NASA desmente a si mesma e declara ter fortes evidências de água na superfície de Marte

Compartilhe este artigo com a galáxia!
Tempo de leitura: 2 min.
Ouça este artigo...
Imagem mostra provável água em estado líquido escorrendo de uma encosta de Marte. Foto: NASA

Nesta quinta-feira a NASA confirmou ter encontrado evidências de água na superfície de Marte.  Os dados são provenientes da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que obteve as informações durante os meses quentes daquele planeta.

A água estaria escorrendo das encostas de penhascos que dão face ao hemisfério sul daquele planeta, e seria salgada.  Também, segundo a NASA, pode-se notar a diferença do fluxo da água à medida que as estações mudam, ou seja, o fluxo diminui no inverno e aumenta na primavera e verão.

O fluxo de água encontrado é de coloração escura e, segundo Alfred McEwen, da Universidade do Arizona e o principal autor do estudo publicado ontem, a razão da coloração do fluxo ainda é desconhecida.

Mudança do fluxo de água durante as diferentes estações. Foto Montagem: NASA

Charles Bolden, administrador da NASA declarou que esta descoberta reafirma Marte como um importante destino para a exploração humana no futuro.

————–

Editorial:  Há algo um tanto confuso a respeito desta notícia.  Apesar das inúmeras fotos de missões para Marte da ESA (Agência Espacial Européia), bem como da própria NASA, já terem mostrado evidências de água no estado líquido na superfície de Marte, só agora a NASA declara oficialmente esta possibilidade.

Até hoje, somente a existência de água na forma congelada havia sido admitida pela NASA, a qual, junto com muitos cientistas, sempre afirmou que seria impossível a existência da mesma no estado líquido, devido a atmosfera alegadamente rarefeita de Marte.  Por razões físicas, isto faria com que a água em estado líquido não pudesse ser mantida, passando do estado sólido para o gasoso quase que imediatamente. E isto foi o que sempre ‘pregaram’.

Não sabemos porque a NASA agora está voltando atrás em sua (até ontem) perene afirmação, mas do jeito que as notícias estão sendo divulgadas ultimamente, agora só posso imaginar uma coisa: Será que a próxima declaração deles será de que a atmosfera de Marte não é tão rarefeita como sempre afirmaram?

n3m3

Fonte da notícia: NASA

Colaboração da notícia: Luma, Josemar

FotosNotíciasOpiniãoOvniHoje
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (190)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • Karkamano

    Bom se existe água, existe vida, porque água é uma fonte de vida.
    Sem dúvida é um importante passo dado pelos pesquisadores.
    Quem sabe encontram algum lago ou até um mar cheio de peixes.

    • Saturno

      Você está dizendo isso com base na vida na Terra, claro que pode haver vida por causa da água, mas não podemos generalizar. Marte é sim um grande candidato a vida fora da Terra.

    • Josemir

      Peixe eu nao sei… mas bacterias e algas… ou planctons.. isso é mais possivel.

    • vinicius

      Tambem nao é assim né pode ser que exista bacterias, mais eu acho que peixes e formas de vida parecida nao existam em marte !

    • Eduardo LBM

      Eba! Alguém se condidata a um pescaria? É logo ali… em Marte.

      • rama

        Tô dentro….
        rsrsrs

        • Josemir

          Eu levo a cachaça 😀

          • Sarah Connor

            Eu levo o som =)

            • Karkamano

              Traz a Pati-net também, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

            • Azazel

              I eu a isca.

              • LtPixote

                deixa que eu levo o foguete^^

      • Etevaldo

        Peixinhos verdes!..

      • Eduardo LBM

        Acho que vou ter que fretar um ônibus especial, digo espacial, prá levar todos vocês. Eta pessoal que gosta de uma farra! rsrs

        • Karkamano

          Eduardo, é em Marte que nós vamos.
          Não precisa de ônibus, vamos de Teletransporte, kkk.

          • Hannah

            Afinal quem já tem: telégrafo, telescópio, telefone, televisão, faz teleconferência já pode perfeitamente dispor da telepatia e do teletransporte! KKKK!

            • Hannah

              E quem tiver medo de ir à Marte num teletransporte, poderá ir de teleférico (só vai demorar um pouco mais). Rrsrsr

  • Josemar G. Mendes

    A atmosfera de Marte já é bem conhecida, analisada que foi pelos robots Spirit e Opportunity alem da Sonda Phoenix.

    É possível que a água liquida possa existir neste estado em muito baixa pressão se contiver muito sal dissolvido nela, o qual é fortemente higroscópio e impede a água de evaporar. Experimente deixar alguma coisa molhada de agua do mar para secar e veja quantos dias leva, se secar…

    Acho que é isto que ocorre lá.

    abraços
    Josemar

    • Josemar G. Mendes

      leia-se: higroscópico..

      • Mike

        Opa, Josemar, beleza?

        Como esse site visa também o debate, aí vamos nós!! =D

        Cara, na boa: água salgada evapora mais devagar. Fato. Mas a diferença entre uma e outra é insignificante no caso de um planeta inteiro. A não ser que essa água marciana seja entupida de sal (terra = 35g por litro de água, segundo o wikipedia – em média obviamente, não vale o mar morto =) ), essa água deveria deveria evaporar sim. Não tão rápido como água pura, mas deveria evaporar, uma vez que segundo a mesma NASA, nas condições que eles pregavam, seria IMPOSSÍVEL a existência de água na forma líquida na superfície do planeta!

        Vivi toda minha infância e adolescência na praia e minhas roupas sempre secaram normalmente.

        Eu tenho uma teoria, que sei que muitos compartilham: todas essas últimas “revelações” sobre o espaço e depois que a igreja católica admitiu publicamente a alta possibilidade da existência de outras civilizações fora da terra… Carinha… Na minha cabeça é certo que algo está por vir.

        Abraços!

        • Mike

          Esqueci de um detalhe: se esse fosse o caso, lugares, aqui como a terra, não teriam coisas como o deserto de sal boliviano. =)

          • Josemir

            esqueceu outro detalhe meu amigo.

            a aparencia escura da agua, no qual, nao foi determinado o que é.

            Na terra, agua escura é devido a grande concentraçao de oxidoferroso, vulgo ferrugem.

            resta saber se a coloraçao da agua é um pigmento ou uma substancia diluida na agua

          • Josemar G. Mendes

            Certamente que a água não fica no estado líquido lá por muito tempo, apesar do retardo do sal. Mas o que penso é que ela pode sim, com certo aquecimento, passar do estado sólido (quando está sem sal) para uma solução muito densa em contato com o sal adjacente e então fluir por algum tempo até evaporar.
            É mais ou menos isto que aparece na animação do fluxo sazonal que a NASA mostrou.
            Também pode ser algum mecanismo diferente.

            P.S. Suas roupas secaram normalmente porque alguem lavou em água doce, senão iam demorar horrores… rsrs…

    • n3m3

      Caro Josemar,

      Primeiramente obrigado por sua excelente explanação.

      Contudo, apesar do fator salinidade, a NASA sempre afirmou que seria impossível a água existir.

      Aliás, contradizendo o fato da atmosfera de Marte ser ALEGADAMENTE rarefeita, ela utiliza paraquedas para amenizar a velocidade de queda de suas sondas. Paraqueda + atmosfera rarefeita: não me parecem uma combinação muito apropriada. O que você acha?

      Abraço,

      • Diogo

        A nasa apenas confirmou o que muitos já sabiam e, por isso, eram tachados de loucos. Daqui a algum tempo, eles vão falar das florestas de Marte. Aguardem.

        • Estrellah

          e quem sabe vão dizer algo sobre os homenzinhos verdes,esperar neh!

      • Josemir

        N3m3, o sr esqueceu da coloraçao escura da agua.

        esse fato, pode , e eu creio que sim, alterar a compreensao sobre a evaporaçao ou não da agua.

        • n3m3

          Josemir, você já esteve nas cataratas do Iguaçú depois de uma chuva? A água se transforma de quase cristalina para barrenta e isto se deve à coloração da terra da região.

          A coloração da água encontrada em Marte provavelmente é oriunda de sua mistura com o solo, tal como acontece nos rios e riachos da região do oeste e noroeste do Paraná. Solo vermelho molhado fica marrom e a água que fluí também.

          Ou será que a NASA fisicamente já colheu amostras da água para declarar que a coloração da água de Marte é devida a algo diferente do que acontece na Terra?

          Não sou cientista, mas a mim parece que a resposta é óbvia… na minha humilde opinião.

          O que você acha?

          Abraço,

          • Mike

            Ou então vai lá em Porto Alegre, e dá uma olhadinha no rio Guaíba. Pode olhar do google earth mesmo, que funciona igual.

          • Josemir

            nas cataratas eu nunca fui nao meu amigo, mas eu ja estive no encontro das aguas, Rio Negro e Rio Solimoes.

            o Rio negro, agua escura devido a alta presença de oxido ferroso, vulgo ferrugem.

            Acho que a melhor resposta ainda será feita pela NASA, se eles quizerem claro. 😀

            Eu penso que somente uma analise dessa “agua” pra termos mais detalhes.

            pois a coloraçao pode vir a ser apenas substancias com efeito de pigmentaçao, ou seja mudando apenas a coloraçao da “agua”

            ou, como eu suspeito, ela deve ser muito mais presente, como sendo algum soluto de alta densidade sendo capaz, dessa forma, de alterar as propiedades naturais da agua, como seu Ponto de Fusao/Ebulição…

            só nos resta esperar mais dados!!!

            imagina, uma nova substancia ?!?!?!

            MODE IRONIA

            ps: é aquela gosma preta do Homem Aranha 3, o Vennom 😀 😀 😀 😀 😀

      • Josemar G. Mendes

        Bem, as missões são para descobrir coisas, certo ? Se já soubéssemos tudo, não tinha sentido ir lá sondar…

        Quanto à atmosfera de Marte ela é mesmo rarefeita mas isto não impede a existência de ventos e até de frequentes tempestades de areia que, aliás, é o que dá aquele tom rosado amarelado no céu de Marte.

        A eficiência do uso do paraquedas depende da velocidade do objeto e eles são usado para a frenagem inicial. Em baixa velocidade os paraquedas não têm eficiência e a aterrissagem (melhor seria a marterrisagem) das capsulas é amortecida por grandes estruturas infladas que fazem com que as sondas quiquem inúmeras vezes até parar… Pelo menos foi assim com a Phoenix. Não sei qual a técnica para o MSL.

      • Josemar G. Mendes

        Caro Neme,

        Só para manter o ponto de que não houve uma súbita mudança de postura do pessoal da NASA, veja aqui: http://www.agu.org/pubs/crossref/2009/2009GL040315.shtml
        neste estudo do Nilton et al. de 2009, que esta possibilidade, que levantei, já era considerada pelos cientistas como certa…

        • n3m3

          OK amigo Josemar,

          Anotado.

          Abraço.

    • rama

      Tudo bem, a atmosfera de marte, como afirmastes, é bem conhecida e analizada, mas eis o questionamento: até que ponto, nós, simplórios cidadãos (na visão dos poderosos que controlam a divulgação da verdade) sabemos o verdadeiro resultado das ditas pesquisas e análises da atmosfera marciana?

      Abração

      • Josemar G. Mendes

        Rama,
        Não é só a NASA que estuda Marte. Há milhares de cientistas no mundo todo, há muito tempo, estudando Marte e tudo mais nos céus.

