicas ou incomuns, vejam o comentário de um sobrinho meu no Facebook:

        “O LOCO!!!! É um mistério, ou não? – Este ano (2011) vamos passar por quatro datas incomuns …. 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e tem mais: – Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a idade que completou ou completará este ano e o resultado será igual a 111 para todos!!”

        Saudações incomuns

        • Eduardo LBM

          Ele só esqueceu de dizer que o resultado será 111 para todos os que nasceram antes de 2000!!!

          • nellton

            É muiito Louco isso!!!

          • Elzinho

            É fim do mundo mesmo…

          • duarte

            E ai eduardo .incrivel como deu certo ! conspiradores se arrepiararam…kkkk
            Mas concordo contigo qto a possibilidade de ser mesmo petroleo em marte , daí o interesse americano por marte .
            Saudaçoes budicas

          • Eduardo LBM

            Para os que nasceram de 2000 em diante o resultado será sempre 11.

    • gaucho

      uma pergunta a todos!!!!

      Voces não dormen não???

      e depois dizem que sao descrentes neste assunto…

      kkkkkkkkkkkkk

      • nellton

        O problema é que tenho medo de dormirr e o cometa Elinin vir chocar sobre a minha cabeça…

        kkkkkkk

        • Hannah

          E vc acha que se ficar acordado o Elenin vai ter medo de vc, e só por isso vai passar longe?!

          Pretende usar de mesmo método com a Dona Morte, para que ela não venha te buscar quando chegar a sua hora?!
          KKKKKKKKKKKKKK!

          Saudações Macabras…

          • nellton

            nem por isso…Que medo!!!

            lol lol lol!

            • gaucho

              nao te esqueça que o Elemin ta se
              desmanchando virando gás…não seria uma flatulência de marte?????

              • nellton

                isso é o que estão nos contando!!!!!

          • Eduardo LBM

            Hannah, é que enquanto ele estiver acordado, não tá morto. O raciocínio dele tem lógica.

            Saudações com rebite

            • Hannah

              De fato tem lógica. Não apenas tem lógica como tb tem presença de ver a morte chegar ao vivo! Rrsrsr

              Saudações Sádicas! Heheheheh 🙂

            • nellton

              pessoal assistam O Documentário the day before disclosure…achei o muito interessante…Recomendo

              Saudações Astronomicas

  • Lightium

    Cada vez me assusto mais com a popularidade deste site
    São 5:00 horas (Am) e olha a mensagem do chat:

    Too many simultaneous requests!
    Please retry in a minute.

    (We’re adding capacity as quickly as possible)

    Não deve ser problema no servidor. 😛

  • nellton

    pessoal o povo AnunnaKi( deuses ) esta voltando vamos fikar em alerta para os acontecimentos…….

    • xdzz

      O Munrá também está voltando, não quero nem ver.

      • Lightium

        Não esquece dos Crustáceos. 🙂

  • Betto

    é simples, não é de hoje que se fala de marte, investiga marte, e tudo leva á marte.
    Pode haver seres, animais, PETRÓLEO, OU UM DIA EXISTIU “VIDA”.
    lEMBRANDO QUE UM PLANETA É UM SER VIVO E ESTÁ EM CONSTANTE MODIFICAÇÃO E PODE COM O TEMPO MORRER OU SUA FORMA DE USO, MATÁ- LO.
    TEMPO ESTE DE ALGUNS BILHÔES.
    HEM…

  • edale43

    Bom dia a todos!

    “mas dada a maneira com que a HISTÓRIA AVANÇA, isto deve ser feito“.

    Minha intuição esta mais afiada do que nunca,a minha maior emoção no momento: a curiosidade esta em linha com a “Curiosity”.

    Senhores Americanos, se vocês pensam que me colocaram no desvio com aquela cortina de fumaça dos últimos descobrimentos, enganam-se!Sei que a colonização de Marte é a festa principal. Sei também que um número restrito de eleitos é que participaram desta festa.E a HISTÓRIA AVANÇA E SE REPETE assim como a descoberta das Américas vide “CODEX 632” de José Rodrigues dos Santos, “….ainda leva uma cara….” (Lulu Santos)etc…

    Srs ETs Marcianos, os “Caras” estão chegando. As intenções talvez ñ os leve em consideração e nós que ñ participamos desta festa também ñ estamos sendo levados em consideração. O futuro é um tanto ameaçador tanto para os senhores como para nós, que no momento servimos apenas para garantir materialmente o AVANÇO DA HISTÓRIA ……dos “CARAS” é claro.

    eheheheheh (risadas nervosas)

    Nós somos Luz, Nós somos Paz, Nós somos Amor!

  • Tom4100POA

    Não sei, não sei, os Mestres estão se debatendo! Nossa, preciso falar com o Boriska.
    Alguém uma vez me disse; Meu filho tente fazer algo e estipule metas que seu braço alcance. Esta frase tem prós e contras, pois precisamos sonhar e algumas vezes esticar o braço e o corpo mais além. Porém, começo a achar que o maior erro neste caso é pular as etapas. Quanto tempo e dinheiro já se gastaram com estes projetos para Marte?
    Transforme isso em tempo e dinheiro para, ex: LUA, logo ali!rsrsrsrsr, Na minha visão de ARIGÓ, poderíamos estar teclando agora da LUA, ou poderíamos ter nestes 40 anos nos dedicado ao veículo, transporte, tecoteco espacial. Os caras em 1940 e picos eram “OS CARAS”, a sede pelo avanço e ultrapassar fronteiras era maior do que o desejo pelo dinheiro! Espero que nossos filhos não estejam daqui a 40 anos, estudando como seria a vida em Marte.
    Obs.: De forma EDUCADA, por favor,” EDUCADA”, rsrsrsrsrsrsrs, por que a gente não retornou mais a Lua e ta botando tempo e dimdim em Marte?
    Respostas educadas iriam enriquecer meu pequeno conhecimento.
    SDS.

    • edale43

      Senhor Tom4100Poa, muito prazer!

      Este debate do gaz metano em Marte veio bem a calhar, mais uma vez parabens ao Sr. n3m3 pela sequência de assuntos. Os caras em 1040 “e la vai coquinho” tinham várias sedes:Um “doido varrido” queria uma raça pura, outro doido varrido queria uma terra em comunidade (os camaradas)sem polemizar eu até achava bacana a utópica distribuição do tão deturpado “BEM ESTAR”, outros menos pirados lá do oriente foram cutucar leão com vara curta em busca de um pouquinho mais de terra. Ai o leão de dente de ouro resolveu testar sua bomba na hora H do reboliço mundial mostrando pro mundo quem mandaria no pedaço definitivamente dali em diante.ONU, UNESCO todo o mundo bem “CONTROLADINHO”. Até os “camaradas” se renderam ao “SONHO AMERICANO DE BEM ESTAR”. Qual ambição no momento é a mais dourada: A corrida espacial é claro! Os CARAS da atualidade adoooooram uma boa competição principalmente porque a estratégia deles ainda é a que se mostra mais eficiente e não é atoa que vários juristas ja estão tentando se adiantar em seus trabalhos tentando criar o “Novíssimo Direito” ou “Direito Espacial” que garanta o direito de nós humanos na colonização de Marte e satélites. Será que teremos algum direito respeitado la em Marte se aqui na terra………. ??????

      A internet esta repleta de estudos sérios e ñ sérios sobre o interesse lunar e marciano e também existem outros trabalhos em
      off encontrados em bibliotecas e afins.

      Ñ sei se ajudei, de qualquer forma tentei. Agora vou la no butiquim que o povo ta me esperando pra tomar uma geladinha. Um pouco de realidade faz bem. eheh

      Abraços
      Somos Paz, Somos Luz, Somos Amor!