        Os dados da composição da atmosfera de Marte são conhecidos há bastante tempo e não há como divulgar algo contrário ao que a comunidade científica já esta careca de saber…

        E aqui vai um recado para alguns outros colegas leitores do Blog:

        Não precisamos ser tão assombrados assim com TODAS as informações que vêm da NASA.

        Entendo que algumas coisas cruciais, com relação à presença de ET´s não só em Marte como em outros locais, podem sim ser objeto de um sistema de controle de informações do governo americano. Não há como ser diferente: quem tem poder, não divide.

        Mas informações de cunho científico não é razoável achar que fiquem sendo manipuladas para ocultar exatamente o que ? e ainda por cima com a complexidade de não conflitar com o conhecimento do imenso número de outras instituições científicas espalhadas pelo mundo afora, que também conduzem pesquisas e estudos nestas áreas. É, portanto, fora de questão esta hipótese.

  • F@lling$ki3s

    Alguem aqui acredita na Nasa?

    • Filósofo

      em termos de Astronomia e alta-tecnologia sim rsrs…
      mas em demais assuntos referentes a exobiologia e similares, já não acredito muito não!!!

      • F@lling$ki3s

        Quando essa mxxx toda ir parar no ventilador a Nasa vai ter muita coisa pra explicar.

        • ricardo

          outros países já estão chegando lá e USA anda meio ruim das pernas; Guarda segredo e monopolizar o espaço como antes, anda caaro até para eles mesmo
          BOA TARDE.

  • Filósofo

    Só sei de duas coisas
    a 1ª Adoraria saber se lá tem vida mesmo que seja microscópica e
    2ª Se precisarem de exploradores já me candidato, a tal aventura! rsrs….

  • Fernando [S.I.E.]

    Eu já vi fotos de Marte onde o céu é bem parecido com o nosso. Esse avermelhado já é manipulação feita pela própria Nasa, só não sei pra que.

    Acho muito estranho eles voltarem atrás do que disseram. Aí tem coisa, e talvez nem vamos saber qual o motivo por trás disto.

    A China tem mandado varias sondas para Marte, talvez a Nasa esteja com medo que a China ganhe crédito com está descoberta e disseram antes.

    • Jam

      Eu também vi essas fotos do céu Marciano todo azul, você leu meus pensamentos isso mesmo que eu ia comentar aqui…
      O medo deles é forte eles querem esconder e manipular tudo, mas querem ser os primeiro a revelar tudo.
      Como eles são perturbados (esses moços)…

    • Paulo Q

      Exatamente Fernando!
      Os americanos Nasistas só admitem algo quando se vêem ameaçados ou quando lhes convém.
      Os chinas estão com fogo no rabo(muito dinheiro)e com vontade de gastar no projeto espacial.

      • F@lling$ki3s

        Vendo um futuro não tão distante eu não ia me surpreender se os EUA anexassem marte ao territorio americado, quem ia dizer alguma coisa.

    • Josemar G. Mendes

      Fernando SIE e Jam,
      Se vocês viram foto do céu marciano azul, essa tal foto é que deve ter sido maquiada ou então não é de Marte… O azul, que vemos na Terra, provém do oxigênio, que lá existe só em quantidade desprezível…

      Outro ponto é que a NASA não está voltando atrás em informação sobre a água. Simplesmente a possibilidade de água líquida era, como ainda é bem remota. A novidade agora é que haveria água muito carregada de sais, como expliquei no primeiro post desta assunto, o que permitiria a ela manter o estado líquido mesmo em baixa pressão.

      • Mike

        Ô, concordo com o Josemar nessa. 100%, mas agregando a minha dúvida sobre a volatilidade da água q tb comentei no prmeiro post 😉

      • Diogo

        Quantidade desprezível, será? Não acredito mais na nasa, se houver boa quantidade de água no planeta, deve haver boa quantidade de oxigênio.

        • Tom4100POA

          Concordo, Diogo.

        • Josemir

          o oxigenio terrestre é proviniente da fotossintese. Os primeiros microorganismos capazes de realizar fotossíntese, respirando dióxido de carbono e liberando oxigênio.

          atmosfera da Terra era constituída por monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), hidrogênio (H2), nitrogênio (N2), amônia (NH3), ácido sulfídrico (H2S), metano (CH4) e água. Portanto não havia oxigênio (02) na sua composição mesmo havendo agua!

          .
          esses organismos fotossintetisantes eram ancestrais das atuais cianobactérias ou algas verde-azuladas.

          EM RESUMO:

          No princípio, a atmosfera terrestre era composta basicamente pelos mesmos gases do que a dos outros planetas.

          Há 2,3 bilhões de anos apareceram microorganismos que respiravam CO2 e eliminavam O2.

          Isso possibilitou o surgimento de seres que respiravam oxigênio e liberavam CO2

        • Josemar G. Mendes

          Comentário muito bem respondido pelo meu quase chará Josemir aí em cima…

      • Fernando [S.I.E.]

        Josemar G. Mendes,

        Um especialista em imagens e entusiasta de astronomia Keith Laney usou uma série de dados RAW fornecidos pela sonda para reproduzir em seu próprio estúdio.

        Aqui você visualizada a imagem divulgada pela Nasa:
        http://photojournal.jpl.nasa.gov/jpeg/PIA05037.jpg

        Veja a imagem de Laney
        http://www.keithlaney.net/SCI/VFTwebpan.jpg

        Marte pode possuir uma atmosfera muito parecida com a da Terra, como probabilidade bem maiores da existência de vida.

        Quanto ao ter voltado atrás:
        Para você a Nasa fez está descoberta agora. Para mim ela voltou atrás em querer esconder isto e liberou as informações como se tivesse descoberto agora.

        Eu não confio na Nasa, ela é um poço sem fim de mentiras. E você está dizendo se baseando no que a Nasa afirma.

        Abraço e obrigado pela atenção.

        • Josemar G. Mendes

          Fernando S.I.E. , vou repetir o que falei para a Rama, acima:

          Não é só a NASA que estuda Marte. Há milhares de cientistas no mundo todo, há muito tempo, estudando Marte e tudo mais nos céus.

          Os dados da composição da atmosfera de Marte são conhecidos há bastante tempo e não há como divulgar algo contrário ao que a comunidade científica já esta careca de saber…

          Não precisamos ser tão assombrados assim com TODAS as informações que vêm da NASA.

          Entendo que algumas coisas cruciais, com relação à presença de ET´s não só em Marte como em outros locais, podem sim ser objeto de um sistema de controle de informações do governo americano. Não há como ser diferente: quem tem poder, não divide.

          Mas informações de cunho científico não é razoável achar que fiquem sendo manipuladas para ocultar exatamente o que ? e ainda por cima com a complexidade de não conflitar com o conhecimento do imenso número de outras instituições científicas espalhadas pelo mundo afora, que também conduzem pesquisas e estudos nestas áreas. É, portanto, fora de questão esta hipótese.

          Sobre minhas informações, eu já comentei aqui no Blog há algum tempo atrás, que tenho um amigo pessoal, desde os tempos de estudante, com quem mantenho contato esporadicamente, que se tornou um destacado cientista e professor de Ciências Atmosféricas e Espaciais da Universidade de Michigan e que é o consultor chefe da NASA nos assuntos sobre os experimentos e dados da atmosfera de Marte na Missão Phoenix, que confirmou a água em Marte em 2008. Ele também é o responsável por esta mesma área na missão do MSL, que segue agora em novembro para lá, conforme confirmei com ele ontem por telefone (veja um outro post meu abaixo). Veja agora as credenciais e prêmios que ele, que é uma pessoa absolutamente séria e correta, tem recebido em
          http://aoss.engin.umich.edu/people/nrenno
          Acho que é um orgulho para o Brasil ter alguém com este destaque e papel de ponta na pesquisa espacial.

      • Saturno

        Isso não é novidade. Mas ninguém acredita infelizmente

    • ricardo

      CONCORDO EM TUDO!!!

  • Abreu

    n3m3,
    Não resta a menor dúvida quanto a isso.
    O processo começa, sempre, com uma negação peremptória.
    Depois evolui para uma possibilidade remota.
    Na sequência chega-se a evidências inconclusivas.
    Posteriormente, constata-se a existência, porém em forma inusual.
    Finalmente, sim, existe água,porém numa “cor” escura.
    E nessa mesma semana foi revelada a existência de oxigênio no Cosmos, além da existência de “reservatórios de água incomensuráveis no Universo.
    Agora, a próxima etapa sera a divulgação da existência de “formas de vida primitivas” em Marte.
    O mesmo está ocorrendo com o “fenômeno” OVNI.
    As “revelações” estão, paulatinamente, evoluindo.
    No ano passado a expressão OVNI passou a integrar o DICIONÁRIO DO VATICANO, sob a denominação de “RES INEXPLICATA VOLANS”…
    E,segundo dados publicados na WIKIPÉDIA, o Vaticano comanda 66 observatórios em todo o mundo. Quanto interesse sobre o Cosmos…
    E imagina o que “repousa” na Biblioteca do Vaticano, guardado a sete-chaves, de documentação sobre “avistamentos” enviados por todas as paroquias do mundo.
    Uma “rede de informações” que há séculos compila dados e envia para Roma. De uma forma metódica e rotineira.
    Existem relatos do próprio Cristóvão Colombo, em sua jornada exploratória rumo as Américas.
    Basta que tenhamos um pouco de calma e apoio mútuo em nossas trocas de informações e conhecimento que, dentro muito em breve, toda a verdade será revelada.
    BORISKA, o jovem russo, há tempos afirma que existe vida em Marte, mas que está oculta em subterrâneos.
    E não é que começaram a divulgar, recentemente, estranhas imagens de formações similares a construções, no solo de Marte?
    Governos cairão (como já está ocorrendo), impérios econômicos se desintegrarão (como se comprova pelas noticias dos últimos dias),religiões terão que se realinhar (Sínodo no Vaticano, em outubro vindouro, sendo um dos temas: responsabilidade dos bispos quanto “aos sinais dos tempos”).
    Enfim, a raça humana começa, finalmente, a se libertar “das trevas e do obscurantismo”, rumando na direção do infinito eterno, propósito maior de toda a criação.
    QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS.
    Abraços,
    Abreu

    • Jam

      O que você escreveu me lembrou muito o Alex Collier que revela tudo que conhecemos sobre Marte é Mito (claro)…
      Ele fala do real tamanho do planeta que seu diamentro pode ser 3 vezes maior do que pensamos ser…é o que foi passado para nos.

      Diamentro: 6.794 somado 3x: total…rsrss

      Será verdade sobre isso?

      • Josemar G. Mendes

        Ele diz também que a Terra tem um diâmetro 10 vezes menor do que nos ensinam e que as viagens ao Japão, por exemplo, duram tantas horas porque os pilotos ficam desorientados, fazendo inúmeros circulos quando se aproximam de áreas com fortes campos magnéticos…Ah! e que também Mercúrio é maior que Júpiter…

    • Fabio prestes

      Bom dia Abreu.
      Opotunissima sua esplanação sobre o Vaticano e os segredos dos conficionários.

      Desde Joana Dar´c que esses ocultadores da verdade reinam.
      O caso mais famoso é Fátima 1917.
      Parabens, temos que falar sim a verdade.

    • Mike

      Cara. Escreveu tudo. Só que não acredito no Boriska, apesar de ele poder estar correto nessa de civilização subterrânea e o passado de marte. Mas não acredito que ele seja a reencarnação de um marciano.

    • Senhor Spock

      Sim Abreu…parece estar havendo um teatro psicológico em conta-gotas acerca do que se trata! O descrédito é algo assim nocivo!

      Mas eu me adianto que a única oportunidade de se colocar definitivamente a “cereja no bolo” é UMA autoridade política comunicar isso via TV! Pode ter certeza que o cenário, literalmente falando, vai ser o da realidade buscando o figurino na ficção!

      • Saturno

        kennedy tentou fazer isso, mas após o discurso na tv dizendo que iria revelar os segredos por de trás do governo o que aconteceu? Uma semana depois ele foi morto.

        • Senhor Spock

          Não sei te pontuar…mas foram outros fatores que instigaram a provável conspiração em torno de Kennedy…mas com provas manipuladas fica difícil contrariar o “veridicto” da Comissão Warren!

          Há certos lugares dentro dos EUA em que a Constituição Americana não possui validade. Lugares tipo a tão mítica Área 51, apenas como ILUSTRAÇÃO de lugares que citei acima e que não podemos sequer conjecturar!

          • Saturno

            Eu sei… Os USA tem 38 nivel de segurança e o presidente fica na 17ª… da 18 para cima o presidente não tem ideia do que ocorre.

            • Bryan

              Exatamente Saturno.

              • Sarah Connor

                Cac…ilda! Minha imaginação nem alcança o que poderia rolar nesse level 38!

                • Bryan

                  kk, deve ser algo “inimaginavel”, rs.

      • Josemar G. Mendes

        Spock, dê uma olhada na minha posição na resposta ao Abreu, mais abaixo e também na resposta ao Fernando S.I.E mais acima.
        abçs
        Josemar

        • Senhor Spock

          Muito bom, Josemar! Absorvi e aprEEndi sua explanação! Talvez estejamos “pecando” pelo exagero! No caso científico parece ser mais fácil dividir do que reter! A não ser que envolva interesses comerciais-industriais! O teor da sua assertiva tem coerência de fato! Valeu mesmo!

          • Josemar G. Mendes

            Spock,

            Dá uma olhada no perfil do Nilton (abaixo) e veja que não virou pouca m… não rsrsrs. O interesse dele pelas ciências atmosféricas (que é também o meu, dentre outros) vem do nosso tempo, ha uns 25 a 30 anos atras, quando voávamos de planador nas competições do Campeonato Brasileiro de Voo a Vela pelos interior de São Paulo e trocávamos muita informação sobre este esporte-ciência, que é minha paixão. Só que eu parti para o mercado (trabalhar na IBM) e ele virou Einstein, fazendo PHD pelo MIT e depois indo para Michigan. De vez em quando trocamos e-mails e às vezes falamos no telefone, para matar a saudade dos tempos de vôo (ele hoje tem um avião de alto rendimento para poder levar a família..)
            Ele foi um dos 5 project leaders da Phoenix, abaixo do leader geral do projeto, Paul Smith e foi o responsável por todo o desenvolvimento dos instrumentos e métodos de estudo da atmosfera de marte, inclusive culminando com a descoberta da agua no ártico de Marte, o que lhe valeu muitas homenagens.
            Quem quiser perguntar alguma coisa a ele por e-mail tente : nrenno@umich.edu mas é pouco provável que ele responda, porque recebe mais de 100 por dia !!! Muitas vezes nem os meus ele responde…
            abraços
            Josemar

    • David Vincent

      Abreu, você disse tudo!
      Aos poucos estão revelando as coisas. A questão do Boriska, uma coisa só me intriga. Cadeê ele? Parece que deliberadamente esconderam o menino. Por que? Pelo menos não vi mais nada recente sobre ele.
      Você sabe de algo? Tem algum link com novidades?

      • Abreu

        Amigos,
        Agradeço a todos os comentários elogiosos.
        Pura bondade da parte dos amigos.
        Mas,como diria um grande amigo meu, observemos :
        “A SILENCIOSA E IMPLACÁVEL LINGUAGEM DOS FATOS”…

        Peço permissão para reproduzir aqui, uma resposta que enviei a um comentário do Henrique:

        Henrique,

        MAIO 2.011 – O Ministério da Defesa Americano divulgava a notícia que que estariam sendo disponilizados para a população de “grandes cidades” um “chip” para ser instalado nos celulares, de forma a que o Governo pudesse ter acesso imediato à população, na eventual ocorrência de “emergencias” tipo: ameaças terroristas, catástrofes naturais, terremotos…)

        JUNHO DE 2.011 – FEMA, FCC Announce Nationwide Test Of The Emergency Alert System – A FEMA REALIZARÁ UM TESTE DE ALERTA DE EMERGÊNCIA, NO DIA 09 DE NOVEMBRO – EM CARÁTER NACIONAL…

        As 14 horas, do dia 9 de novembro, será realizado um “TESTE” nacional, onde todos os meios de comunicação públicos e privados entrarão em CADEIA NACIONAL, inclusive Porto Rico, Ilhas Samoas, Hawai (radios, televisões,jornais, telefonia, servidores computacionais, portais governamentais, estaduais, e municipais, enfim, TUDO O QUE SE COMUNICA).

        SERÁ DIVULGADA UMA “MENSAGEM” DE TREIS MINUTOS…

        POIS É, VEJA QUE INTERESSANTE..

        9,11 (TORRES GEMEAS)…e agora,
        11,9 (TESTE NACIONAL DE EMERGENCIA.
        11 de 9(setembro) e agora 9 de 11(novembro)…

        Você tem razão quando diz que algo poderá acontecer em:

        11 – 11 – 11…

        Segue o link do aviso (em inglês) no Portal da FEMA:

        http://www.fema.gov/news/newsrelease.fema?id=55722

        QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS…

        Abraços,
        Abreu

    • Josemir

      The Force is within us!

    • Eduardo LBM

      Para descontrair: Pelo que entendi, o vaticano define OVNI como uma “RES”? E ainda por cima “INEXPLICATA”? Acho que vou rir um pouco…

      • Sarah Connor

        “juros voadores inexplicáveis”?
        Acho que isso é definido bem aqui donde eu habito (Brasília) rsrsrsrs.
        Desculpe a brincadeirinha, Abreu, achei seu post tão interessante que abri mão do horário de almoço para pesquisar sobre.
        Abçs

        • Eduardo LBM

          Quando fiz o trocadilho acima, me referi a “RES” como o nome que se dá a qualquer animal quadrúpede que usamos para abater e nos alimentar. Imagine uma rês voadora! Inexplicável! Não tinha a menor idéia que poderia significar juros. Menos ainda voadores e inexplicáveis. Acho que o Vaticano anda fazendo trocadilhos também… rsrs

    • Josemar G. Mendes

      Abreu,
      Entendo esta postura desconfiada de tudo que vem da NASA.

      Acho mesmo que tópicos cruciais, como a existência dos ET´s em astros próximos e aqui mesmo seja objeto de estrito controle de informação pelo governo americano (e não ao nível só da NASA).

      COntudo, para as demais informações de caráter científico, como esta, não tem sentido uma manipulação sequencial como você sugere, ja que nem todas as informações estão nas mãos da NASA e também porque não haveria o porquê omitir ou camuflar coisas.

      Só para exemplificar, contestei o Neme em relação à NASA ter voltado atrás neste ponto da água porque esta possibilidade já era dada como certa pelo menos desde 2009, como você pode ver, por exemplo, no paper do meu amigo Nilton Rennó, cientista chefe para os assuntos atmosféricos em Marte da NASA no link:
      http://www.agu.org/pubs/crossref/2009/2009GL040315.shtml

      Ali você constata também que estas informações não são propriedade de NASA: este estudo contou com a participação vários outros cientistas do Centro de Astrobiologia da Espanha e do Nilton, que é da Universidade de Michigan.

  • John7

    A nasa esta revelando aos poucos , acharam agua no espaço ,oxigenio. Vamos aguardar a proxima noticia.

  • Filósofo

    acredito que o tal Apocalipse que significa Revelação seja na verdade, a revelação deque não estamos só no Universo!
    E aos poucos começo a ter cada vez, mais certeza que minha hipótese a este respeito esta correta, será que até o ano de 2013 tal revelação acontecera? hein…

  • Jam

    A Nasa teme a vergonha por cair no descredito pelo mundo todo…já que ela é a primeira grande exploradora do espaço…
    E a primeira a esconder e negar tudo, depois se quiserem revelar sobre as tais bases suspostamente que existem lá.
    È de bom agrado recebe-las aqui….

  • Paulo Q

    Estou junto a todos na torcida para que a pressão sobre a NASA e os estadunidenses promova a revelação que todos nós já sabemos, que é de vida inteligente fora da terra.

    Se isso ocorrer enquanto vivermos, seremos privilegiados, assim como os antigos navegadores descobridores de novos continentes foram.

  • Josemar G. Mendes

    Em novembro agora, segue mais uma missão levando um novo (e revolucionário) tipo de robot para pesquisar a geologia de Marte, recursos minerais, água subterrânea e as condições para a existência atual ou passada de vida, bem como eventuais sinais de vida microbiológica fossilisada.

    O robot chamado de MSL (Mars Science Laboratory), apelidado de Curiosity, é o projeto não tripulado mais ambicioso da NASA e é quase do tamanho de um carro. Ele vai analisar a região da cratera Gale, onde deve chegar em agosto de 2012 (antes, portanto do fim dos tempos, rsrsrs…). A novidade, pouco divulgada e que passo aqui em primeira mão para vocês, é que ele é movido a energia nuclear, o que vai garantir uma longa vida e capacidade de varrer grandes regiões.

    A ideia é que os achados do MSL possam ajudar a planejar eventuais estações para viajantes futuros ao planeta…

  • Fabio prestes

    O QUE PODE SER PARA MUITOS LOUCURA, É PARA OS QUE CREEM EM OUTRAS

    RAÇAS ALIENIGENA, EVIDENCIAS DE UMA MISCIGENAÇAÕ

    MARTE ERA SÓ UM PLANETA HABITADO.

    Desde os primórdios de nossa civilização, entre todos os planetas, Marte sempre foi o que mais fascinou o homem. Sua ardente tonalidade vermelho-alaranjada torna-o identificável no céu noturno. Embora muito menor que a Terra, Marte apresenta muitas semelhanças com o nosso planeta: tem estações e o seu dia dura pouco mais de 24 horas. Há também uma atmosfera, embora muito leve, e calotas de gelo nos pólos. As temperaturas, sempre baixas em relação à Terra, variam gradualmente por todo o planeta. Ao meio dia no verão, chegam a alcançar 10° C durante algum tempo. No inverno, nos pólos, as temperaturas vão abaixo de 140° C negativos. O solo é macio e tem uma leve cor de laranja. Há rochas de muitas formas e dimensões que juncam a paisagem até ao horizonte. A maior parte dessas rochas encontra-se corroída e parece porosa, provavelmente devido à expulsão de gás em consequência do aquecimento durante sua formação, ou da erosão do vento. Mas Marte é muito mais que tudo isso. O planeta pode ter tido significativa influência sobre nossa civilização terrestre. Não é à toa que até cientistas da NASA já admitem que as pirâmides encontradas em sua superfície, na chamada Planície Cydonia, são efetivamente legítimas e indicam que já foi habitado. Neste artigo, vamos abordar Marte sob o ponto de vista mitológico, científico, ficção, espírita e holístico.