      • edale43

        Ainda em tempo 1940.

        • Tom4100POA

          Muito prazer também Edale, e pode ficar a vontade em me chamar de Tom.
          Concordo com tudo que disseste sobre ONU, UNESCO e etc. e Sobre os direitos Espaciais…….kkkkkkkkkkkk, desculpe o riso mas lembrei que você disse, os aqui da Terra são………M….F……….kkkkkkkkkkk é verdade!

          Mas a falta de retorno a Lua me deixa cabreiro.
          Por que esses dias mesmo o Bobama,rsrsrsrs e a NAS…,estavam relatando a dificuldade de pousar, 40 anos depois e ainda temos esta dificuldade e estamos querendo estudar Marte? Já dominamos Atmosfera controlada até em Indústrias alimentícias e possuímos tecnologia de Energia Solar, fora outras fontes existentes, por que não ter uma base lá?
          Segundo cientistas o Ouro tem origem da poeira cósmica, quantas pauladas a Lua já levou de asteróides e meteoros, quão rico, poderia ser o solo lunar, por que eles não foram mais lá e enviaram imagens ao vivo em tempo real isso seria disputadíssimo pelas emissoras e patrocinadores, o público iria enlouquecer. Pena que sou arigó e se mandasse um E-mail questionando eles não dariam a mínima.
          Assisti um documentário sobre os 2 homens que bateram o recorde de profundidade com submarino em 1940 e lá vai coquinho, rsrsrsrs, e atingiram 11 KM de profundidade com pressões exorbitantes e chegando ao ponto de trincar a escotilha. Penso então que o ser humano antigamente buscava mostrar quem manda no pedaço com avanços deste porte e hoje descobriram que com a mídia, Hollywood e tele jornais sai mais barato?

          Desculpe algo, sou mais um que se pergunta demais e obrigado por sua atenção.

          Abração.

  • Carlos Eduardo

    Acho que existem ao menos duas teorias diferentes a respeito do homem não ter voltado à Lua:
    1: Fomos expulsos da Lua pelos alienígenas, que talvez tenham bases lá e que não gostaram da nossa presença naquelas bandas;

    2:Além do grande público perder o interesse na Lua após a chegada do homem naquele satélite,a Lua é um “mundo” morto, sem nada de muito interessante. Desse ponto de vista, Marte é muito mais promissor, tem centenas de mistérios a serem estudados e é, potêncialmente, o mundo mais propenso a vir a ser uma segunda casa para os seres humanos. Claro, a Lua também tem os seus mistérios, mas nem se compara à Marte.

    • Cesar Alexandre

      Acredito que o ser humano já está na lua há mais de 60 anos, e que tem várias fábricas lá. Tecnologia de foguete é a tentativa de fazer o povão ficar com a mente curta e acreditar em impossibilidades como possíveis.

    • Tom4100POA

      A sua (1),me deixa mais pensativo.srsrs
      Abração.

  • nellton

    E o que vc acha da lua ser uma Base OVNI (com Bebês Gigantes…

  • Estrellah

    Alguns cientistas já confirmaram a hipótese de chuvas abundantes em marte no passado,se houve chuvas, logo tinha vida por lá que,não necessariamente vida inteligente,mas explicaria a presença do metano existente hoje.

    Ou quem sabe não exista pântanos por lá,seria a prova de vida abundante.

    E quem sabe uns homenzinhos verdes…rsrsrsr

  • shazam

    Se for confirmada a existência de metano em Marte valerá a pena uma missão tripulada até lá. Com certeza descobriremos coisas incriveis.

    Quanto ao Elenin, nada acontecerá. Será mais um dia como outro qualquer.

    um abraço a todos!
    equipecfo1983@gmail.com

    • n3m3

      Obrigado Victor,

      Não é fake mesmo. Resta saber do que se trata. Seriam luzes de helicópteros, de aviões, ou ‘daquilo’ que estamos investigando?

      Grande abraço,