    Marte é um pequeno planeta frio e distante 56 milhões de quilômetros da Terra. Seu diâmetro é de apenas 6.800 km (a Terra tem 12.700 km) e seu período de translação é de 687 dias. Sua gravidade é tão baixa que uma pessoa que pesasse 70 kg na Terra pesaria apenas 27 km em Marte. Em sua atmosfera há muitas substâncias encontradas também em nosso planeta, como oxigênio, nitrogênio, argônio e uma diminuta quantidade de vapor de água. Mas 95% dela são compostos por dióxido de carbono, um gás tóxico para o homem. Sua superfície é caracterizada por grandes acidentes geográficos e dominada por fortes ventos, que chegam a mais de 200 km/h. O maior pico de Marte, o do Monte Olympus, tem 27.300 m de altura, sendo a maior montanha de todo o Sistema Solar. Para se ter idéia, o monte Everest, no Nepal, mede apenas 8.848 m.

    Fácil de ser distinguido no céu noturno, mesmo a olho nu, Marte sempre alimentou a esperança de que fosse habitado por seres inteligentes. Entre 1.877 e 1.890, o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli descobriu nele estranhas linhas escuras que saíam dos pólos e se espalhavam por todo o planeta. Na época, acreditava-se que tais canais haviam sido construídos por uma civilização inteligente, para buscar água de seus pólos e levá-la até as áreas imaginadas como sendo habitadas, onde era escassa. Quase um século depois, em 1.965, a sonda americana Mariner 4 sobrevoou o planeta enviando para a Terra imagens de um mundo inóspito, aparentemente inadequado para a vida. Será?

    O misterioso Planeta Vermelho continua despertando a curiosidade dos astrônomos, que não encontram respostas para muitas perguntas. Suas luas Phobos e Deimos, respectivamente com apenas 23 km e 10 km de diâmetro, por exemplo, possuem características tão estranhas que é difícil admiti-las como satélites naturais. Muitos pesquisadores de vida extraterrestre afirmam que são satélites artificiais, construídos por uma civilização que existiu em Marte há muitos anos e que agora está extinta. Menos fantasiosa, a grande maioria dos astrônomos sustenta que tais luas são ocas, o que explicaria seus estranhos movimentos. Desde 1.962, 19 missões não tripuladas, norte-americanas ou soviéticas, visitaram Marte, trazendo uma infinidade de informações sobre sua natureza e condições. Em 1.976, as sondas Viking 1 e Viking 2, dos EUA, pousaram na superfície do planeta e transmitiram fotos da área em volta. Analisaram o solo e a composição de sua atmosfera, levando os astrônomos a acreditar que lá já existiram rios e que ainda existe água sob a superfície do planeta. Sondas soviéticas também pousaram em Marte, fazendo descobertas semelhantes.

    Há evidências muito fortes de que há alguns milhões de anos o clima do planeta permitia o florescimento da vida. Tal teoria é assegurada inclusive pela própria Agência Espacial Norte-Americana (NASA). A tese ganhou força a partir de 1.996, quando cientistas e pesquisadores anunciaram ter descoberto fósseis orgânicos em um meteorito vindo de Marte que teria caído na Antártida há 13 mil anos, embora encontrado apenas em 1.984. Esta pedra formou-se, segundo acreditam os técnicos da agência, sobre a superfície de Marte e teria sido lançada ao espaço devido ao impacto de um asteróide. O meteorito não passa de um fragmento de pouco mais de dois quilos, batizado de Alan Hills 84001. Vagou por 56,3 milhões de quilômetros e foi atraído pelo campo gravitacional terrestre. “O que sabemos é que em algum determinado momento houve vida em Marte”, revelou em agosto de 1.996 o administrador da NASA, Daniel Goldin.

    O primeiro cientista a imaginar que Marte tinha luas foi Johannes Kepler, em 1.610. Ao tentar resolver o anagrama de Galileu referente aos anéis de Saturno, Kepler pensou que Galileu houvesse, na verdade, descoberto luas ao redor de Marte. Em 1.643, o monge capuchinho Antonio Maria Shyrl declarou ter realmente visto as luas de Marte. Sabemos agora que isso seria impossível com o telescópio da época.

    Provavelmente, Shyrl deixou-se enganar por uma estrela nas proximidades do Sistema Solar. Já em 1.727, Jonathan Swift, em suas Viagens de Guliver, escreveu sobre duas pequenas luas em órbita do planeta, conhecidas dos astrônomos liliputianos. Seus períodos de revolução eram de 10 e 21,5 h. Essas luas foram, em 1.750, usadas por Voltaire em um de seus livros, Micrômegas, que conta a estória de um gigante de Sírio em visita ao nosso mundo.

    Em 1.774, o capitão alemão Kindermann declarou ter visto a lua – apenas uma! – de Marte, calculando seu período orbital como tendo 59 horas, 50 minutos e 6 segundos. Mas foi em 1.877 que Asaph Hall finalmente descobriu e catalogou Phobos e Deimos. O primeiro orbe está mais próximo do planeta que orbita do que qualquer outra lua do Sistema Solar, a menos de 6.000 km acima da superfície de Marte. E é uma das menores luas que conhecemos. Na mitologia grega, Phobos é um dos filhos de Ares (Marte) e Afrodite (Vênus). Seu nome significa medo em grego, de onde vem a raiz de fobia. O satélite foi pela primeira vez fotografado com precisão pela sonda Viking 1, em 1.977, que descobriu tratar-se de um satélite condenado. Pelo fato de sua órbita estar abaixo da altitude sincrônica, as forças de maré o estão atraindo em direção a Marte. Em menos de 100 milhões de anos ele ou se fragmentará, transformando-se em um anel, ou colidirá com o planeta.

    Já Deimos é o menor e o mais exterior dos satélites de Marte, sendo também a menor lua conhecida do Sistema Solar. Na mitologia grega, é outro dos filhos de Ares e Afrodite. Seu nome significa pânico em grego. Acredita-se que, juntamente com Phobos, Deimos tenha sido um asteróide capturado pela gravidade do planeta. Cientistas crêem que ambos os satélites possam ser úteis no futuro como estações espaciais, de onde se poderia estudar Marte, ou como paradas intermediárias nas viagens de ida e volta à superfície marciana.

    Como se vê, o quarto planeta do Sistema Solar e suas luas são tema de fascínio para a Humanidade. Tal deslumbre remonta aos tempos mitológicos, na antiga Grécia, onde Marte era Ares e considerado deus da guerra. Conforme Hesíodo, o planeta era filho de Júpiter e de Juno. Juno, invejosa de ter Júpiter tirado Minerva de seu cérebro, quis imitar a façanha e produzir um filho sem o concurso de seu esposo ou de qualquer outro homem. Resolveu dirigir-se ao Oriente, a fim de aí encontrar os meios propícios para tal. Fatigada do caminho, sentou-se ao pé do templo da deusa Flora, que lhe perguntou a causa da sua viagem. A deusa, ouvindo seu desejo, mostrou-lhe uma flor maravilhosa, a qual, pelo simples contato, fecundava qualquer mulher, sem o auxílio de homens. Foi assim que surgia a luz à Marte, que foi confiado a Dáctilos, árbitro dos combates.

    Ainda de acordo com a mitologia grega, Marte teve inúmeras amantes, mas amava sobretudo Vênus, esposa de Vulcano, que os apanhou em pleno adultério. E teve inúmeros filhos. É o deus da guerra feroz, sangrenta e brutal, ao passo que Minerva é a deusa da guerra estratégica, hábil e inteligente. Os gregos não o veneravam e dizem ser odiado pelas próprias divindades. Os romanos, porém, prestaram-lhe culto excepcional, chegando a ser um deus nacional. Era o pai de Rômulo e Remo, ligados a fundação de Roma. Dizem que sua voz era mais estridente que a de dez mil homens. Os únicos imortais que apreciavam sua companhia eram Éris, a deusa da discórdia, e a amorosa Afrodite, que teve três filhos seus, entre os quais Phobos (medo) e Deimos (terror). Esta ligação também produziu um dos maiores escândalos do Monte Olimpo quando Hefesto, o marido traído por Afrodite, os surpreendeu juntos e os prendeu numa fina rede de bronze, de modo a que todos os deuses pudessem rir de tão obsceno espetáculo. Alguns autores afirmam que as formidáveis Amazonas eram filhas de Ares.

    Também na ficção científica Marte aparece de forma intensa. O episódio mais conhecido é o que deu origem ao filme Guerra dos Mundos. No dia 30 de outubro de 1.938, a rádio CBS e suas afiliadas de costa a costa nos Estados Unidos transmitiram a notícia do que seria uma invasão de marcianos. Segundo o escritor inglês H. G. Wells, centenas de marcianos teriam chegado em suas naves numa pequena cidade de New Jersey chamada Grover’s Mill. Era uma brincadeira, literalmente, mas gerou um pânico gigantesco naquele país. Os méritos da adaptação, produção e direção do programa foram para sempre creditados ao então jovem e quase desconhecido ator e diretor de cinema norte-americano Orson Welles. Sessenta e dois anos depois, a ousadia ainda fascina, e a estória do rádio passou a ter um antes e um depois…

    O programa foi ao ar na véspera do Dia das Bruxas daquele ano. Usou-se somente sons especiais para dramatizar a tal invasão de marcianos sob a forma de uma cobertura jornalística. Todas as características do radiojornalismo usadas na época – as quais os ouvintes estavam habituados – se faziam presentes na reportagem. Tomadas externas, entrevistas com testemunhas, opiniões de especialistas e autoridades, gritos, a emotividade dos envolvidos, inclusive dos pretensos repórteres e comentaristas, davam a impressão de que um fato legítimo estava indo ao ar em edição extraordinária. A CBS calculou na época que o programa foi ouvido por cerca de seis milhões de pessoas, das quais metade passaram a sintonizá-lo quando já havia começado, perdendo a introdução que informava tratar-se de uma brincadeira.

    Marte fascina, mas também aterroriza. Pelo menos 1,2 milhão de pessoas tomaram a dramatização como fato, acreditando que estavam mesmo acompanhando uma reportagem extraordinária. Desses, imensa quantidade de gente entrou em pânico, agindo de forma a confirmar os fatos que estavam sendo narrados: sobrecarga de linhas telefônicas, aglomerações nas ruas e congestionamentos de trânsito provocados por ouvintes apavorados tentando fugir. O medo paralisou três cidades e o pânico ocorreu principalmente em localidades próximas a Nova Jersey. Houve fuga em massa e reações desesperadas de moradores de Newark e Nova York, que sofreram a invasão virtual dos marcianos da história. Guerra falsa no rádio espalha terror pelos Estados Unidos, foi a manchete do jornal Daily News de 01 de novembro daquele ano.

    Em anos e décadas seguintes, experiências em rádio e, mais tarde, também em tevês reproduziram o que Welles preconizou: a população terrestre ainda não está preparada para saber com certeza que seres de outros mundos visitam nosso planeta, como ocorre com os UFOs. Muito menos que pretendem invadir-nos. Mas há muita gente nesse universo de quase 6 bilhões de seres humanos que pensam diferente. Um grupo muito especial é composto por seguidores da doutrina espírita, para quem Marte é objeto de extrema importância. Segundo muitos autores espíritas, o planeta é um mundo habitado por uma civilização muitíssimo mais evoluída que a terrestre. Lá não existiriam doenças ou crimes, e nem animosidades entre seus residentes. Segundo segmentos da doutrina, a aparência física dos marcianos assemelha-se muito à terrestre, diferindo apenas pelo aspecto predominantemente louro e pela ausência de rugas e marcas de expressão.

    Grupos de estudos espíritas em todo o mundo, principalmente no Brasil, sustentam que os habitantes de Marte possuem também leves protuberâncias abaixo dos braços, ao nível dos omoplatas. Tais saliências os ajudariam a andar sobre o solo marciano, cuja gravidade se faz bem menor que a da Terra. A vegetação do planeta seria também bastante assemelhada à nossa, variando apenas na coloração das folhas das árvores, levemente avermelhadas. O transporte de marcianos seria feito quase que essencialmente pelo ar, em aparelhos que lembram carros modernos terrestres de linhas arredondadas. Ainda de acordo com o que a doutrina espírita apregoa, a população de Marte seria composta de homens e mulheres em estado de evolução já desprendido das vicissitudes da matéria.

    Apesar da Ciência acreditar em vida apenas microbiana em Marte, os espíritas imaginam que não tardará para ocorrer um contato efetivo, via ondas de televisão, do povo marciano com a população terrestre. Este contato teria a finalidade de ensinar-nos correção moral, especialmente em virtude dos acontecimentos funestos previstos para o fim do atual século. Esse é o âmago das crenças espíritas: por ser imensamente mais evoluída que a da Terra, a civilização de Marte será de grande auxílio para nós no futuro – principalmente porque ambos os planetas são considerados como gêmeos por muitos autores.

    No entanto, o contato entre as civilizações marciana e terrestre ainda não teria sido efetivado em virtude de as entidades que nos governam impedirem sua realização, por consideram que ainda é cedo para tal contato. Os habitantes de Marte se preocupariam com os destinos da Humanidade terrestre, por ser ela a mais atrasada dos planetas do Sistema Solar.

    Ousados autores que seguem tal teoria acreditam que os marcianos possuem toda nossa população recenseada, assim como toda cartografia terrestre registrada. Defendem que nossos vizinhos planetários teriam acesso à História terrestre, assim como às transmissões de televisão e rádio que veiculamos, que usam como fontes de estudo. Inverossímil? Com certeza, pelo menos para os mais ortodoxos. Para estes, aliás, a descrição de como seria a vida em Marte pode parecer ridícula. Porém, também foi considerado ridículo Galileu Galilei, quando cogitou o sistema heliocêntrico em detrimento do sistema geocêntrico de rotação do Sistema Solar, em vigência até então.Assim como diversos outros mártires científicos que foram ridicularizados ao afirmar teorias novas em oposição a antigas. Tudo por falta de visão dos mesmos que ridicularizaram.

    Uma das fontes mais inspiradoras para os defensores da vida em Marte seria o espírito Ramatis, que transmitiu ensinamentos aos médiuns Francisco Xavier e Hercílio Maes. Este último, em 1.955, publicou a obra que é considera uma Bíblia sobre o assunto, A Vida no Planeta Marte, que recebeu várias edições desde seu lançamento. Ramatis garante que a Ciência terrestre só tomará conhecimento da civilização marciana às vésperas dos acontecimentos expurgativos previstos para muito breve. Enquanto muitos estudiosos de Ufologia defendem que tudo isso não passa de ilusão, o curioso é que tanto Chico quanto Maes receberam informações idênticas sobre Marte por vias mediúnicas, inexplicavelmente. Ambos alegam que uma avançada civilização espiritual de elevadíssimo grau de evolução resida naquele planeta, e seria responsável por muitas das visitas dos chamados discos voadores à Terra.

    Ramatis seria um ente iluminado na hierarquia da doutrina espírita, tendo parte de sua existência vivido em Marte. Sua obra foi por muitas décadas estimulante para o surgimento de teorias sobre a origem e natureza dos seres extraterrestres que nos visitam. Quando a NASA enviou suas sondas ao Planeta Vermelho, e estas transmitiram fotos do que pareceram pirâmides e até uma esfinge, semelhantes ao que existe no Egito, os seguidores de Ramatis se entusiasmaram – estaria provado que o que o espírito de luz apregoara. Mas os estudiosos viram nas tais pirâmides e na esfinge apenas restos de uma civilização. Ou seja: quem que as tivesse construído, o fez há milhões de anos e não faz manutenção nos monumentos desde então. Estaria extinta a população residente de Marte.

    Os marcianos são seres em corpo sutil, em forma de energia e sem matéria, e defendem os persistentes espíritas. Pode ser, mas o que se crê mesmo é que os marcianos tenham fugido de seu planeta ao perceberem que algo os atingiria em cheio, talvez um asteróide, talvez a explosão de um quinto planeta, que existiria entre Marte e Júpiter e que teria se transformado no cinturão de asteróides. Se essa hipótese for aceita, uma explosão como a que se descreve seria suficiente para inviabilizar a vida em Marte, cujos habitantes, já imensamente avançados mesmo há milhões de anos, teriam migrado para outro corpo do Sistema Solar. A Terra?

    Especulações à parte, A Vida no Planeta Marte acaba de ser relançado, reabrindo a polêmica que atiça, de um lado, os cientistas que crêem que o planeta abrigou vida inteligente e, de outro, os espiritualistas e esotéricos que acreditam que a vida naquele mundo não seja material. Para comprovar uma ou outra teoria, ainda temos um longo caminho pela frente. Ainda assim, ufólogos de todo o mundo consideram que Marte pode ser de fato a origem de muitos discos voadores vistos por aqui. Sustentam que provêm de nosso vizinho planetário e que vêm aqui principalmente para estudar nossa Humanidade, com que pretendem ou terão que se relacionar no futuro. Mas nem todos os UFOs que são avistados são provenientes do Planeta Vermelho, admitem os espíritas. Muitos provêm de outros orbes.

    Ramatis informa que uma viagem de Marte à Terra nas enormes espaçonaves marcianas, de quase 500 m de comprimento, não dura mais do que uma semana. “No entanto, o que os terráqueos avistam em seus céus são apenas ‘naves de reconhecimento’ ou de ‘alta gravidade'”, explica. Estes objetos seriam pequenos bólidos que servem apenas para explorar o planeta dentro de sua gravidade. Mas, se realmente existe vida superior em Marte, por que não conseguimos encontrá-la quando lá pousaram as sondas russas e norte-americanas? Os espíritas explicam que as imagens desérticas fornecidas por tais sondas e estampadas na Imprensa mundial são manipulações holográficas, feitas pelos marcianos. Eles teriam feito isso para proteger-se da belicosa civilização terráquea.

    Se a versão original de A Vida no Planeta Marte já atraiu milhares de leitores, espera-se que a edição renovada repita o feito. Entretanto, entre um lançamento e outro se passaram 45 anos, o suficiente para que as coisas na Terra mudassem radicalmente. Hoje, as próprias correntes espíritas que admitem vida não física em diversos orbes do Sistema Solar têm forma totalmente diferente de ver a questão marciana. A doutrina espírita se modificou e tornou-se mais moderna, incorporada por conceitos oriundos de segmentos da Ciência menos ortodoxos e mais vanguardistas. Nesse contexto estão evidentemente incluídas as últimas descobertas feitas pela NASA sobre os monumentos na superfície do planeta, que vazaram de seus secretíssimos arquivos.

    Algumas teorias levantadas sobre a origem e natureza do que seria a civilização marciana são bastante interessantes. Mesmo assim, Marte suscita mais desconfianças do que certeza. Um passeio pela literatura confiável a respeito mostra que os astrólogos sempre se referem ao planeta como tendo influência bélica sobre os terrestres. Será possível? Segundo a literatura espírita, os marcianos, como portadores de um estado moral mais evoluído, têm também alta tecnologia, que poderia ser usada como arma de dominação e guerra se estivesse em nossas mãos. Isso parece ser o bastante para se repelir os marcianos, que aparentemente anseiam por ajudar-nos mais diretamente. Atualmente, tal ajuda tem sido mais magnética ou missionária, através do reencarne de alguns deles entre nós, garantem os estudiosos do assunto.

    Mas se a Astrologia descreve há séculos a influência provinda de Marte como belicosa, Ramatis explica que quando os dois planetas estão mais próximos, os marcianos precisam se proteger da influência magnética desagradável que a Terra proporciona. Sendo assim, utilizam uma espécie de escudo que acaba refletindo de volta a irradiação belicosa terráquea. Esta proteção seria necessária porque muitos dos aparelhos e da tecnologia básica utilizada naquele orbe é de manipulação magnética, que sofreria interferência prejudicial com a aproximação das irradiações terráqueas. Ainda assim, não há provas que sustentem tais informações. Os projetos Pathfinder e Surveyor, da NASA, e as antigas fotos de outras sondas que foram ao planeta o descrevem como um planeta árido, frio e morto. Não se achou nenhuma única evidência de vida ativa neste momento lá, pelo mesmo é o que assegura a agência espacial. Por isso, fica no ar a pergunta: será que os marcianos vão se deixar fotografar algum dia?

    Mas o Espiritismo não é a única filosofia a ver em Marte uma fonte inesgotável de inspiração. Adeptos do Holismo também têm no orbe uma motivação para suas crenças. Segundo os chamados canalizadores ou contatados, em mensagens recebidas, naquele planeta não há fome, guerra, violência ou doenças. Sua civilização dedicar-se-ia especialmente à área científica e médica. Para holistas, o retrato falado de um marciano revela um ser longilíneo, de orelhas pontudas, maçãs do rosto salientes e às vezes um pouco de cabelo, podendo facilmente ser confundidos com um humano terrestre. Mas as semelhanças entre nós os marcianos se encerram aí. “Existem muitas diferenças entre os ideais terrenos e os dos marcianos: a Humanidade da Terra anseia pela libertação do sofrimento e do trabalho obrigatório, de que ainda tanto necessita, a fim de desenvolver as faculdades criadoras. Há de sofrer o processo compulsório de uma purificação pela dor”, afirma Bashar, o canal norte-americano mais conhecido e respeitado.

    De acordo com tais preceitos, a coletividade marciana, ajustada aos preceitos de uma vida equilibrada e consciente de todas as obrigações evolucionárias, dispensa a pedagogia do sofrimento e aceita o trabalho na forma de missão educativa – levada inclusive a outros orbes em condições evolutivas inferiores. “Aquilo que o habitante da Terra considera um sonho venturoso, o marciano já usufrui na sua existência de paz.

    HÁ MUITO O QUE DIZER, SÓ FALTA O QUE SABER.

    • jigsaw

      meee que biblia rsrs, e você e o spock rs depois vou dar uma lida com calma, abraço.

      • Senhor Spock

        Jig
        Estou sintetizando os textos!
        Os preguiçosos mentais de plantão reclamaram!

        • lucky

          Realmente é muito texto!
          Mas “Senhor Spock” os teus coments já estão bem mais sintetizados, consegui ler todos os teus posts =]
          Great job.

          • Senhor Spock

            Obrigado…assim mesmo > Tsc…Tsc…Tsc…
            Humpf!

          • Senhor Spock

            Quem entende mesmo dos Hopis, Sarah…é o nosso colega Big C!!

            Neste texto que vc mandou, destaquei esta parte do autor > “Minha intuição me diz que Elenin de fato é a Estrela Azul, que de acordo com o texto acima parece implicar em algum tipo de impacto próximo.”

            Eu também me baseio pela intuição! E não vai ser uma disputa de quem tem a intuição mais apurada…bobagem! A minha se engana e muito! Mas também não posso largar de lado o que o coração (independente do sentimento ) possa SUGERIR!

            Se eu levar em conta Sitchin e outros pesquisadores…ainda sinto que não é para esses tempos! Embora o Elenin, Honda ou qualquer outro astro possa trazaer em seu bojo inúmeras partículas e objetos maiores causando a tão propalada chuva de meteoros, que em TEORIA poderia causar pertubações nos nossos sistemas de comunicações avariando nossos satélites, dependendo da quantidade de objetos espaciais desse bojo, fora as tempestades solares e assim confirmar o tal apagão ou tres dias de trevas…pode em tese ser isso…ou como dita minha intuição e apenas sugere meu coração…ainda não é por esses tempos! Estou falando em tempos de parâmetros astronômicos!!!

            Um punhado de areia jogado, se você notar, vão na frente pequenas quantidades de grãos e depois no miolo vem a maior parte e no final o resto! Entendeu com a comparação espacial?

            Pena Branca foi sábio, sim…Mas eu me fiei na parte final da profecia Hopi > Que este Quarto Mundo dependerá do comportamento dos seus habitantes! Ainda não consegui decodificar SATISFATORIAMENTE esta linguagem mítica-astronômica com a nossa realidade. A especulação mental e racional e até espiritual aponta para uma espécie de “última chance”. Um susto para se conscientizar! Mas tivemos no passado de 11.000 anos atrás esta chance, já que estamos presos a essas ocorrências espaço-siderais, o mundo teve sua catástrofe, a humanidade se reergueu e estamos essa M… que vivenciamos. Acontecendo a repetiçaõ desta catástrofe que vivenciou o bebedor de vinho Noé, quem me garante que estaremos redimidos ou melhores daqui há dez mil anos??? Será a História se repetindo e não como farsa (desculpem-me os Marxistas) e assim teremosuma nova roupagem religiosa, com os mesmos vícios e enganos, osmesmos messiânicos e ególatras, pregando a mesma coisa e as “profecias” e credos requentados afirmando a mesma coisa que vai acontecer quando nos próximos dez mil anos em seus estagios finais estiver chegando com a outra e outra passagem do mesmo astro ou outro que não seja!!!!

            Vão acontecer terremotos que já acontecem sempre! Principalmente no Pacífico! Vão ter os catástrofistas pregando que o que estar para acontecer é porque tem que acontecer!!!! Mas não intuíram porquê acontece! Basta um fortíssimo terremoto na Califórnia para a paranóia tomar conta geral!

            Mas o que todos aqui estão no íntimo querendo é que isso passe longe! Até mesmo os catástrofistas! Então…sem medo de expor sentimentos…Deixo a vida me levar, orientado pelos meus capitães ( A Lógica e a INTUIÇÃO), exercendo a parte que Pena Branca afirmou sobre o nosso comportamento!

            Ainda ACHO que não é para esses tempos, repito! Confirmação do meu engano ou ratificação da minha Intuição só desde esse dia até finais de 2013.

            É ver para crer!
            Sentir sem temer.
            Saber o que fazer.
            Esse tempo…viverei
            Mas no fundo só sei
            que nada sei!!(Sócrates)

            Aguardemos!
            Brasil Campeão da Copa 2014!

            • Karkamano

              Com esse time de balaqueiros e convencidos, é mais fácil os Ets fazerem contato antes do que o Brasil sair campeão.Humpf!!!

                • priufos

                  claro dia 16 de agosto, podia ser 15,14, 17 mas naoooo tem que ser no dia 16 de agosto !!!! =/

                  • Senhor Spock

                    Que nada!
                    Vai firme!
                    Beijos vulcanos!

                    • priufos

                      Obrigadabjs marítimos!!! hahaha
                      Humpf!!!

                • Karkamano

                  Quanto aos direitos autorais, só pago quando os marcianos baixarem aqui na terra.
                  Quanto esse mapa, é o alinhamento dos planetas, foi o vc que fez?? kkkkk.

        • Hannah

          Vc vai se dar a este trabalho, Senhor Spock?! Sua disposição e gentileza são mesmo de outro mundo! Por essas e por outras que adoro implicar com “meu vulcano predileto”! Rrsrs…

          VULCANO: VOCÊ AINDA VAI GOSTAR DE UM

          Saudações McCóycas! 🙂

          • Senhor Spock

            Espero que esse…”vulcano” humano seja eu como o primeiro da fila para ser “gostado”!

            • Hannah

              Tem horas que vc me “desanima”, Senhor Spock: ainda espera (ou duvida) que este “primeiro vulcano” seja vc? Aponte-me um outro… Ah, claro! T’Pau (a líder sacerdotisa); Stonn (seu rival, que ficou com sua mulher…), Tibrink (sua agora ex-mulher), Sorak (outro líder da história de Vulcano) e… Sarek, seu pai. Mas vc é o mais famoso, oras… aliás, o único mestiço. Se bem que já vi um negão vulcano em uma versão mais recente da saga Star Trek…
              Ah, e que história é essa de mandar “beijos vulcanos” para Priufos?! É pra me fazer ciúmes, é?! Rsrsr…
              “Beijos vulcanos”, onde já se viu… VULCANOS NÃO DÃO BEIJOS!

              VOU CONTAR PRO SEU PAI!

              Saudações McCóycas

              • Senhor Spock

                Está chegando a fase Ponn-Far!!!!!

                • Hannah

                  HAHAHAHHA!

                  Então está desculpado:

                  PODE BEIJAR MUÓÓÓIIIITOOOO!!!!

                  (Eu guardo segredo de seu pai. Ele não saberá de nadinha!) 🙂

                  • Senhor Spock

                    Humpf!
                    Rsrss!

    • Alberto

      Caro Fabio,

      É com prazer imenso que vejo você mencionar o entendimento espírita sobre a questão da vida em outros mundos. Ou orbes como eles gostam de se referir.

      Num espaço como este, dedicado aos fenômenos materiais da influência extraterrena em nossa bolinha azul, leio até com alguma inveja a sua coragem de abordar isso aqui.
      Normalmente, quando se toca em assuntos que envolvam religião ou conceitos esprirituais para tentar explicar e entender os fenômenos OVNIs, o assunto não é muito bem recebido por alguns interessados nesse tema. Entendo porém, que isso seja normal por que os seguidores do espritismo, basicamente os de orientação kardecista, são bastantes informados sobre essa questão das muitas faixas conscenciais, aqui e “lá fora”, como me parece ser o caso agora ventilado sobre a irmã Marte.

      Hoje, já existe farta literatura espírita sobre a questão da vida no universo e penso que os ufólogos só teriam a lucrar com as informações nelas contidas, no sentido de unir o conhecimento material ao espiritual e então encontrar e posicionar muitas peças ao imenso quebra-cabeça das nossas origens e futuro.

      Parabéns pela mensagem.
      Obrigado.

    • ricardo

      OBRIGADO pelo conteúdo nas palavras, vou buscar alguns temas abordados e vou pesquisar mais. PARABÉNS!

  • Sedentários & Ociosos

    Eu tenho uma teoria de que, assim como a lua, marte também está sendo colonizada a muito tempo por nossos amiguinhos do espaço.

  • Victor Oliveira

    Caros amigos desse site que tanto aprecio, eu na minha humilde opinião, acho que vocês esqueceram de uma vertente ao qual eu acho muito importante que é a do lado financeiro da Nasa, digo isso pelo fato que todos nós sabemos que os Estados Unidos vivem um momento muito delicado em termos financeiros e acho que a Nasa está com medo que ela seja prejudicada nesse sentido, isto é : Se os governantes acharem que a Nasa não demonstre que está tendo descobertas muito importantes eles de certeza não irão mas investir tanto dinheiro para os estudos dela(Nasa).
    Concordo com a entrada em cena da gigante China a Nasa fica mais preocupada e começa a divulgar as suas descobertas.
    Essa é a minha humilde opinião.
    Que Deus ilumine a todos.
    Grande abraço.

    • Saturno

      Concordo com você. É um ponto no qual deve ser levado em conta.

      • Victor Oliveira

        Muito obrigado, Saturno. Achei que as pessoas estavam esquecendo deste detalhe.
        Grande abraço.

        • Saturno

          Mas com tantos mistérios ocorrendo lá dentro, fica difícil de saber o que acontecer por de trás dos panos…

    • Alberto

      Caro Victor,
      Você está certo.

      Nada como uma concorrênciazinha para botar fogo no rabo do tio Sam. Infelizmente ou não, dependendo do ponto de vista de cada um, os republicanos ganharam essa queda de braço com o Obama, que vai ter que fazer escolhas amargas por lá.

      Os republicanos são a versão nossa (ou nós deles?) dos partidos de direita aqui na terrinha. O negócio é dinheiro na conta pra emprestar a juros altos. Privatizar o que der e pobre que se exploda.
      Assim, muita coisa começa a sentir o impacto negativo orçamentário e creio que o programa espacial também.

      Acho – e espero, que daqui pra frente o comum acordo entre as potências deva ser o caminho para poder distribuir o “prejuízo” da corrida espacial para não perdermos tempo com picuinhas de ordem política/ideológica.

      A China, acredito, está bem ciente disso também.

      Valeu!

    • Josemar G. Mendes

      Concordo com você Victor. Hoje mesmo partiu a missão Juno para Jupiter.
      O pessoal está mesmo correndo atrás de mostrar serviço.
      Este é mais um argumento a favor de que a NASA não está escondendo nada em termos de informações científicas: seria jogar contra o próprio patrimônio.
      Eles precisam do apoio do público americano, que tem influência sobre os políticos (ao contrário do que ocorre aqui, onde os políticos se lixam para o que o ovo acha ou deixa de achar).

    • Senhor Spock

      Perfeita colocação!! Até que um tanto que foi postado por aí e aqui sobre economia americana e a redução das verbas da NASA com o espectro da redução dos seus quadros de funcionários (mais de 20.000!Absurdo!)…Imagino que além dos postulados científicos, divulgações e de auto-marketing, a NASA vai se empenhar em ir até mais além…Seria muito golpe de sorte nesse “ir até mais além”…se é que vocês estão entendendo!!

      E dá-lhe China!

      Parabéns, Victor Oliveira! Olho clínico é isso aí!!

      • Victor Oliveira

        Obrigado Senhor Spock, Alberto e Josemar pelas análises tão corretas do que está acontecendo no universo da Nasa. Isso só me dá mais motivação para analisar friamente os fatos e juntamente com os amigos que são mais entendidos do que eu, para podermos “discutir” de forma mais cooerentes os assuntos aqui abordados.
        Grande abraço.

  • Sarah Connor

    Victor, eu acho que o seu pensamento complementa todos os acima. A junção dos fatores China avançando + medo do descrédito + desejo de se manter no prim lugar + necessidade de garantir $$ = NASA reveladora. Espero, do fundo das entranhas, que tenhamos gratas surpresas muito em breve. Abçs

    • Victor Oliveira

      Sarah, é isso mesmo que eu quis acrescentar no meu comentário.
      Esses todos os fatores que mencionaste, dizem tudo o que eu quiz dizer, muito obrigado.
      Grande abraço.

  • Saturno

    Que o que aprendemos na escola não é verdade todos sabemos.
    Que as coisa que aprendemos sobre o sistema solar não é verdade também, nós já sabemos.
    SE a NASA fala da água e depois falar que o ar não é rarefeito, acreditem que o próximo passo é revelar a vida fora da Terra, talvez em marte, nem que seja microscópia, para depois revelar algo maior, como uma visita esperada ou inesperada, dependendo do contexto.
    Tradução… entre Outubro de 2011 e abril de 2013 vamos descobrir se os mitos são ou não são reais!!!

  • David Vincent

    Falando ainda no Vaticano, em 2008 o chefe do Observatório Astronômico do Vaticano, o padre jesuíta José Gabriel Funes, em entrevista publicada no jornal L’Osservatore Romano, afirmou que crer em extraterrestres não ofende a fé, diz astrônomo jesuíta em uma simpática entrevista intitulada ‘O extraterrestre é meu irmão’.

  • Alexandre Leão

    É o que eu sempre falo,a verdade será revelada de qualquer maneira.Seja pela boa vontade dos seus detentores ou não,o fato é que como eu já disse:”nunca em tempo algum da história,a verdade foi escondida por muito tempo”.A revelação está próxima,isso é fato incontestável.Abraços a todos!!!

  • Henrique

    A nasa mente tanto, acha que o povo é bobo, cegos, aliaz a maioria das pessoas são fantoches deles.
    O universo com tantos planetas e o nosso seria o unico com vida, aaaaavá ..kkkk
    Acredito que o caso roswell é verdadeiro, eles pegaram os corpos e a nave para estudo.
    Deveria haver alguma forma de mobilizar todas as pessoas que acreditam na existência de vida extraterrestre, e exigir-mos a verdade. Esta na hora de todos saberem a verdade.

    • Josemir

      Não é defendendo, nem atakando a Nasa mas…

      os caras gastam perto da casa de 1bilhao de doletas pra cada satélite/telescopio que botam em orbita… fora as missoes pra Saturno, jupter, urano.. cinturao de asteroides,

      qual direito temos de exigir que eles compartilhem o que descobriram sendo que nao ajudamos em zorra nenhuma ??

      Com esse enfoque, eu acho que eles fornecem dados reais, mas, que mais geram duvidas do que confirmaçao e mesmo que nossa interpretaçao de dados divulgados por eles vá pelo caminho errado… eles não fazem nada, ou quase nada, para indicar o real conhencimento de suas descobertas.

      Lembrem-se… a Nasa nao sao apenas Centistas.

      Aliais, o que eu acho que MENOS tem na NASA é cientista.
      deve ser igual as instituições brasileiras

      altamente politicada.. e adaptando a cultura deles.. extremamente militarizada.

      • Victor Oliveira

        Amigo Josemir, tenho de concordar contigo, mas uma coisa tens de concordar comigo, é que não é do nosso bolso (Brasil e o resto do mundo) que sai a verba destinada a Nasa, mas sai dos bolsos dos contribuintes norte americanos, então essa população deveria ser informada do que acontece e se fosse o caso deles divulgarem para o resto do planeta, deveria ser em conjunto com aquela mesma população e não é isso o que acontece. Eles (Nasa) escondem até deles (População norte americana) e é isso que não admito.
        Grande abraço.

        • Jam

          Corretíssimo (Victor Oliveira)…se querem lucrar com tudo que é gerado fora da terra (perfeito). Mas dêem as informações corretas para quem deve te-las de direito os contribuintes americanos.
          Mesmo que a Nasa seja financiada com o dinheiro dos Yankee…
          O que ela faz pode e vai refletir em todo o mundo…
          Até porque não estamos falando de uma Guerra em que os Americanos possa esta lidando o assunto é bem mais complicado e difícil de li dá…

          • Josemir

            Jam, a analogia, apesar de exagerada, é otima.

            veja bem, se tudo que é produzido( entenda por novidade cientifica) por instalações governamentais EUA, fosse divulgado a naçao, qualquer um poderia ter o passo a passo na construçao de um reator/bomba nuclear.

            o B-52, Harrp.. Conhencimento, meus senhores, é a maior moeda de troca da atualidade.

            e sim, a NASA é um estabelecimento militarizado, só quem acredita em fadas pensa o contrario 😀

            • Jam

              Perfeito meu caro…entendido e rumo a novos debates…abraços

        • Josemir

          Victor, agora vc entrou em um assunto no qual eu gosto muito e é da minha area academica!

          Sociedades 😀

          Entendo perfeitamente seu ponto de vista bem como sua explanação. contudo, resalto 2 pontos:

          e denovo, meu comentario tenta ser o mais parcial posivel.

          1- Apesar de sermos do mesmo continente, termos sido colonizados em mesma epoca, e termos a Democracia como regime politico e o capitalismo como sistema monetário, os EUA e o BRASIL são culturas totalmente distintas.
          O que pra você é revoltante, se implantado no Brasil, para os norteamericanos, pode ser algo trivial, algo certo, inconcebivel se fosse de outro modo. Claro, não vamos cair na infantilidade da generalizaçao de massas. Mas pra exemplificar esse contexto, trato a tona a comum Pena de Morte, a aceitaçao da falta de liberdade pra aumentar a segurança no pós 11/setembro são coisas totalmente fora da nossa realidade. Entende o contraponto?

          2- Leia sua ultima frase meu amigo. Veja, sua opiniao quanto ao que o governo EUA faz ou não faz teria algum “poder/força” caso você fosse norteamericano. Assim sendo, é apenas uma opinião sobre algo. o que todos devemos ter e expressar.

          não sei se fui claro o suficiente, e lembrem-se, nao estou defendendo nem acusando nada nem ninguem.

          • Victor Oliveira

            Josemir, foste bastante claro e a sua explanação foi muito bem entendida, pelo menos para mim.
            É por isso que temos grandes comentadores aqui nesse site. As vezes temos de discordar, mas acima de tudo, respeitar as opiniões de cada um.
            Grande abraço e fique com Deus.

  • Tom4100POA

    A NASA há muito tempo é ferramenta de desinformação dos grandes. Sempre assisti Discovery, THC, Natgeo e o que mais tenho visto nos programas são contradições.

    -Uma hora o perigo do SOL é iminente, outra é daqui a bilhões de anos.
    -Uma hora o Santo sudário é Falso e desmascarado, outra é possível ser real.
    -Uma hora asteróides, é uma ameaça continua, outra é que não existe perigo.
    – Os programas viraram novela, trabalham em cima de comerciais e suspense para segurar o telespectador.
    – Aquele agora, que tem sobre as múmias é que nem um BBB, o cara xinga e acontece uns tumultos.
    – Diversas vezes notei astrofísicos se contra dizendo.

    Enfim, desculpe meu desabafo. Mas a Televisão me deixou burro muito burro demais……Salve esta música do Titãs. Sempre Governos, Bancos, Religião e Mídia trabalharam de mãos dadas. “PÃO E CIRCO”.

    Prefiro as recomendações, pesquisas e dicas dos amigos aqui presentes no OVNIHoje.
    Abraço a todos. LUZ E PAZ.

  • Rocha

    Se encontraram água na superfície, então, fica subentendido que deve haver bastante água no subterrâneo. Na Europa, por exemplo, 80% da água potável utilizada é de origem subterrânea. É, caros amigos, aos poucos, eles vão soltando as informações.

  • Nostradamus

    Parece que a proximidade do dia 10/09/2011 está deixando a Nasa bem nervosa. Olha o Elenin e suas naves aí gente!

  • Antônio Gomes

    Atenção novamente a Globo vai tentar desmentir o ovini, vai pregar algo semelhante no teto de alguma sala e vai dizer a mesma ladainha. Vejam vai passar na globo no domingo. Sim um casal francês filmou outro disco voador com um luz branca alaranjada, depois que ele sumiu atrás de montanhas houve um clarão e uma explosão, ou trovão. Vejam o vídeo é de ontem.Pesquisem Google.

    • Henrique

      Isso se chama mídia controlada. Pra eles nada existem a não ser a vida na Terra.

      Existe um representando dos Illuminati no Brasil.

    • Jgomes

      mete o link para ver o video…..

  • Karkamano

    Se tem uma coisa que não acredito mesmo, são nessas naves vindo atrás do cometa Elenin.Se mal e mal recém conseguiram imagens do cometa, como podem dizer que vem naves atrás dele? Isso é invenção de alguém com a mente muito aberta e fantasiosa.
    Mas o dia está chegando, e aí veremos quem tem razão.

  • Henrique

    Não acredito em nada que a mídia diz. Tudo hoje é manipulado, desde televisão até a Nasa.

    Digitem http://www.itanimulli.com ( ILLUMINATI AO CONTRARIO )na barra de endereço, e veja a coincidência.

    Hoje existem muitos ” fantoches ” que são manipulados por ela. Imagens da Nasa, todas são editadas, escondendo em si a verdadeira imagem.
    A nasa gasta milhões em varias missões, mandando naves, astronautas, somente para ver se tem água, ou colher algum material. I po qual motivo, não fomos mais a Lua ?

    Deveria haver alguma forma de mobilizar varias pessoas, para que possamos exigir a verdade, mas isso é impossivel. As autoridades maiores tem poder sobre o povo manipulado.

    ” A verdade está logo ali, debaixo dos seus olhos. Você que se nega a enchergar. ”

    Existem milhões de planetas, e o nosso é o único que tem vida… aaaaavá

    Os planos da Nova ordem mundial, estão acelerando cada vez mais, tenho a certeza absoluta de que algo grave irá acontecer com a economia Global até o dia 11/11/2011.

    Fica a dica. Somos em número maior, uma pessoa só não consegue nada, mas varias pessoas conseguem tudo.

    • lucky

      Isso é apenas um simples redirecionamento, qualquer um pode criar um web site e fazer isso.
      A Nasa é uma instituição de renome e conhecida mundialmente, essas teorias de conspiração são balela. Eles não podem confirmar nada que não seja realmente concreto. Têm vários brasileiros trabalhando lá, quando eles descobrirem vida em Marte, pode ter certeza que serão os primeiros a divulgar.

      • Antônio Gomes

        Será? Se fizerem isso podem ser eliminados, pela CIA.è igual aos filmes.

  • Eduardo LBM

    Não tive tempo de ler todos os comentários, e por favor me corrijam se eu estiver errado. Água em estado líquido, significa que há pressão e temperatura ideais que permitem isso. Se a atmosfera de marte fosse tão rarefeita como sempre disseram, como um objeto poderia descer suavemente de paraquedas? Isso já aconteceu, basta ver o histórico das missões que já foram até lá. A ESA (Agência Espacial Européia) já divulgou há algum tempo atrás, fotos onde aparece água em estádo liquido na superfície de Marte, mas essas fotos não ficaram disponíveis por muito tempo, claro. Mas com essa notícia acho que as coisas podem mudar bastante. Acho que finalmente começam a admitir o óbvio. Abraços a todos.

    • Karkamano

      Eu entendo assim, posso até estar errado:
      Devido ao peso desse objeto ser muito grande, ele precisa de paraquedas para não se esborrachar no solo, e com a atmosfera rarefeita mais o paraquedas, o objeto desce suavemente.

      Abraço.

    • Josemar G. Mendes

      Eduardo, os paraquedas são usados para reduzir a alta velocidade. A parte final do pouso conta com retro-foguetes e/ou invólucros amortecedores.
      abraços
      Josemar

    • n3m3

      Tom4100POA, infelizmente o link parece estar quebrado. Mas quanto As cuvhas de meteóros, pode ficar tranquilo pois são sazonais e comuns. Mesmo se não fosse, não há muito que possamos fazer, a não ser esperar para ver.

      Abraço.

      • Tom4100POA

        Sr, Neme, qual e mail posso mandar o arquivo em PDF, eu o tenho salvo, e pelo que traduzi o pessoal esta preocupado por ser para agora em 08 de Outubro.

        2011 chuveiro Draconid risco para satélites em órbita da Terra
        William J. Cooke 1 e Danielle E. Moser 2
        1 Escritório Ambiente de meteoróides, Marshall Space Flight Center, em Huntsville, AL 35812
        2 Stanley, Inc., Huntsville, AL 35812
        william.j.cooke @ nasa.gov
        Atuais modelos de previsão de meteoros do chuveiro do projeto uma explosão Draconid forte, possivelmente uma
        tempestade, em 08 de outubro de 2011, com uma duração de aproximadamente sete horas e pico
        entre 19 e 21 horas UT. Taxas previstas abrangem uma ordem de magnitude, com o máximo
        ZHRs que variam de algumas dezenas a várias centenas.
        Abração

          • Tom4100POA

            Enviado, abração!

  • paty

    me lembrou a música ad Elis…arô!arô marciano!!aqui quem fala é da terra…..pra variar estamos em guerra…vc no imagina a loucura…. rsrsrsr por ai

    • Eduardo LBM

      Eris com sotaque japoneso né. Arô, arô, maruciano. Aqui quem fara é do tera, né? Pura variá estamos em guera. Garantido sempure messuma coisa, ne?

  • Josemir

    Imagina se for petroleo

    • jigsaw

      os EUA se muda pra lá. rs

    • Hannah

      UAU! Petróleo! Eu não havia pensado nesta possibilidade! Teremos então a PETROMARTE! OVNIs terrestres terão onde se abastecer no espaço (inclusive aquela “pipa com led” de Embu das Artes)!

      • Sarah Connor

        Aí seria “Embu das Martes” huaheuhauheuh

      • Hannah

        Ou “PETROMARS”…

        • Sarah Connor

          Vou tentar concurso pra esse organismo, já que por aqui a coisa tá feia.

          Ou então, aprendo “artes marciais” por lá e vou dar aula pros cabiçudo, huaheuhuaehueh

          • Hannah

            Adorei essa de “artes marciais”! KKKK!

            • Hannah

              “Embu das Artes Marciais”! KKKKK!

      • Josemir

        ja existe uma PetroMarte,,, e é brazuca UHSUHASHUASHUA

  • Hannah

    NASA desmente a si mesma e concorda com ET Bilú: “A Terra não é redonda e sim convexa!” A Lua não é redonda, e sim “inchada”! Rsrsr

    • Hannah

      NASA desmente a si mesma e declara ter encontrado mrd@ em estado pastoso em Merd… isto é, Marte.

      • Eduardo LBM

        Pastoso é um estado? Deve ser um estado de coisas! rsrs

        • Josemir

          é um Estado! quem nasce em Pastoso é creme de leite 😀

        • Hannah

          Eu me referi ao estado físico: O “pastoso” está entre o sólido e o líquido, entendeu? Sendo que este pastoso tb se manifesta em gases quando quer ser liberado. Faço votos ter me feito entender, hehehehe…

          • Josemir

            q nojento isso =(

            • Hannah

              Neste caso, nunca é outra coisa, Josemir. Sinto muito mas o de todo mundo é assim. Aliás repare que tudo o que sai de nossos corpos… fede!

          • Eduardo LBM

            Pois é, algumas vezes o “pastoso” libera gases com “peso”. E aí, cara, o negócio fica bem difícil. kkkkk

            • Karkamano

              Phufffffff, esta parte deste tópico não está me cheirando bem, kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
              Fuuiiiiiiii.

  • Tom4100POA

    Quer sendo professor, quer sendo amigo íntimo, quer seja obtendo informações privilegiadas na minha simplória opinião a NASA é parte de um sistema corrupto, sem valores com o próprio ser humano, onde eu me incluo. O Mundo esta da forma que está devido ao consumismo, a ganância, o mal, a mentira e a falsidade. Onde esta a Lei Universal que nos diz que somos todos iguais? Camuflam-se, escondem, desinformam informações e etc.Guerreiros do Bem e sábios na essência somos nós, que com poucos recursos buscamos a verdade, nos reunimos e trocamos informações.
    A ganância é o mal da humanidade e o verdadeiro Mestre não esconde o segredo e nem mesmo tem receio em perdê-lo, pois sabe que sabedoria não se compra e sim se conquista.
    PAZ e muiiiiiiiiiiiita LUZ a todos no Blog.

    • Tom4100POA

      Uma outra ferramenta da Elite gananciosa é o FaceB.(Preservando o nome), confiram a nova ferramenta de presente para os usuários. Esperando bebê ou algo assim,= Banco de dados, repleto de informações para serem vendidas ou trabalhadas pelos Senhores do Mundo.= Privacidade ZERO e servirá com certeza para índice de controle de natalidade.Afinal se falarmos de Brasil para que o IBGE?
      Logo me denomino um simples Peão pulando fora deste jogo.
      Eles sabem jogar e usam o próprio GADO MARCADO para lhe fornecerem as informações.
      Desculpem a euforia, sou extremamente de PAZ.
      Luto apenas por verdade como o próprio Sr. Neme diz.
      Geralmente são taxados de Loucos e Burros os que buscam informação, ao exemplo Ufólogos, Teóricos da Conspiração. Mas são exatamente estes loucos e burros que ainda revelaram a VERDADE, pois a MENTIRA cabe aos Inteligentes, (ESPERTOS)!

      • Senhor Spock

        Seria então dizer que tanto o FaceB quanto o CuteCute e os outros aí na barra ao lado são sintomas de rastreamento, vigilância, sei lá????

        Caramba, Tom…quem me cantou essa pedra foi um colega virtual > Big C!

        • Tom4100POA

          Oi Senhor Spock, desculpe a demora. Sim, a meu ver e entre outros colegas da área, é
          o que ocorre.São bilhões de usuários espalhados por todos cantos do Mundo.
          Coloca-se a isca e a pescaria é ótima. Os ataques de falsa bandeira a que ocorrem é jogada dos grandes, inclusive para impor a censura na Internet.

          SDS

      • Hannah

        Jamais me dispus a fornecer muita informação verdadeira ao meu respeito, por meio da web. Até pessoalmente evito fazê-lo, se não for por motivos oficiais e práticos. Devido a este meu perfil é que não faço parte de redes sociais. Já tentei, mas não me senti inclinada a levar este tipo de “fofoca mundial” adiante. Nada tenho contra os que participam dela, e eu inclusive jamais lhes faria mal, utilizando da exposição que fazem de si mesmos, para fins perversos.
        Cada vez mais tomo este cuidado de preservar minha vida pessoal. Jamais, por exemplo, utilizei qualquer serviço bancário por meio da Internet, seja no meu ou em outros computadores de rede.
        Não sei se notaram, mas eu não peço e nem dou informações pessoais relevantes a ninguém aqui, e aconselho os que ainda não o fazem, a tomarem mais cuidado com suas respectivas vidas e serem o mais discreto possível.
        Ainda com todos esses cuidados tenho a certeza de que estamos todos sendo monitorados por meio da internet, tendo nossos computadores invadidos e “nossos interesses” (que definem nosso perfil de consumo e tendências opinativas) rastreados.
        Mas este é o preço que se paga para quem quer ter o mínimo de diversão e acesso a diversos assuntos, o mais rápido, barato, atual e cômodo possível.

        • Karkamano

          Você sabia que daqui um ano ou um pouco mais, todo mundo terá que instalar o IPv6.
          Acontece que os números de IP estão terminando, de tantos computadores que existem cada vez mais.
          Quem não tiver o IP v6 não poderá se conectar na internet.

          • Tom4100POA

            Muitos ao (²). Correto Sr. Karkamano.
            SDS

          • Hannah

            E quais as características deste IPv6? O que isso quer dizer? Estou por fora e agradeço desde já se vc me responder.

        • Tom4100POA

          Não era de se esperar menos, de seu intelecto e discernimento Sra. Hannah.
          Bem o faz, parabéns. Tudo isso que comentamos aqui é única e exclusivamente para o bem. Como a Sra. Mesmo diz não podemos discriminar, mas alertar os amigos internéticamente conectados, rsrsrsrsr.Parabéns também ao Sr. Neme que tem um Blog limpo, estético e sem maiores exigências para sua participação.
          Grande Abraço.

          • Hannah

            Tom4100POA disse: “Tudo isso que comentamos aqui é única e exclusivamente para o bem.” Vc fala por si, mas não pode responder pelos demais. Lembre-se que há muita gente “mázinha” disfarçada de “boazinha”. E tudo o que estas querem é conquistar a credibilidade alheia para darem “o bote”.

            • Tom4100POA

              Infelizmente estes são os da pior espécie. Mas só lembrando Sra. Hannah, quis dizer deste nosso comentário em específico, sobre NET, segurança e etc. Expressei-me mal.srsrsrs Como trabalho com isso faço questão de alertar os amigos.

  • italo carvalho

    Isso só pode ser interferência do Governo Oculto do Mundo na Nasa já em antecipação para 2012 que muita gente fala por aí.
    LARÔIE ÈSÚ!

  • Josemar G. Mendes

    Depois dessas 145 opiniões, me ficou a impressão que em torno de 70% tem uma visão muito supersticiosa e até preconceituosa das coisas, ficando o restante com uma percepção mais objetiva dos fatos.
    Sem críticas à bem vinda livre manifestação das idéias, gostaria de ver um grupo maior do pessoal buscando evidências de verdades ou mentiras, confrontando informações, em vez de taxar de cara os temas e instituições de suspeitos.
    É o mesmo que ver um vídeo e, sem nenhuma explicação que apoie sua opinião,

  • Rafael A R Antunes

    Eu acho que a NASA está em busca de patrocinadores, pois com o corte de investimentos do governo EUA os cientistas e responsáveis pela pesquisa estão agora revelando coisas que antes só interessavam à eles mesmos. Em respeito a água com coloração escura pode ser lama, pois as encostas são vermelhas como terra e isto daria pra formar lama. Outra coisa se o gelo derrete, alguma parte também deve evaporar em algum momento e isto também poderia gerar atmosfera com mais oxigênio, não é difícil de se imaginar esta possibilidade…

  • JJ

    Assim a NASA só acaba com a sua credibilidade, uma hora diz uma coisa e outra hora diz outra coisa.

  • Oannes

    Não existe vida inteligente além desse planeta,se existir é mais fácil acreditar em anjos e Papai Noel do que em ET.Esses cientistas querem tanto provar que a terra é redonda,que só enchem nossa cabeça de ideia e nada de fato…onde tá a prova que a terra é redonda e gira em torno do sol?Livro de ciência e foto não é suficiente pra mim.É engraçado como esses “intelectuais´´da ciência só produzem vaidade,afinal,respondam,com toda a sinceridade,qual a vantagem de se descobrir vida alienígena quando o nosso “planeta´´ tá sofrendo?Eu não acredito em religiões e acho que a ciência sempre foi muito próximo dela,se é que a ciência não seja uma religião disfarçada,afinal é preciso muita fé pra acreditar em um monte de vídeos e fotografias embassadas…a Nasa tá virando o youtube!

  • andre zuin

    talvez tenha visto aqui no site mesmo hehehe, mas se alguém não viu vale a pena. se for repetido, favor, desconsiderem

  • adão de lima

    Bom tem pessoas que acredita em tudo que esses cientistas da nasa diz , isso se são mesmo cientistas , a nasa sabe de muitas coisas , e eles estão começando a revelar aos poucos , agora , uma pergunta por que o astronauta brasileiro foi para o espaço e logo depois desistiu de tudo ? alguem sabe ? sera que não foi para ele como brasileiro comprovar a existencia de alguma coisa para o nosso governo ? coisas que a nasa ja sabe ha anos .? ? ?

  • joao

    Put’s eu não consigo entender, por que? as pessoas pensam em encontrar vida fora da terra que tenha caracteristicas terráqueas, ****** se é outro planeta vcs não vão encontrar pássaros nem peixes nem vacas…………*******, é claro que será tudo diferente e adaptado a atmosfera do lugar, ESQUEÇAM! oxigenio provavelmente só aqui mesmo, se tiver algo lá fora a vida nativa do local vai respirar (isso se precisar respirar) o que tiver disponível ali, e pronto.